Aprenda a fazer seu próprio piano utilizando o Arduino Deixe um comentário

Aprenda neste post a programar e montar um Piano com Arduino de forma simples e prática. Em apenas 15 minutos você terá um instrumento eletrônico produzindo um som legal, e o melhor de tudo é que não precisa de experiência ou conhecimento avançado em Arduino! Basta ler este post e comprar os componentes necessários, e assim você terá um projeto super legal para mostrar para os seus colegas.

Aprenda a fazer um piano usando Arduino

Mais abaixo você verá a facilidade que a biblioteca EduIntro.h traz para a programação. Além de ajudar a programar nosso Piano com Arduino mais rapidamente essa biblioteca é compatível com os componentes eletrônicos mais conhecidos. Confira!

Material Necessário

Anote aí a lista de componentes que você precisa para montar seu Piano com Arduino:

Os itens acima podem ser substituídos por componentes similares. Por exemplo, podemos usar qualquer outro modelo de Arduino; o buzzer também pode ser substituído por um maior. Que tal usar push-buttons coloridos para dar um incremento no visual de seu projeto?

Com o material em mãos, podemos trabalhar, começando pela montagem do circuito.

Esquemático eletrônico do Piano com Arduino

O esquema de montagem está abaixo:

Esquemático do piano

Os 8 push-buttons estão ligados nas portas digitais D0 a D7, conforme você pode observar na imagem acima. O pino positivo do buzzer está conectado na porta analógica A0 do Arduino.

Dicas: Sempre verifique se os jumpers estão bem conectados à protoboard. Além disso, utilize jumpers coloridos para facilitar a montagem e a verificação de erros.

Código do Piano com Arduino

Abaixo está o código completo. O código faz uso da biblioteca EduIntro.h. Faça o download da biblioteca, descompacte a pasta e cole-a na pasta Libraries do Arduino. Por fim, reinicie a IDE Arduino.

#include <EduIntro.h>

Button botao0(0), botao1(1), botao2(2), botao3(3), botao4(4), botao5(5), botao6(6), botao7(7);
//Button botao1(1);
//Button botao2(2);
//Button botao3(3);
//Button botao4(4);
//Button botao5(5);
//Button botao6(6);
//Button botao7(7);

Piezo piezo(14);

void setup() {
  // não precisa fazer nada no Setup
}

void loop() {
  if (botao0.pressed()) piezo.beep(NOTE_C4);
  if (botao0.released()) piezo.noBeep();

  if (botao1.pressed()) piezo.beep(NOTE_D4);
  if (botao1.released()) piezo.noBeep();

  if (botao2.pressed()) piezo.beep(NOTE_E4);
  if (botao2.released()) piezo.noBeep();

  if (botao3.pressed()) piezo.beep(NOTE_F4);
  if (botao3.released()) piezo.noBeep();

  if (botao4.pressed()) piezo.beep(NOTE_G4);
  if (botao4.released()) piezo.noBeep();

  if (botao5.pressed()) piezo.beep(NOTE_A4);
  if (botao5.released()) piezo.noBeep();
 
  if (botao6.pressed()) piezo.beep(NOTE_B4);
  if (botao6.released()) piezo.noBeep();

  if (botao7.pressed()) piezo.beep(NOTE_C5);
  if (botao7.released()) piezo.noBeep();
}

Se preferir, você pode fazer o download do código.

Detalhes da Biblioteca EduIntro.h

A biblioteca EduIntro.h, desenvolvida pela Arduino Education, mais precisamente por David Cuartilles entre os anos de 2018 e 2019 em Malmo, foi criada para makers e cursos introdutórios de Arduino.

Esta biblioteca consiste em funções básicas criadas para os componentes eletrônicos mais populares, facilitando a programação para monitoramento e controle de sensores e atuadores. Ela é a biblioteca ideal para a realização de workshops, garantindo uma interação do aluno com componentes que produzem um resultado encantador.

biblioteca EduIntro.h pode ser usada para controle de botões, do sensor DHT11, do IMU (Inertial Measurement Unit), controle do brilho de LED, leitura do sensor de temperatura LM35, do sensor de movimento PIR, controle de um piezo, leitura de um potenciômetro, servo-motor, termistor e até WiFi. Te convido a explorar a biblioteca, ela pode ser muito útil para quem está começando.

Bibliotecas disponíveis na EduIntro

No dia 16 de Dezembro de 2019, foi lançado a última versão (v.0.0.1), onde foram adicionadas algumas dependências de bibliotecas estando ela licenciada sob a GPLv3.

Resultado

Caso você deseje acompanhar a programação sendo explicado por vídeo, disponibilizamos uma aula apresentando a programação, explicando-a e testando o projeto.

YouTube video

Este post tem como objetivo principal, além de ensinar a prática do Piano com Arduino, apresentar a vocês a biblioteca EduIntro.h e as várias possibilidades de uso, comprovando a facilidade que ela vem a exercer sob o código quando usada corretamente.

Gostou de aprender a fazer seu próprio piano utilizando o Arduino? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe