Adidas e a moda impressa em 3D Deixe um comentário

Adidas® lançou seu primeiro tênis comercial impresso em 3D, já faz um tempo. Porém, hoje continua inovando com sua linha FUTURECRAFT 4D.
A Adidas trabalha com tecnologias de impressão 3D há alguns anos, tentando encontrar novas formas de construir calçados. Sua divisão FUTURECRAFT, por exemplo, tem como objetivo moldar o futuro dos esportes por meio de suas inovações com conceitos como o tênis FUTURECRAFT 4D que apresentava uma sola impressa em 3D tipo treliça. Recentemente, a empresa anunciou sua mais recente tecnologia, STRUNG, uma inovação têxtil revolucionária que visa melhorar ainda mais o desempenho do calçado.

FUTURECRAFT.STRUNG
FUTURECRAFT.STRUNG

Enquanto o FUTURECRAFT 4D usou tecnologias de impressão 3D para fabricar a sola, o STRUNG usa um processo exclusivo para combinar a entrada de atletas, manufatura aditiva e robótica para criar um sapato leve. De fato, a parte superior do sapato é fabricada com um braço robótico, onde cada fio foi colocado de acordo com a entrada para criar um sapato leve e sem costura que permite o movimento natural do pé.
Vamos relembrar as entressolas 3D do Futurecraft.

“O Futurecraft 3D foi um protótipo e uma declaração de intenções. Usamos uma combinação única de processo e material de uma maneira totalmente nova”, disse Eric Liedtke, membro do conselho executivo da Adidas AG. “Nossa entressola impressa em 3D não apenas nos permite criar um ótimo tênis de corrida, mas também usar dados de desempenho para gerar experiências verdadeiramente personalizadas, atendendo às necessidades de qualquer atleta.”

A Adidas desenvolve sua linha de tênis Futurecraft há mais de sete anos. Inicialmente trabalhando com o desenvolvedor de software 3D Materialize®, a Adidas utilizou a tecnologia avançada de escaneamento 3D do pé para obter uma medida exata do pé de um corredor. Na época, a empresa saudou a “parceria de código aberto” como um projeto marcante entre criativos e fabricantes.
Aproveitando a experiência adquirida ao trabalhar com a Materialize, a Adidas colaborou com o grupo ambientalista Parley para criar seus sapatos ‘Ultraboost Parley’ . Os tênis foram feitos com 95% de resíduos plásticos dragados, tornando-o uma peça de calçado muito ecológica, mas a Adidas já havia começado a se concentrar em sua próxima linha de produtos Futurecraft.
O primeiro tênis de corrida Futurecraft, o 4D, foi criado pela Carbon, e utilizando sua tecnologia de impressão 3D Digital Light Synthesis (DLS), a empresa conseguiu reduzir seu tempo de produção de 90 para apenas 20 minutos.

Impressão entressola do tênis 4D
Impressão entressola do tênis 4D

Embora a entressola resultante tenha se mostrado capaz de levar em consideração as necessidades de movimento, estabilidade e conforto do usuário, ela ainda não havia sido integrada em uma peça completa de calçado.
O papel da Adidas foi muito importante para o mercado 3D, pois foi o primeiro fabricante mainstream a fazer isso, que com o passar do tempo teve a entrada de marcas conhecidas, como Columbia, Reebok e New Balance.
Foi em janeiro de 2018 que o primeiro par de tênis 4D totalmente formado ficou disponível, mas a um produto exclusivo e caro. Desde então, a Adidas passou a colaborar com a marca de moda Stella McCartney para desenvolver seus tênis de silhueta AlphaEdge 4D e o designer japonês Yohji Yamamoto, para produzir calçados Y-3 da moda.

AlphaEdge 4D
AlphaEdge 4D

Agora que relembramos a entressola 3D, a Adidas revelou sua inovação Futurecraft, adotando uma abordagem mais esportiva e retornando à ideia de produzir tênis de corrida com aditivos avançados.
A marca alemã de roupas esportivas Adidas revelou o que descreve como o “último” tênis de corrida impresso em 3D, o Futurecraft ‘STRUNG’. Fionn Corcoran-Tadd, Benjamin Kleiman, Ian Hennebery e Clemens Dyckmans fazem parte da equipe e descrevem a jornada inicial:

“Como é o caso de muitas jornadas de inovação, tudo começou em um porão com um grupo pequeno, mas dedicado, da equipe adidas Future. A inspiração original veio da arquitetura e de alguns experimentos interessantes onde vimos a robótica usada de forma criativa para construir estruturas de fibra. Mas ficou claro desde o início que não havia roteiro. Com outras tecnologias, existem outras pessoas fazendo coisas semelhantes, mas não com isso. O fato de não haver nenhum precedente real significa que a jornada é excitante e frustrante.”

O processo de criação e refinamento de novos softwares, hardwares e protótipos STRUNG levou a uma maior adesão das pessoas que se uniram à medida que o desenvolvimento se tornou mais complexo. Com a pandemia, foi necessário maximizar a eficiência e conectando os robôs STRUNG em três continentes, isso permitiu que os designs fossem enviados para cada máquina remotamente, o que significa que o trabalho de refinamento estava em andamento 24 horas por dia.
Os tênis STRUNG, com as últimas palmilhas Futurecraft produzidas pelo fabricante de impressoras 3D Carbon®, foram criados usando um processo de impressão têxtil “primeiro na indústria”. A nova abordagem orientada a dados da Adidas combina software e robótica para colocar cada fio com precisão, permitindo que o calçado seja modelado com os contornos exatos do pé de um corredor individual.

Máquina de impressão têxtil
Máquina de impressão têxtil

A equipe de desenvolvimento da Adidas comenta que “Inicialmente, tratava-se realmente de construir coisas à mão, fazer protótipos e permitir que o projeto evoluísse naturalmente. Começamos a pensar em como poderíamos fazer uma máquina que fizesse esse tipo de fio “enrolando” manualmente, como integrar os dados dos atletas, e como construir um software para criar, simular, analisar e testar cabedais STRUNG.” No desenvolvimento do STRUNG a Adidas teve como parceiros de design Kram/Weisshaar, um estúdio de design digital.

FUTURECRAFT.STRUNG
FUTURECRAFT.STRUNG

 


Esse post faz parte da edição de Março da revista Impresso 3D. Confira o site oficial www.impresso3d.com.br para ficar por dentro de todas as novidades do universo da impressão 3D

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe