Introdução

Você pode estar se perguntando “mas o que é essa história de Maker?” O movimento maker representa a cultura conhecida como “faça você mesmo” (DIY – do it yourself, em inglês). A proposta é promover o estímulo de pessoas comuns para que explorem sua criatividade e possam desenvolver soluções. A cultura maker se nutre da iniciativa de construir, consertar, modificar ou fabricar suas próprias coisas. Os adeptos deste movimento são conhecidos como makers ou fazedores.

Trabalhando com Arduino

Nesse espírito de acesso à eletrônica que o kit foi desenvolvido e, com este guia, mostramos diversas possibilidades do mundo da eletrônica e programação. Com isso, queremos incentivar o posterior estudo dedicado em cada área, seja em desenvolvimento de programas, eletrônica, engenharias etc.

Assim, queremos dar a você as boas vindas ao guia do Kit Maker Arduino! Neste guia você irá aprender o básico sobre mundo Maker, Arduino, eletrônica e programação, desenvolvendo 15 projetos práticos. Se você não domina a área, não se assuste, nesse guia você irá encontrar as instruções de montagem e a programação para cada projeto.

No Kit Arduino estão inclusos diversos desses sensores e módulos. Além dos itens do kit, você vai precisar de um computador para programar a sua placa, acesso à internet para ver os outros projetos do guia e baixar a IDE e algumas horas de dedicação. Ao decorrer dos 15 projetos você irá aprender como utilizar esses módulos e sensores em conjunto com o Arduino. Se você encontrar dificuldade em algum dos projetos, faça uma nova leitura das instruções e verifique os possíveis erros e soluções em cada projeto. Caso haja suspeita de algum defeito em algum componente, entre em contato através do e-mail atendimento@filipeflop.com.