Tutorial Wearable: Máscara com leds endereçáveis 2

Olá pessoal! Para quem já está em clima de carnaval, que tal customizar uma máscara para que você chame bastante a atenção no Baile de Máscaras ou no Bloco? Hoje vamos ensinar a montar a sua Colorful Mask, uma máscara com leds endereçáveis que brilha conforme a luminosidade ambiente!

Máscara com leds endereçáveis

A Colorful Mask, conforme outros projeto que você já deve ter visto por aqui, contém leds endereçáveis do modelo WS2812b. A diferença deste projeto será o sensor LDR, que dará cor aos leds conforme a luz que incide nele. Vamos aos materiais:

Lista de Material

Circuito Máscara com Leds Endereçáveis

Temos a seguir o esquemático deste projeto:

Circuito Neopixel Mask

PS: Lembrando que no lugar da bateria de Litium utilizaremos um Carregador portátil.

Programação

A seguir temos o código utilizado para o projeto:

Este código realiza a verificação da porta analógica A0 e conforme o nível de luminosidade, os leds piscam com cores diferentes. Para obter os níveis de cores, utilizei esta página para os níveis de cores RGB.

Grave o sketch utilizando o Conversor USB Serial. Caso tenha dúvidas como gravar, verifique o tutorial aqui.

Montagem da máscara

Para começar a montagem da máscara com leds endereçáveis, posicione os leds sobre a máscara e meça o tamanho dos fios entre um módulo e outro. Corte os fios e solde-os sobre a parte traseira de cada led, lembrando que serão três fios para cada parte. Também meça e corte os fios que sairão da placa Pro Mini.

Fixe a placa Pro Mini já soldada com fita dupla face sobre o cabo de apoio da máscara. Caso a máscara tenha vindo sem este cabo, utilize um pedaço de madeira fino ou um retalho de barra quadrada de alumínio.

Para o sensor de luminosidade foram utilizados um LDR, um resistor de 10k e três fios. Entorte os terminais do LDR e corte parte de um terminal, deixe o suficiente para soldar. Corte também parte do terminal do resistor. Emende uma extremidade do sensor a uma extremidade do resistor e entre eles solde um fio fino.

Corte as outras extremidades do LDR e resistor e solde fios finos de cada lado, o suficiente para alcançar a placa Pro mini. Coloque este conjunto sobre a parte da máscara que você desejar. Eu coloquei sobre o nariz, para quando tampasse visse as cores dos leds mudando. Com um pouco de cola quente, fixe o LDR e o resistor na máscara.

Para a alimentação do circuito, foi utilizado um Carregador portátil Power Bank com adaptações. Abra-o e desmonte-o, conforme imagem abaixo:

Powerbank

Nesta placa há um circuito que eleva a tensão de 3.7V da bateria azul para 5V e transfere para a saída USB (USB normal). Verifique com um multímetro nas extremidades do USB onde ficam os pinos VCC e GND na placa e solde dois fios de cores diferentes. Na outra extremidade dos fios, utilize parte de uma barra de pinos fêmea com dois pinos.

Remonte a placa com cuidado e faça um pequeno buraco para passagem dos dois fios soldados. Entre o VCC da placa e o carregador, solde o liga/desliga. Ou plugue diretamente o conector que montou após a saída do PowerBank nos pinos VCC e GND da placa.

ATENÇÃO: Não inverta esses fios na placa Pro Mini ou poderá queimar a placa, circuito ou carregador!

Detalhe Arduino

Teste o circuito e se os leds acendem e mudam de cor conforme a incidência de luz sobre o LDR.

Neste link há um vídeo que fiz durante os primeiros testes com a máscara.

Fique à vontade para fazer alterações no programa, personalizando a forma de acendimento dos leds. Lembrando que os leds endereçáveis podem funcionar individualmente, ou seja, você pode acender quantos e quais leds quiser.

Detalhe led endereçável

Gostou do post da máscara com leds endereçáveis ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Viva FilipeFlop tenho visto os seus blogs são bem interessantes e está postagem é exemplo disso. por tanto gostava de ter o seu e-mail ou número do telefone para alguns esclarecimentos eu escrevo de Moçambique e sou estudante de Eng.Electrónica..

    1. Obrigada amigo de Moçambique!
      Pode deixar suas dúvidas e comentários aqui mesmo, que na medida do possível iremos responder!
      Grande abraço!