Fitas de LED com Apple HomeKit e iPhone

Apple HomeKit com Homebridge e Fita de LED – Parte 3 2

Anteriormente já vimos o que é o Homebridge, e como configurá-lo na placa Raspberry Pi (confira os posts do Apple HomeKit parte 1 e parte 2). O post da vez não necessita de uma placa dessas, pode ser configurado até no seu próprio computador. E seu foco será como controlar uma fita de LED através do iPhone ou iPad. Já temos também um tutorial mostrando como utilizar a fita de LED via WiFi, mas dessa vez, poderemos utilizar a assistente virtual do iOS, a Siri, para ajustar nossos parâmetros!

Requisitos de Hardware do projeto Apple HomeKit com Homebridge

Primeiro vamos listar nossos requisitos. Como queremos controlar uma fita de LED, vamos utilizar o Kit Fita de LED RGB 10m. Ele já acompanha duas fitas de LED de 5m, a fonte 12V e os adaptadores necessários para trabalhar com controle infravermelho. Como queremos utilizar WiFi, precisaremos também do Controlador WiFi para Fita de LEDs. A montagem pode ser utilizada no post sobre fita de LED via WiFi.

Além disso, é necessário um computador ou Raspberry Pi para dar suporte ao Homebridge. Nesse tutorial, usarei meu próprio servidor Homebridge instalado na Raspberry Pi.

Requisitos de Software

Para o nosso projeto com Apple Homekit, é necessário ter o Homebridge instalado e já configurado, como cobrimos na parte 1 e na parte 2. Também precisamos da versão 10 ou superior do iOS, que roda em iPhones 5 ou superior, e iPads 4 ou superior.

Mão na massa

Como vimos, o Homebridge trabalha com um arquivo config.json, referenciando acessórios e plataformas através de plugins. Esse tutorial vai precisar de um plugin para controle da fita de LED através do aplicativo Casa, no iOS. O plugin é o Homebridge Magic Home, que pode ser instalado através do comando abaixo. Esse plugin é o que torna possível a interação da fita de LED com o Homebridge, e consequentemente com os dispositivos Apple.

sudo npm install -g homebridge-magichome

Após sua instalação, precisamos editar o arquivo config.json, para que ele enxergue um novo acessório, o qual será a fita de LED. É necessário que saibamos o IP à que a fita está atribuída da rede WiFi

Buscar o IP da fita de LED

Caso você saiba como acessar as funções de DHCP do seu roteador, a busca pelo IP é bem fácil. Mas se for algo mais avançado, pelo aplicativo do Magic Home é possível encontrar o endereço.

Após a configuração da fita de LED, basta ir à tela de listagem de fitas no aplicativo Magic Home e selecionar o ícone de configurações, onde ele vai listar quais fitas estão configuradas.

Configurações do Magic Home Homebridge

Clicando sobre o dispositivo, o app nos mostra as opções General e Remote Settings, onde selecionaremos a opção General.

Configurações do Magic Home Homebridge

Teremos enfim os dados de IP e MAC Address, sendo que no meu caso, o IP é 192.168.1.29. Guarde esse valor!

Configurações do Magic Home Homebridge

Configurando a fita no Homebridge

No arquivo config.json, precisamos editar a seção de acessórios, adicionando mais um ao arquivo em questão. Esse acessório deve conter o IP da fita de LED que buscamos anteriormente, ficando assim:

“accessories”: [
{
“accessory”: “MagicHome”,
“name”: “LED Strip”,
“ip”: “192.168.1.29”,
“setup”: “RGBW”,
“purewhite”: false
}]

Reinicie seu servidor Homebridge, seja rodando em seu computador ou Raspberry Pi, e veja o novo acessório aparecendo no aplicativo Casa.

Controlando a fita de LED com o aplicativo Casa

Exibindo o novo acessório no aplicativo Casa, já é possível brincarmos com ele.

Aplicativo Casa no iPhone

Pressionando por alguns instantes sobre o dispositivo LED, é possível alterar suas opções, onde teremos primeiro o controle da intensidade do brilho.

Controle de brilho no Aplicativo Casa no iPhone

Tocando em Cor, a cor pode também ser alterada pelo aplicativo na roda de cores. Em “Editar”, vemos a roda de todas as cores com a possibilidade de arrastarmos o dedo selecionando a cor desejada.

Controle de cor no Aplicativo Casa no iPhone

Mas o melhor de tudo ainda continua sendo a integração com a Siri, onde peço a ela que altere minha fita de LED para a cor vermelha.

Exemplo controle usando Siri

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Apple Homekit com Homebridge? Ajude-nos a melhorar o blog comentando abaixo sobre este tutorial. Não se esqueça de visitar nosso fórum para dúvidas, ideias e projetos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Muito bom Alliston, fico contente de saber que o #boraalliston surtiu efeito … hahahahaha

    Quanto ao tutorial, sempre muito bem detalhado, sem enrolação e direto, meus parabéns.

    Já estou com os 03 controladores, e um monte de fita de led, logo logo faço a instalação e te dou um feedback.

    Muito obrigado.

    Leandro dos Santos Pereira
    1. Hahaha, vamo que vamo Leandro, valeu demais!

      E poxa, que bacana! Teu projeto tá crescendo muito, vai ficar ótimo.

      Grande abraço!