Bancada Spreadsheet: Criando Automações no FreeCAD – parte 1 Deixe um comentário

Introdução

Em qualquer projeto profissional, temos que ajustar uma quantidade absurda de variáveis: resistência mecânica, calorimetria, trepidação, folgas, normas de fabricação, materiais, velocidades, torques, cargas, ângulos de usinagem, enfim: tudo tem que funcionar no mundo físico. Para isso, todas as dimensões do modelo devem ser equacionadas, matematicamente.

E, para chegarmos à forma final do projeto, é necessário fazer dezenas, centenas, ou até milhares de modificações, ajustando e recalculando o tamanho de cada mínimo detalhe.

A alteração de um simples parafuso pode nos obrigar a mudar todas as dimensões do projeto, e quanto mais pudermos automatizar estas modificações, melhor!

A bancada Spreadsheet, aliada às outras bancadas (especialmente Sketcher) nos permite manipular automaticamente cada detalhe do projeto, de forma absolutamente ordenada, automática e precisa, mesmo em projetos de alta complexidade.

Por onde começar

Vamos criar um objeto simples, apenas um tijolo, para entendermos bem a ferramenta, antes de enfrentarmos desafios mais complexos.

Vamos modelar primeiro um retângulo, na bancada Sketcher. Utilize as restrições (constraints) de dimensões, definindo o tamanho que desejar:

Feche o Sketcher e extrude o retângulo na bancada Part, para criar um tijolo simples.

A bancada Spreadsheet

Vamos agora para a bancada Spreadsheet, e clicar no botão New Spreadsheet. Veja como ficou nossa árvore:

Clique duas vezes no objeto Spreadsheet, e vamos à planilha.

Todos vocês já fizeram uma planilha alguma vez na vida, eu suponho. Repare que os botões desta bancada parecem versões mais simples daqueles que vocês já estão acostumados a usar, no Excel ou no Libreoffice.

Criando parâmetros

Logo acima da planilha, temos duas caixas de variáveis: Content e Alias.

Content é o conteúdo de uma célula.

Alias é o apelido, um nome atribuído arbitrariamente ao parâmetro.

Lembram-se deste artigo aqui? Nele, expliquei que o formato de um tijolo é sempre o mesmo, um paralelepípedo, mas suas dimensões podem ser controladas por apenas 3 parâmetros: altura, largura e comprimento.

Pois bem! Vamos ver isso acontecer, na prática!

Na primeira linha da planilha vamos escrever, no campo Content de cada célula: altura, largura e comprimento. Basta clicar na célula, escrever e apertar Enter, como você faz no Excel ou no Libreoffice.

Na segunda linha, vamos inserir os valores: 10, 20 e 30, da seguinte maneira:

Agora, clique primeiro na célula A2, depois no campo Alias (logo acima, à direita), digite a palavra altura e aperte Enter.

Repita a operação para os Alias largura e comprimento, nas células B2 e C2.

Repare que o FreeCAD muda a cor das células, para nos avisar que elas possuem um alias:

Parametrizando o Sketcher

Na parte de baixo da tela, você verá as abas que estão abertas no FreeCAD
Uma refere-se à nossa planilha (Spreadsheet). A outra é a bancada Start Page (aquela página que abre quando carregamos o FreeCAD). E a outra é o modelo 3D, que deve ser Unnamed (se você ainda não salvou o modelo), ou o nome que você escolheu para o arquivo.

Clique nela, para voltar ao modelo 3D, e volte para a bancada Sketcher.

Agora, para retornar ao modo de edição do Sketcher, vá até a caixa Tree View, procure o Sketcher na árvore, e clique duas vezes nele.

Veja que eu coloquei duas restrições (constraints) de dimensão, óbvias: comprimento e largura. Mas elas ainda não estão em sincronia com a planilha. É isto que vamos fazer agora.

Clique duas vezes na restrição referente ao comprimento (40mm).

Uma caixa de edição vai aparecer. Você pode simplesmente alterar o comprimento aqui, mas vamos fazer melhor: clique no botão azul (onde está apontado com o mouse).

Abrimos agora o Editor de Formulas, e nele eh que esta o pulo do gato!

A sintaxe é : nome-da-planilha.alias.

No nosso caso, se digitarmos Spreadsheet.comprimento, o FreeCAD busca o Alias comprimento, na planilha Spreadsheet, e retorna o resultado logo acima da fórmula:

Clique em Ok nesta janela, Ok de novo na janela anterior, e veja o resultado no Sketcher:

Repita a operação para o constraint de largura: Spreadsheet.largura.

Parametrizando o volume

Estamos quase lá!

Feche o Sketcher, no botão Close, e clique no tijolo.

Vá agora na caixa Property View, na aba Data, e procure o parâmetro Lenght Fwd.

Repare que ele também tem um botãozinho azul, à direita: é o Editor de Fórmulas, clique nele.

Digite Spreadsheet.altura.

De novo, o FreeCAD busca o Alias altura, na planilha Spreadsheet, e retorna o valor encontrado logo acima da fórmula. Clique em OK, para fechar o Editor de Fórmulas.

Vamos à diversão!

Na parte de baixo da tela, feche a aba Start Page.

No menu Windows, na parte de cima da janela do FreeCAD, clique em Tile, para dividir a janela.

Ajuste a largura das caixas laterais do FreeCAD, para obter uma boa visualização, tanto da planilha quanto do modelo, e divirta-se alterando os valores na planilha.

Parabéns! Você criou seu primeiro modelo paramétrico!

Mas não acabamos ainda!

No próximo artigo, vou ensinar para vocês uma técnica avançada de projeto, que os velhos projetistas usavam para organizar milhares de parâmetros matemáticos, em projetos de alta complexidade, la no tempo da prancheta e da caneta nanquim (sim, eles faziam isso sem computadores!), e que eu adaptei para a Era Digital, mais especificamente para a modelagem 3D com FreeCAD.

Semana que vem vou ensinar, em primeira mão e com exclusividade para vocês, queridos leitores da MakerHero, o que chamamos de modelar igual gente grande!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe