Conheça CIMON, o simpático robô que está a caminho do espaço Deixe um comentário

Um simpático robô chamado CIMON (Crew Interactive Mobile Companion, ou companheiro de tripulação interativo móvel) está a caminho da Estação Espacial Internacional a bordo do Falcon 9, da Space X. Desenvolvido pela IBM em parceria com a Airbus e o centro aeroespacial da Alemanha, o CIMON é a primeira inteligência artificial a ir para uma missão no espaço.

CIMON 1

O robô possui um peso de aproximadamente 5 quilos e é composto de metal e plástico através de impressão 3D, o que facilitou o encaixe dos componentes no formato arredondado.

O robô flutuante é equipado com o IBM Watson, a inteligência artificial da mesma companhia. Sua missão no espaço vai ser ajudar a tripulação realizando experimentos e também em tarefas do dia a dia. Tudo isso obedecendo a comandos de voz e mostrando instruções na tela, por exemplo. A ideia é que os astronautas possam ter a ajuda do CIMON e ficar com as mãos desocupadas para executar suas ações livremente.

Antes de ir para o espaço, o CIMON foi treinado para reconhecer a voz do próprio astronauta que está a bordo com ele, o alemão Alexander Gerst. Isso foi feito através de microfones e analisando o rosto de Alexander por meio de câmeras.

Outro fato interessante é que a AI do CIMON também pode ser atualizada à distância. Ou seja, aqui da Terra, permitindo que o robô ganhe novas funcionalidades e ajude ainda mais na missão.

CIMON 2

Segundo o Dr. Christian Karrasch, diretor do projeto CIMON no centro aeroespacial da Alemanha “essa é primeira inteligência artificial no espaço, e isso é uma peça da história das viagens espaciais humanas. Se você for para a Lua e para Marte, você não vai poder levar toda a humanidade e seus engenheiros com você, mas com o CIMON, você tem todo o conhecimento da humanidade.”

Essa declaração já pode nos dar um gostinho de futuro! Certamente robôs como o CIMON serão utilizados em outras missões ainda mais complexas, como ir à Marte ou novamente para a Lua.

E aí, curtiu este robozinho simpático? Então deixe seu comentário logo abaixo!

Fonte: Época Negócios e Meiobit

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe