Modo Quiosque com Raspberry Pi – Acesso Remoto 3

No meu post anterior, vimos como configurar o modo quiosque com Raspberry Pi, que permite que apenas um aplicativo seja executado dentro da Raspberry Pi, como feito em tablets e computadores em lojas. No entanto, esses dispositivos geralmente estão instalados em totens e fica difícil mexer em qualquer configuração depois da instalação, sendo necessário um acesso remoto.

Neste post iremos mostrar algumas opções de ferramentas para criar um ponto de acesso remoto à Raspberry Pi: Softwares de compartilhamento de tela (TeamViewer e VNC), acesso SSH e acesso através da internet. Serão apresentados detalhes da instalação, vantagens e desvantagem destas ferramentas.

Material Necessário

Abaixo está a lista de materiais necessários:

Endereço IP

Qualquer dispositivo conectado a uma rede local recebe um endereço IP. Para se conectar a sua Raspberry Pi por meio de outra máquina usando SSH ou VNC, você precisa saber o endereço IP da sua Raspberry Pi. Para isso, abra o terminal e use o seguinte comando para visualizar o IP da sua Raspberry Pi:

 

Obtendo IP da Raspberry Pi

Agora você pode escolher entre as opções abaixo qual ferramenta de acesso remoto é a mais adequada para as suas necessidades.

Acesso remoto usando software de compartilhamento de tela

  • TeamViewer

O TeamViewer é, provavelmente, a ferramenta de acesso remoto mais conhecida e utilizada no mundo. Além de conceder o compartilhamento de tela, essa ferramenta permite desligar, reiniciar e instalar aplicativos. Além disso, como esta ferramenta é possível fazer o compartilhamento de arquivos entre sua Raspberry Pi e seu computador, tablet ou smartphone (o TeamViewer possui aplicativos para iOS e Android).

Para instalar o TeamViewer na sua Raspberry Pi basta usar os seguintes comandos dentro do terminal:

wget https://download.teamviewer.com/download/linux/teamviewer-host_armhf.deb
sudo apt-get -f install ./teamviewer-host_armhf.deb -y

Depois de alguns minutos o TeamViewer estará instalado.

Agora é necessário configurar o TeamViewer para o “acesso não supervisionado”, configuração a qual permite que sua Raspberry Pi seja acessada sempre com a mesma ID e senha. No momento que você abrir o TeamViewer a janela inicial mostrará os números da sua ID. Anote esses números, você vai precisar deles no momento que for acessar remotamente sua Raspberry Pi.

Acesso Remoto com TeamViewer

Clique no ícone Configurações e depois vá para a aba Segurança.

Acesso Remoto com TeamViewer

Acesso Remoto com TeamViewer

Em Senha pessoal (para acesso não supervisionado) clique no ícone Alterar senha. Insira a senha que desejar e no fim clique em OK.

Acesso Remoto com TeamViewer

Pronto! O TeamViewer da sua Raspberry Pi está configurado. Agora você pode acessar a placa através do seu computador.

Abra o TeamViewer no seu computador e insira a ID da sua Raspberry Pi dentro do campo Sua ID e clique no ícone Conectar.

Acesso Remoto com TeamViewer

Insira então a senha e clique em Iniciar sessão.

Acesso Remoto com TeamViewer

É importante lembrar que o TeamViewer é uma ferramenta gratuita apenas para uso não comercial. Para uso comercial é necessário adquirir uma licença, que custam a partir de R$ 69,90.

  • VNC

Assim como a ferramenta acima, o VNC (Virtual Network Computing) também concede o compartilhamento da área de trabalho. Também permite desligar, reiniciar, instalar aplicativos, compartilhar arquivos e é a ferramenta para acesso Remoto recomendada pela Raspberry Pi Foundation.

O procedimento abaixo mostra como instalar o VNC para acesso local, ou seja, é necessário que a Raspberry Pi e seu computador estejam conectados na mesma rede. Para acessar fazer o acesso através da internet, é necessário criar uma conta.

Para instalar o VNC Server na sua Raspberry Pi basta usar o seguinte comando dentro do terminal:

sudo apt-get install realvnc-vnc-server -y

Depois de alguns minutos o VNC Server estará instalado.

Agora você precisa ativar o VNC Server na sua Raspberry Pi. Abra o terminal e digite o comando:

sudo raspi-config

Acesso Remoto com VNC

Selecione a opção 5 Interfacing Options.

Configuração VNC

Depois selecione P3 VNC.

Configuração VNC
Aparecerá então a mensagem “Would you like the VNC Server to be enable?”. Selecione Sim.

Configuração VNC

Pronto! O VNC Server da sua Raspberry Pi está configurado. Agora você pode acessar a placa através do seu computador. Abra o VNC Viewer no seu computador e insira o IP da sua Raspberry Pi.

Acesso Remoto com VNC

Depois, insira usuário e senha da sua Raspberry Pi. Se você não alterou esses dois itens, então suas credenciais são:

Usuário: pi

Senha: raspberry

Acesso Remoto com VNC

O VNC também é uma ferramenta para uso não comercial, na sua versão gratuita. Para ser um usado em um produto ou como serviço, é necessário adquirir uma licença comercial.

Acesso remoto via SSH

Você pode acessar a linha de comando de uma Raspberry Pi remotamente de outro computador, desde que esteja na mesma rede, usando o SSH. Neste caso, você só tem acesso à linha de comando, não ao ambiente de área de trabalho completo.

Primeiramente,  você precisa ativar a opção SSH na sua Raspberry Pi. Para isso, abra o terminal e digite o comando:

sudo raspi-config

Acesso Remoto com SSH

Selecione a opção 5 Interfacing Options.

Acesso Remoto com SSH

Depois selecione P2 SSH.

Acesso Remoto com SSH

Aparecerá então a mensagem “Would you like the SSH to be enable?”. Selecione Sim.

Acesso Remoto com SSH

Agora que o serviço de SSH está pronto na sua Raspberry Pi é preciso configurar seu computador. O programa sugerido é o PuTTY, que você pode baixar nesta página. Quando o PuTTY estiver instalado, basta inserir o IP da Raspberry Pi e em seguida clicar em Open.

Acesso Remoto com SSH

Assim que a conexão for estabelecida, o terminal vai pedir o usuário e a senha da sua Raspberry Pi. Se você não alterou esses dois itens, então suas credenciais são:

Usuário: pi

Senha: raspberry

Acesso Remoto com SSH

O software PuTTY que permite o acesso via SSH é totalmente gratuito.

Acesso remoto através da Internet

Você pode se conectar ao seu Raspberry Pi através da internet de outro computador ou dispositivo móvel. Existem várias maneiras de fazer isso, que abordamos abaixo.

  • Encaminhamento de porta

Para fazer isso, você deve alterar a configuração do seu roteador para encaminhar todos os dados de entrada da Internet (de uma porta específica) para o endereço IP local do seu Raspberry Pi. É importante observar que o encaminhamento de porta expõe uma porta de rede privada à Internet pública. Essa é uma vulnerabilidade de segurança conhecida e deve ser gerenciada com cuidado.

Em vez de usar o encaminhamento de porta, há vários serviços alternativos de terceiros disponíveis. Veja abaixo:

Dataplicity

Já temos um post explicando como acessar a Raspberry Pi remotamente de qualquer lugar do mundo, via Internet e via browser, utilizando o Dataplicity.

PiTunnel

Com a plataforma PiTunnel é possível acessar através da Internet uma Raspberry Pi, criando túneis de rede para serviços executados em seu dispositivo (como HTTP, VNC e SSH). Logo teremos um post sobre dando mais detalhes sobre a instalação e funcionamento desta plataforma.

Conclusão

Agora que diferentes ferramentas para acessar sua Raspberry Pi remotamente foram apresentadas, você pode escolher qual delas melhor se encaixa a suas necessidades. Elas não serve apenas para acessar a sua Raspberry Pi em Modo Quiosque, ok? Essas ferramentas podem ser usadas para acessar sua Raspberry Pi que esteja rodando qualquer outro programa.

Gostou desse post? Ajude nosso blog a ficar cada vez melhor deixando seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

3 Comentários

  1. Muito obrigado! Depois de tanto procurar na internet só aqui eu pude encontrar o que eu precisava.

    1. André,

      Que bom que conseguimos trazer informações úteis para você!

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  2. Google Remote Desktop é uma excelente opção tb