Bancada Part: Operações Booleanas Deixe um comentário

Introdução

As operações booleanas são União, Subtração e Intersecção.

Vamos começar modelando um cubo e uma esfera, na bancada Part. Repare que ela já tem estes objetos pré-definidos, na barra de ferramentas:

O resultado será este, e podemos alterar as dimensões e posicionamentos dos objetos na Property View:

Agora vamos procurar os botões União, Subtração e Intersecção, na barra de ferramentas:

União

Segure o botão Ctrl, clique no cubo e depois na esfera, para selecioná-los. Solte o botão Ctrl e clique no botão União.

Agora repare na caixa Tree View, à esquerda:

Um novo objeto Fusion foi criado, hierarquicamente ligado à esfera e ao cubo.

Subtração

Para selecionar os objetos, na subtração booleana, fazemos da mesma forma, segurando o botão Ctrl e clicando nos objetos. Porém, temos que selecionar os objetos na ordem correta.

Pense da seguinte forma: uma união é o mesmo que uma soma, portanto a ordem dos fatores não altera o resultado:

1 + 2 = 3

2 + 1 = 3

No caso de uma subtração, temos que escolher a ordem dos fatores, ou teremos resultados diferentes do que esperamos.

1 – 2 = -1

2 – 1 = 1

Então, se queremos fazer:

Cubo – Esfera

Temos que segurar o botão Ctrl, clicar primeiro no cubo e depois na esfera, antes de soltar o botão Ctrl.

Agora é só clicar no botão Subtrair:

Repare na Tree View: foi criado agora um objeto Cut, hierarquicamente ligado à esfera e ao cubo.

Nem preciso dizer o que acontece se clicarmos no objeto Sphere, na Tree View, e alterarmos o parâmetro Radius, na Property View, preciso?

Obviamente, vamos alterar o raio da esfera, e esta modificação vai se refletir no objeto Cut.

O mesmo vale para qualquer parâmetro, da esfera ou do cubo, seja raio, altura, largura, comprimento ou posição.

Um pouco de mágica

Mas, digamos que eu queira que a esfera fique posicionada sempre num dos cantos do cubo, mesmo se eu alterar as dimensões do cubo, e ainda que o raio da esfera seja sempre igual à metade da altura do cubo?

Para isso, se você não leu meu último artigo (como assim, você não leu?), recomendo que o leia agora, clicando aqui, antes de prosseguirmos.

Vamos lá: primeiro vamos clicar na esfera e localizar o parâmetro Position X, na Property View.

Ali, clicamos no botão azul para abrir o Editor de Fórmulas e inserir a seguinte expressão:

Definimos, então, que a posição do centro da esfera, em relação à X, é igual ao comprimento do cubo. Cada vez que mudamos o comprimento do cubo, a esfera se desloca no eixo X, para acompanhar o comprimento do cubo.

Agora vamos fazer o mesmo nos outros eixos Y e Z.

Procuramos agora o parâmetro Position Y da esfera, inserindo outra expressão:

O mesmo com Position Z da esfera, e outra expressão:

E finalmente vamos resolver o raio da esfera, procurando o parâmetro Radius, na Property View, e abrindo o Editor de Fórmulas. Desta vez, a fórmula é:

Voilà!

Temos uma subtração booleana, parametrizada em função das dimensões do cubo! Basta agora mudar as dimensões (Length, Width, Height) do cubo, na Property View, para observarmos os resultados!

Note que a esfera está sempre posicionada no canto superior direito do cubo, e que o raio sempre é metade da altura.

Magica!

Intersecção

Segure o botão Ctrl, clique no cubo e na esfera, solte o Ctrl e clique no botão Intersection.

Pronto!

Detalhe: a parametrização entre o cubo e a esfera continua lá.

Experimente agora mudar as dimensões do cubo!

Conclusão

Porém, tudo tem limite!

Este exercício resolve um problema simples, em que o cubo está sempre no mesmo lugar, e mudamos apenas suas dimensões.

Se quisermos fazer algo mais complicado, como manter a esfera posicionada naquele canto, se mudamos também a posição do cubo, precisaremos criar uma parametrização mais sofisticada, utilizando as bancadas Sketcher e Spreadsheet, que veremos nos próximos artigos.

Mas antes, veremos mais alguns tipos de sólidos que podem ser criados na bancada Part, no próximo artigo, antes de prosseguirmos para coisas realmente avançadas.

Como vimos, operações booleanas são relativamente simples. É o entendimento matemático da parametrização que nos permite criar objetos mais complexos.

E prática, muita prática!

Como exercício, aqui vai um desafio para vocês. Tentem criar este modelo de forma paramétrica. As fórmulas e dimensões ficam por conta de vocês:

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