Câmera com ajuste de foco compatível com Raspberry Pi 3

Utilizando câmeras juntamente com a Raspberry Pi podemos criar diversos tipos de aplicações, desde câmeras IP até robôs com processamento de imagem usando OpenCVNeste post vamos mostrar a nossa nova câmera compatível com Raspberry Pi, uma câmera com ajuste de foco, que possui uma capacidade de zoom e foco muito bons. Com ela seria possível realizar inspeção de placas eletrônicas por exemplo e criar aplicações que precisam de uma boa qualidade de imagem.

Especificações da Câmera

A câmera compatível Raspberry Pi tem resolução de 5MP e ajuste de foco para utilização com placas Raspberry Pi 3 Model B, Pi 2, Pi Zero e outras. Possui o sensor OV5647, permitindo imagens com alta resolução 1080p. O ajuste de foco permite regular a distância ao objeto sem que você precise tirar a câmera do lugar, facilitando o manuseio.

Câmera com ajuste de foco

Configurando a câmera na Raspberry Pi

A configuração da câmera com ajuste de foco no sistema da Raspberry Pi é feita da mesma forma que uma câmera oficial CSI. Na sua placa Raspberry Pi com o Raspbian instalado e configurado, basta acessar o menu de configurações do sistema.

$ sudo raspi-config
Interfacing Options -> Camera - > Yes

Se quiser visualizar o streaming de vídeo da câmera, siga os passos no tutorial “Streaming de vídeo com Raspberry Pi Zero W”, aqui mesmo no Blog FilipeFlop!

Resultados de imagem da câmera com ajuste de foco

Confira abaixo algumas imagens capturadas pela câmera.

Teste imagem câmera 1

Na imagem abaixo mostramos a capacidade de zoom e foco da câmera com uma imagem do chip Atmega16U2 responsável pela comunicação USB do Arduino.

Teste imagem câmera 2

E um banco de resistores e LED SMD. Note que conseguimos até ver o filamento interno do LED.

Teste imagem câmera 3

Gostou da câmera com ajuste de foco? Confira muitos outros projetos no nosso blog e ajude-nos a melhorar comentando abaixo sobre este tutorial. Não se esqueça de postar seus projetos em nosso FÓRUM!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários