Placa Raspberry Pi ganha prêmio no Reino Unido Deixe um comentário

A equipe do Raspberry recebeu o Prêmio MacRobert da Royal Academy of Engineering em uma cerimônia em Londres na noite do dia 29 de junho de 2017, pela performance e versatilidade da placa Raspberry Pi.  Eles venceram outros dois finalistas, a empresa de segurança cibernética Darktrace e a radioterapia Vision RT.

Os vencedores anteriores do prêmio de inovação, que acontece desde 1969, incluem os criadores do scanner CT (tomografia computadorizada), os designers da Ponte Severn e a equipe da Microsoft em Cambridge que desenvolveu o sensor de movimento Kinect.

O Raspberry Pi, é agora, o computador britânico mais vendido da história. O que mais chama a atenção de qualquer desenvolvedor é o quão bem sucedido se tornou na indústria, moldando-se a qualquer projeto, desde a robótica até sistemas de sinalização inteligentes.

A placa Raspberry Pi excedeu as expectativas

A ideia inicial, idealizada por uma equipe pequena de cientistas e acadêmicos da Universidade de Cambridge, da placa Raspberry era ser um computador barato para incentivar os jovens a aprender programação. Eles esperavam vender algumas unidades, mas as vendas agora passaram 14 milhões, e a placa Raspberry Pi é amplamente utilizado em fábricas, bem como em salas de aula e casas.

YouTube video

Um dos juízes do prêmio MacRobert, a Dra. Frances Saunders, disse que uma pequena equipe de engenharia havia redefinido a computação doméstica. “A equipe da Raspberry Pi conseguiu algo que as principais empresas multinacionais de computadores e os principais fabricantes de chips de processamento não só não conseguiram fazer, mas também falharam para detectar uma necessidade”, disse ela.

Conheça os concorrentes do Raspberry Pi

O Prêmio MacRobert tem o registro de detectar a “próxima grande coisa” da engenharia, por isso que os desenvolvedores consideram uma das competições mais importantes para a tecnologia. O impacto global dos finalistas deste ano demonstra que a cena de inovação do Reino Unido é mais forte do que nunca. Eles são:

  • Darktrace: seu sistema imunológico cibernético utiliza o aprendizado da máquina para auto-aprender o que é “normal” para a rede de computadores de uma organização. Ele utiliza esse entendimento para detectar e lutar contra ameaças emergentes que as operadoras humanas podem perder, enquanto mantém o resto de um Sistema em execução.

YouTube video

  • Vision RT : sistema de imagem de superfície de corpo 3D mais preciso em tempo real do mundo, que permite aos médicos que utilizam a radioterapia atingir os tumores cancerosos com precisão, acelerando os tempo de tratamento, reduzindo o desconforto dos pacientes durante a radioterapia e minimizando os danos colaterais que podem ser causados.

YouTube video

Gostou desta notícia? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe