Destaque Circuit Playground

Circuit Playground – Um verdadeiro parque de diversões Deixe um comentário

A Circuit Playground é uma placa de desenvolvimento feita pela Adafruit especialmente para quem está dando os primeiros passos no mundo da eletrônica e da programação. Ela é fácil de trabalhar pois já vem com diversos sensores, LEDs e botões integrados à placa. A utilização desses sensores pode ser feita de forma através da IDE do Arduino ou no site code.org. Outra facilidade dessa placa é na hora de fazer conexões, se utilizam cabos com garra jacaré, que torna as montagens dos circuitos menos assustadoras.

Circuit Playground

Funcionalidades da Circuit Playground

A Circuit Playground tem diversos componentes espalhados pela placa que facilitam muito na hora de montar projetos mais básicos. Na IDE do Arduino, existem funções prontas para o uso desses sensores, que simplificam a programação da Circuit Playground.
As imagens a seguir foram retiradas do próprio site da Adafruit.

Micro USB

No topo da placa existe um conector Micro USB, do tipo B. Ele é usado para a comunicação e programação da placa no computador. Através do micro USB também é possível utilizar a placa como um dispositivo USB para o computador, como se fosse um mouse ou teclado.

Circuit Playground USB

Conector de bateria

A placa também conta com um conector de bateria, do tipo JST. Através desse pino, é possível alimentar a Circuit Playground com até 6 V. O conector possui diversas proteções, como contra polaridade reversa, temperatura e corrente alta demais.

Circuit Playground JST

Junto ao conector não existe um carregador de bateria, então você pode utilizar um suporte para pilhas não recarregáveis tranquilamente. Se na placa estiverem conectados a bateria e a alimentação via USB, a placa consome energia do que possui a maior tensão.

Conectores para cabos com garra jacaré

Ao redor da placa, os conectores utilizados são próprios para o uso de cabos com garra jacaré. Uma grande vantagem dessa placa é que esses conectores (que não são para energia) são sensíveis ao toque e, se conectados com os cabos com garra jacaré, as pontas dos cabos também são. Essa funcionalidade lembra muito a Makey Makey.

Circuit Playground Pads

Os conectores podem ser utilizados como entrada e saída da placa. Nos pinos RX#0 e TX#1 é possível utilizar uma comunicação serial. Os pinos SCL#3 e SDA#2 podem ser utilizados para  a comunicação I2C. Os outros 4 pinos podem ser entradas e saídas digitais e fazer leituras analógicas.

Leds comuns

Próximo ao conector USB existem dois LEDs, à esquerda o LED On e à direita o LED D13.
O LED On é verde e fica aceso quando a placa está devidamente energizada. Se ele fica piscando ou apagando lentamente, existe algum problema na energização da placa.

Circuit Playground Leds

O LED D13 é vermelho, e pode ser utilizado como o pino digital #13 como o LED utilizado em diversas outras placas.

LEDs coloridos

Os 10 LEDs em volta da placa são todos coloridos, RGB. Cada um pode assumir qualquer cor ou padrão independente dos outros. É possível alterar a sua cor e brilho através de comandos da própria biblioteca da placa, na IDE do Arduino.

Circuit Playground Neopixel

Botões

A Circuit Playground possui 3 botões: direita, esquerda e reset.
O botão menor, de reset é utilizado para reiniciar o programa que está na placa. É possível entrar no modo bootloader ao dar um duplo clique.

Circuit Playground botoes

Os outros dois botões são conectados às portas digitais da placa #19 (esquerda) e #4 (direita). Quando são pressionados a porta digital lê o valor HIGH.

Chave

Um pequeno switch localizado abaixo dos botões é ligado à porta #21 da placa. Quando está para a esquerda (+) a leitura é LOW, para direita (-) é HIGH.

Circuit Playground switch

Sensor de movimento

O sensor de movimento de movimento presente na placa é o acelerômetro de 3 eixos, LIS3DH (datasheet). Ele é capaz de detectar quanto a placa está sendo mexida e a direção desse movimento.
Uma outra funcionalidade interessante desse sensor é detectar batidas, simples ou duplas. Ou seja, você pode programar a placa para acender um LED quando ela recebe um peteleco. 🙂

Circuit Playground acelerometro

Microfone

O microfone da Circuit Playground é capaz de detectar a intensidade do som e a frequência que está sendo utilizada (através de uma FFT). Você pode ler a tensão correspondente através das funções prontas ou lendo a porta analógica #A4.

Circuit Playground som

Termômetro

Para a medição da temperatura é usado o termistor Murata NCP15XH103F03RC (datasheet). O próprio termistor já envia um sinal analógico (que pode ser lido através do pino #A0). Esse sinal já é linear, sendo bem fácil convertê-lo em temperatura.

Circuit Playground termometro

Sensor de luz

A Circuit Playground também é capaz de medir intensidade de luz com o ALS-PT19 (datasheet). O sinal é enviado para o pino analógico #A5 e varia entre 0 e 1023, quanto maior o valor, maior a intensidade da luz.
Em um dos exemplos ele usa um LED RGB e o sensor de luz para criar um sensor de cor 😉

Circuit Playground luz

Especificações

A Circuit Playground Classic utiliza o microcontrolador ATmega32U4, o mesmo utilizado no Arduino Leornado, que permite ao computador perceber a placa como um dispositivo USB qualquer (HID), como se fosse um mouse ou um teclado. O clock utilizado para o microcontrolador é de 8 MHz.

A placa conta com suporte a I2C, UART e 4 pinos podem ser utilizados como entrada analógica ou saída PWM.

Como programar a sua Circuit Playground

É possível realizar a programação via IDE do Arduino ou online, em code.org.

A instalação padrão da IDE do Arduino não tem suporte para a Circuit Playground. Para passar o programa para placa é necessário adicioná-la através do Gerenciador de Placas, no menu Ferramentas -> Placas.

No gerenciador, basta procurar Circuit Playground, clicar na opção e depois em instalar. Como estou utilizando uma Circuit Playground Classic, preciso instalar o pacote Arduino AVR Boards. Se eu estivesse utilizando a Circuit Playground Express, deveria instalar a Arduino SAMD Boards.

Circuit Playground gerenciador de placas

Uma vez instalada a placa, basta selecioná-la na lista de placas na hora de passar o programa para ela, como é feita normalmente com outras placas, pelo menu Ferramentas -> Placas. Você também deve ter certeza que a porta selecionada está correta. Se não estiver, basta ir em Ferramentas -> Porta e selecionar a correta.

Circuit Playground IDE Arduino

 

Qualquer dúvida nesse processo, você também pode dar uma olhada no nosso post sobre primeiros passos com Arduino.

Circuit Playground Funcionando

E aí? Curtiu a Circuit Playground? Eu não consigo mais largar a minha! Ajude-nos a melhorar o blog comentando abaixo sobre este tutorial.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe