Como construir uma câmara de cura UV para peças de resina Deixe um comentário

Um lindo dia ensolarado é perfeito para curar peças impressas em resina! Mas … e se o tempo não estiver assim?

Hoje você vai aprender a construir a sua própria câmara de cura UV! Vamos lá?

Imprimir é só a primeira parte!

Reza a lenda de que impressão 3D em resina é mais simples do que as vistas em Filamento fundido, porém, uma das partes mais críticas dessa tecnologia é justamente a cura das peças uma vez que as mesmas podem ser danificadas ou mesmo não ficarem completamente sólidas sendo ainda um potencial vetor de contaminação para o ambiente onde a peça estiver já que a maioria das resinas disponíveis hoje são tóxicas e consequentemente prejudiciais á saúde. Dito isso é importante garantir que a peça fique completamente curada garantindo não apenas um bom trabalho mas também a segurança das pessoas que irão manipular o que foi impresso.

A peça com exposição pobre a luz UV simplesmente não se solidifica por completo, e se a mesma ainda por cima for oca, os eventuais resíduos de resina ainda podem perfurar a mesma e chegar ao ambiente.

O sol não vai estar lá de noite e a lua não vai curar a peça 😛 !

Câmaras de cura UV costumam ter preços um tanto quanto salgados, então podemos construir uma muito boa gastando muito pouco!

Você vai precisar dos seguintes materiais:

Base Giratória elétrica:

A base giratória elétrica é ideal para essa tarefa uma vez que toda a peça poderá ser curada mesmo que você tenha apenas uma fonte de luz UV!

Fonte de luz UV

Fontes de luz UV com LEDs não são caras possuindo um bom custo benefício, obviamente quanto mais fontes você puder comprar melhor!

Habitáculo para cura:

Uma caixa opaca é perfeita para concentrar a luz UV onde ela precisa estar, coloque tudo dentro do mesmo recipiente e deixe a luz UV fazer o seu trabalho!

Note que a cura feita com luz UV não natural demora em média 30 a 40% a mais de tempo do que a feita ao sol, mas o resultado é praticamente o mesmo como se pode notar pela imagem acima, curada em câmara e a abaixo ao sol.

Para finalizar, uma nova importante : EVITE a todo custo se expor a luz UV, uma exposição direta e prolongada ou mesmo pequenas exposições sucessivas, podem ser altamente prejudicial para a saúde da sua pele podendo gerar até mesmo câncer em casos mais graves.

Agora você pode curar suas próprias peças a noite ou mesmo durante tempo ruim sem dores de cabeça! Não deixe de continuar acompanhando essa incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da MakerHero!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe