Cofre com Timer

Cofre com Timer 4

Se você estava ligado nas divulgações sobre a 7ª edição da BlueBox, já deve saber que o projeto que preparamos é baseado em um produto que apareceu no documentário Dilema das Redes (Netflix).

A proposta para a BlueBox 7 é de construir um Cofre com Timer, onde você pode colocar uma recompensa ou objetos que te geram distração. Você liga o cofre, insere o tempo que deseja que ele fique fechado e depois é só aguardar ele abrir. Ah, se não aguentar esperar o tempo acabar, você pode inserir uma senha que deve ser criada ao ligar.

Cofre com Timer

A placa de desenvolvimento utilizada nesse projeto é a Arduino Uno. As informações serão visualizadas em um display OLED 0,96”. Para inserir a senha e o tempo, utilizaremos como botão um encoder rotacional. E, para travar a porta do cofre, vamos usar um servo motor.

BlueBox FilipeFlop

E então maker, empolgado para montar seu Cofre com Timer? Mãos à obra!

Materiais Necessários

Para montar seu Cofre com Timer, você vai precisar dos seguintes componentes:

Além disso, você vai precisar de algumas ferramentas extras:

Dica: Como as peças do cofre são feitas em MDF, você pode pintá-las da cor que desejar. Sua criatividade é o limite 🙂

Código

Antes de carregar o código para a placa, é necessário instalar duas bibliotecas. Para isso, na Arduino IDE, vá em Ferramentas > Gerenciador de Bibliotecas. Depois busque e instale as seguintes bibliotecas:

  • Adafruit GFX
  • Adafruit SSD1306

Baixe o código para o Cofre com Timer e carregue o mesmo para a placa.

Solda dos componentes

Corte ao meio o cabo vermelho do conector de bateria. Desencape os fios e solde cada uma das pontas nos terminais do botão (1).

Cofre com Timer

Corte o termo retrátil em 3 partes iguais (2). Corte o terminal macho de dois jumpers marrons e também o terminal fêmea de outro jumpers marrom (3). Faça a mesma coisa para 3 jumpers vermelhos: corte o terminal macho de dois e o terminal fêmea de um. Corte o conector fêmea de um jumper laranja (4). Corte também o conector do servo motor (5).

Cofre com Timer

Depois desencape e estanhe todas as pontas (6). Passe o termo retrátil pelo jumper marrom macho (7). Solde a ponta desse jumper nas outras pontas do jumpers marrons incluindo o jumper do servo (8). Depois, posicione o termo retrátil acima da solda e esquente usando o ferro de solda ou um isqueiro (9).

Cofre com Timer

Faça exatamente o mesmo procedimento com os jumpers vermelhos (10). Passe o último termo retrátil pelo jumper laranja e solde a ponta dele no jumper amarelo do servo (11). Dê o acabamento no termo retrátil (12). Solde a barra de pinos do display OLED (13).

Cofre com Timer

Com todas as soldas feitas, chegou a hora de realizar as conexões com o Arduino.

Conexões no Arduino

Conecte o Servo Motor ao Arduino da seguinte maneira:

SERVO MOTORARDUINO
Sinal (jumper laranja)D5
VCC (jumper vermelho)5V
GND (jumper marrom)GND

Depois conecte o Display OLED 0.96” I2C ao Arduino da seguinte forma:

DISPLAY OLED 0.96”ARDUINO
GND (jumper marrom)D5
VCC (jumper vermelho)5V
SCLA5
SDAA4

Para conectar o pino SCL ao Arduino, conecte dois jumpers um ao outro para obter um cabo mais longo. Faça o mesmo para o pino SDA.

Por fim, faça a conexão do Encoder Rotacional ao Arduino:

ENCODER ROTACIONALARDUINO
CLKD2
DTD3
SWD4
+ (jumper vermelho)5V
GND (jumper marrom)GND

Assim como feito anteriormente, para os pinos CLK, DT e SW também utilize dois jumpers conectados para obter um cabo mais longo.

Montagem do Cofre

Perceba que todas as faces, que são essas peças maiores, estão identificadas. Usando a cola instantânea, cole os detalhes bem ao centro das faces laterais direita e esquerda e na face superior (1). Também cole os detalhes da porta na porta do cofre. Veja que essas duas abas ficam para o lado esquerdo (2). Cole também os dois círculos menores um no outro e também os círculos maiores. Depois, junte todos eles (3).

Cofre com Timer

Cole todas as faces do cofre, com exceção da superior que será apenas encaixada. Para isso, na parte interna das faces, passe cola nas abas e vá encaixando uma na outra (4). No final você terá o seguinte resultado (5).

Cofre com Timer

Cole o encoder na porta (6). Depois, cole o display OLED (7). Cole também o servo motor na porta. Veja que ele não pode ficar muito para baixo, pois vai atrapalhar o fechamento da porta. Também não pode ficar muito acima, pois senão o cofre não vai fechar (8). Encaixe o botão no encoder (9).

Cofre com Timer

Precisamos colar a porta do nosso cofre. Passe cola na parte inferior dessas duas cantoneiras e depois encaixe elas nas abas da porta (12). Centralize a porta e pressione as cantoneiras até que elas estejam bem coladas (13). É legal reforçar com um pouco mais de cola, pois é a parte que vai sofrer mais esforço (14).

Cofre com Timer

Usando cola quente, cole o Arduino na face interna traseira (15). Depois, passe os conectores do botão pelo retângulo da parte traseira do cofre (16). Conecte a bateria e posicione ela dentro do cofre (17). Você também pode conectar o plug P4 no Arduino.

Cofre com Timer

Encaixe todos os cabos no recorte lateral da divisória (18). Posicione a divisória a mais ou menos 3 cm de distância do fundo do cofre (19). Por fim, use as duas abraçadeiras de plástico para organizar os cabos (20). Agora você só precisa encaixar a face superior (21).

Cofre com Timer

Funcionamento

Ao ligar o cofre a porta será automaticamente aberta. Insira o objeto que preferir (celular, uma guloseima…) e feche a porta do cofre. Logo depois você deverá criar uma senha de 4 dígitos. Gire o botão para escolher cada um dos números e aperte para confirmar.

Cofre com Timer

Depois você deve escolher o tempo (em minutos) que deseja que o cofre fique fechado.

Cofre com Timer

Após alguns segundos o cofre será trancado. Agora é só esperar a contagem regressiva acabar!

Cofre com Timer

Se não aguentar esperar, pode inserir a senha criada lá no início.

Gostou do seu Cofre com Timer? Conte o que achou da 7ª edição da BlueBox e não esqueça de marcar a gente nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Eu fiquei muito chateado. pois acabou de forma astronômica.
    Eu queria muito contar esse projeto e os outros anteriores. Vocês podiam ver uma maneira de trazer os projetos anteriores também.
    Cheguei em casa do serviço e já tinha esgotado.
    =(

    1. Igor,

      Uma pena que você não conseguiu. Mas fica ligado que dia 03/03 lança uma nova tá?

      Abraço!
      Rosana – Equipe FilipeFlop

  2. Olá! Observei muitas divergências tanto no vídeo quanto aqui no texto. Não tenho muita familiaridade com alguns destes dispositivos, então deixo aqui uma dúvida, estaria correto o gnd (marrom) do display e o laranja do servo estarem ambos na porta D5?

    1. Olá Thiago,

      Todos os pinos de GND (display, servo, encoder) devem ser conectados juntos no pino GND do Arduino. No pino D5 do Arduino deve ser conectado apenas o pino de sinal do servo (jumper laranja)

      Abraço!
      Rosana – Equipe FilipeFlop