Vitrola com Arduino: saiba como fazer e dê um toque vintage aos seus projetos 1

Se você é um maker, digamos, mais experiente, você certamente já teve uma vitrola na sua casa ou mesmo na casa dos seus pais ou avós. Já se você é um maker da nova geração, pelo menos já deve ter ouvido falar nessa relíquia, mesmo que nunca tenha tido ou visto uma.

Pois bem, para todos os makers saudosistas, independente da sua geração, saiba que é possível construir uma vitrola com arduino! Trata-se de uma espécie de leitor de MP3 que “lê” CDs como uma vitrola vintage. Vamos explicar melhor o projeto.

Como funciona a vitrola com Arduino

O dispositivo criado pelo maker denominado “castvee8” toca música digital com a ajuda de uma placa Arduino Uno. Ele não somente emite músicas, mas o alto-falante também é aumentado com peças impressas em 3D, que empurra o CD girando no toca-discos usando um acionador helicoidal. Isso cria a ilusão de que a música está tocando através de um “disco de vinil”, no caso representado pelo CD. Ele é utilizado apenas para dar aquele toque de nostalgia, embora não sirva para nada, pois a música será armazenada em um cartão SD.

A lista dos principais componentes utilizados na construção da vitrola com arduino é composta por:

O display LCD fornece instruções como “pressione para tocar” ou “selecione a música”, um LED  indicador de nível analógico e controle de volume, uma mesa giratória para girar o CD e a parte eletrônica para fazer tudo funcionar direitinho. E claro, o alto-falante em formato de cone suportado por um eixo móvel, que simula o braço de uma pick-up. Esse mecanismo guia o alto-falante através do CD enquanto a música toca, reproduzindo-a enquanto o CD gira. No final da música, o eixo volta para o devido lugar, até que tudo seja redefinido para a próxima música ser tocada.

E aí, curtiu? Deixe seu comentário logo abaixo. 

Fonte: Blog Arduino

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

Um Comentário

  1. Niceeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee. Vitrola é fixe!!