Microsoft lança o Azure Sphere OS, sua própria distribuição Linux para IoT 1

Sim, o título do artigo está correto. Em seus mais de 40 anos de história, a Microsoft lança pela primeira vez uma distribuição usando Linux, o Azure Sphere OS. O comunicado foi feito recentemente pelo presidente da Microsoft, Brad Smith e marca a reaproximação da empresa com iniciativas de código aberto, algo que já vem sendo trabalhado bastante nos últimos anos.

O sistema operacional faz parte do Azure Sphere, um pacote de soluções focado em Internet das Coisas (não é uma alternativa ao Windows ou algo parecido), especialmente em aplicações de baixo consumo de energia e capacidade de processamento. Portanto, é uma nova solução que vem para complementar o portfólio do Azure IoT.

azure sphere

O que esperar do Azure Sphere

O grande diferencial está na questão da segurança dos dados. Como a própria empresa diz em seu site, “é uma nova solução para a criação de dispositivos MCU (microcontroladores) altamente seguros e conectados à internet”. A solução conta com uma combinação ideal de hardware, software e nuvem, oferecendo segurança de ponta a ponta.

A improvável entrada da Microsoft no segmento de chips vem chamando atenção nas últimas semanas após o anúncio e há bastante expectativa em torno da solução. O Azure Sphere inclui um microcontrolador MCU (fixed-function microcontroller) e, inclusive, a propriedade deste chip está sendo reivindicada pela Microsoft.

O pacote de serviços ainda conta com o Azure Sphere Security Service, o serviço de segurança na nuvem da Microsoft que conta com autenticação baseada em certificados, detecção de ameaças e atualizações de software. Neste vídeo é possível ver mais detalhes sobre esta incrível solução:

YouTube video

De acordo com Brad Smith o chip Azure Sphere deve chegar ao mercado ainda em 2018 e será construído e distribuído pela MediaTek, que chama o chip de MT3620. Mais informações técnicas sobre o hardware você pode encontrar neste link.

Fonte: Tecnoblog

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

Um Comentário

  1. A Microsoft já lançou diversos Sistemas Operacionais para telefone, rádio de carro, tablets e IOT para depois de alguns anos simplesmente abandonar os desenvolvedores desses diversos SO á própria sorte. Como é uma distro Linux, e espero que obedeça o GPL, pode ser uma alternativa. Particularmente o Android está muito mais maduro, é estável com uma gigantesca base instalada, adaptavel a vários hardwares e arquiteturas dos processadores e com o suporte da google a maior empresa de software do mundo.