Como criar um aplicativo para o seu projeto com Arduino

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Neste post, veremos como criar um aplicativo customizado para os nossos projetos com Arduino, que pode ser instalado em qualquer dispositivo Android. Para isso, utilizaremos a plataforma MIT App Inventor 2 para criar um app que altera o estado do LED de um Arduino.

Como criar um aplicativo para o seu projeto com Arduino

O que é o MIT App Inventor?

É uma plataforma de código aberto, desenvolvida pela Google e mantida pelo MIT. Permite a criação de aplicativos para o sistema operacional Android utilizando uma linguagem de programação gráfica. Pode ser facilmente utilizado por pessoas com pouco conhecimento de programação possuindo ampla documentação e diversos tutoriais disponíveis online.

Material necessário

Para seguir o passo a passo apresentado nesse post, serão necessários os seguintes componentes:

Primeiros Passos com o App Inventor

1.Acesse este link e entre com sua conta Google.

2. Clique em Start a Blank Project para criar o seu primeiro projeto.

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3. Dê um nome para o seu projeto e clique em OK.

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4. Agora vamos adicionar um seletor de dispositivos Bluetooth e um botão ao nosso projeto para alterar o estado do LED no nosso Arduino. Em User Interface, se encontram os meios de interação do usuário com o aplicativo. Nessa aba, arraste ListPicker e Button para a simulação de tela de celular.

Como criar um aplicativo para o seu projeto com Arduino

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Na aba lateral direita Properties, você pode alterar o texto (text) que aparece no componente, a Altura (height) e Largura (width) desses componentes em função da largura e altura da tela do dispositivo.

5. Na aba Connectivity, estão os meios de comunicação do App com outros dispositivos e aplicações. Arraste BluetoothClient para tela de celular para habilitar a comunicação com o módulo Bluetooth conectado ao Arduino.

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6. Clique em Blocks, no canto superior direito da tela para iniciar a programação do Aplicativo.

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7. Agora, vamos adicionar os dispositivos Bluetooth encontrados pelo celular à lista de dispositivos. Para isso, selecionamos ListPicker1 e arrastamos o bloco BeforePicking – nele estarão contidas as ações que serão executadas logo quando o App for executado – e AfterPicking – nele estão as ações a serem executadas após o usuário selecionar um item da lista.

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8. Dentro de BeforePicking arrastamos o bloco Set ListPicker1 .Elements.

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9. Agora, dentro do componente BluetoothClient, arrastamos o bloco AddressesAndNames ao lado Elements conforme mostrado na imagem para definir os elementos da lista como o nome dos dispositivos Bluetooth.

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10. Adicionaremos um bloco if de Control dentro de After Picking.

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11. Adicionaremos o bloco Connect address de BluetoothClient ao bloco if para conectar a um dispositivo Bluetooth.

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12. Agora, adicionamos o bloco Selection de ListPicker para informar ao componente Bluetooth qual dispositivo conectar.

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13. Adicionamos o bloco SendText de BluetoothClient para enviar o texto para o módulo Bluetooth conectado ao Arduino.

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14. Arrastamos o bloco de text para definir o texto que desejamos enviar para o módulo. Esse texto vai depender da lógica implementada no código do Arduino. Para esse exemplo, enviaremos o comando “12345”.

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15. Adicionamos o bloco Click do componente Button1 e, dentro dele, colocamos os blocos para enviar o comando por Bluetooth novamente assim como fizemos nos passos 13 e 14.

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16. Está finalizada a programação do aplicativo! Basta clicar em Build na barra superior e selecionar App (provide QR code for .apk). Assim que o QR code aparecer na tela, escaneie o código com seu celular e instale o App.

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Montagem do circuito

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Para montagem desse circuito, basta conectar os pinos do Módulo Bluetooth da seguinte forma:

  • VCC → 5V do Arudino
  • GND → GND do Arduno
  • TXD → Pino D10 do Arduino
  • RXD → Conectado a dois resistores que, por sua vez, estão conectados um ao GND e outro ao Pino D12 do Arduino

Precisamos conectar um divisor de tensão ao pino RX do módulo bluetooth, pois esse trabalha com níveis lógicos de 3,3V, enquanto o Arduino tem níveis de 5V. O último passo é opcional, somente necessário em projetos onde desejamos enviar dados do Arduino para outro dispositivo.

Código

O módulo Bluetooth HC-05 envia os dados recebidos por ele ao Arduino como texto via comunicação Serial. Utilizaremos a biblioteca SoftwareSerial para usar os pinos D10 e D12, respectivamente, como RX e TX da comunicação serial com o módulo. Essa biblioteca permite que o módulo permaneça conectado durante a gravação de um novo sketch no Arduino.

No código abaixo, basta definir o comando esperado e o seu tamanho. Nesse caso, o comando é “12345” e o tamanho é 5.

/*
#------------------------#
| Bluetoth APP |
| |
| Ítalo Coelho |
#------------------------#
*/

#include <SoftwareSerial.h>

//Parâmetros de Configuração----------------------
#define Command_1 "12345" //Comando Esperado
#define Command_Size 5 //Tamanho do Comando

SoftwareSerial bluetooth( 10, 12); // RX, TX

void setup()
{
//Define o pino do LED interno como saída
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);

//Inicializa a comunicação com o módulo HC-05
bluetooth.begin(9600);

//Inicializa a comunicação serial padrão
Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
static bool state = false;
static String command = "";

if(bluetooth.available()) //Módulo recebeu dados
{
command += char(bluetooth.read());
delay(50);
}

if(command.length() == Command_Size)
{
Serial.println(command);

if(command == Command_1) //Comando recebido é igual ao comando esperado
{
state = !state;
digitalWrite(LED_BUILTIN, state); //Muda o estado do LED interno
}

command = "";

}
}

Conclusão

Com o circuito montado e o código carregado no Arduino, basta abrir o App e clicar no botão de cima para selecionar o módulo Bluetooth na lista de dispositivos e, depois, clicar no botão de baixo para alterar o estado do LED do Arduino.

Como criar um aplicativo para o seu projeto com Arduino

A partir de agora, as possibilidades de customização são infinitas. Você pode adicionar mais botões, imagens, caixas de textos e muitos outros componentes já disponíveis no MIT App Inventor, simplesmente arrastando eles para a tela do celular e implementando a lógica de funcionamento na aba design.

Gostou de aprender a fazer um aplicativo para o seu projeto com Arduino? Deixe um comentário aqui embaixo nos contando o que achou. Se restou alguma dúvida ou quiser compartilhar o resultado do seu projeto, acesse a nossa Comunidade Maker.

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