Como desentupir o bico de uma impressora 3D Deixe um comentário

Mais um lindo dia e a impressão está ocorrendo perfeitamente até que “do nada” ocorre um dos maiores pesadelos de quem é um feliz proprietário de uma impressora 3D: o bico entupiu! Calma! Este post é para justamente te ensinar a desentupir o bico de uma impressora 3D.

Ver a impressora trabalhando sem nenhum filamento saindo pode ser realmente frustrante. Mas é possível não apenas corrigir o problema como também evitar que isso aconteça. Para isso basta seguir as recomendações que estão abaixo. 

Como saber se o bico está entupido? 

Quando o resultado da impressão é uma peça frágil, temos um indício de sub extrusão resultante de um bico entupido. Quando isso acontece, a manutenção do hotend é necessária e urgente, antes que algo mais grave aconteça.

Como evitar o entupimento do bico da impressora 3D?

Veja abaixo algumas dicas de como evitar o entupimento do bico da impressora 3D. 

Velocidade de impressão

Quando trabalhamos com materiais flexíveis e ou que exijam temperaturas mais altas (como por exemplo Nylon), é importante respeitar o limite de velocidade imposto ao conjunto mecânico do equipamento. 

O que determinará a velocidade de impressão em equipamentos de tecnologia de filamento fundido é o conjunto de características do material que estiver sendo utilizado bem como a qualidade dos componentes de uso crítico da sua impressora. 

Para filamentos flexíveis em máquinas com bowden, não tente forçar nada acima dos 20 mm/s, principalmente se a sua extrusora for uma mk8 de plástico. Para mais informações sobre melhorias na impressora 3D, acesse o post “Upgrades na Creality Ender-3”. Para máquinas com direct drive não tente nada além dos 40 mm/s para flexíveis de média a alta dureza e 25 mm/s ou até menos para os flexíveis de baixa dureza. 

Qualidade do filamento

O filamento pode ser sim um dos grandes vilões para a saúde do hotend. Material com diâmetro fora do padrão pode fazer com o filamento fique entalado dentro do trato até o final do curso do hotend. Além disso, um filamento sujo pode fazer com que pequenos detritos (restos de poeira e outros corpos estranhos) formem uma verdadeira parede de sedimentos dentro da cavidade do bico ou na garganta do hotend.

Dica: Para prevenir dores de cabeça podemos criar um pequeno filtro para impurezas.  Envolva um pedaço de esponja limpo preso a uma braçadeira plástica ao redor do filamento. Assim a sujeira acaba ficando por ali antes de entrar para dentro do trajeto do hotend. 

Ventoinha do Hotend

A ventoinha do hotend é crucial para que o filamento se mantenha a uma temperatura estável antes de ser aquecido pelo cartucho aquecedor. Caso a mesma perca eficiência, o filamento irá aquecer antes do tempo expandindo dentro do corpo do hotend causando obstrução.

Por isso, é preciso manter a ventoinha sempre limpa e em boas condições. 

Tubo de PTFE carbonizado

O tubo de teflon possui vida útil limitada ao seu grau de qualidade e utilização. O tubo padrão que equipa os equipamentos de entrada não foi feito para lidar com temperaturas acima dos 240ºC. 

Um dos primeiros sinais do fim da vida útil do tubo é a sub-extrusão nas peças ou barulhos de filamento patinando na extrusora. Quando isso acontecer, faça substituição do tubo PTFE para evitar o entupimento do bico.

Como desentupir o bico de uma impressora 3D

Caso o entupimento não seja severo, você pode simplesmente utilizar uma agulha de limpeza.

desentupidor de bico para impressora 3D

Pré aqueça o bico até a temperatura de trabalho do último filamento utilizado e introduza a mesma dentro do bico com firmeza para dentro e para fora até sentir que não existe mais resistência dentro do bico. Feito isso, retire a agulha e mande a extrusora empurrar o filamento.

O entupimento severo ocorre quando o filamento fica preso não apenas no bico, mas também invade brechas no bloco aquecedor. A melhor maneira de corrigir o problema é aquecendo o bloco utilizando um pequeno maçarico. 

usando maçarico para desentupir o bico

Na falta de um maçarico, você pode realizar o procedimento utilizando um fogão: aqueça o conjunto (sem permitir que o bico ou o bloco fiquem laranjas) e retire o filamento amolecido de dentro com uma pinça fina. 

Dica: Ao colocar o bloco ou o bico em seu lugar, lembre-se de apertar o conjunto. Dê a primeira volta da rosca a frio e o restante com o conjunto aquecido a 190ºC sem filamento. Assim você vai garantir que o conjunto fique bem apertado evitando o tão temido e indesejável vazamento de material pelo bloco aquecedor. 

Dica: Caso o vazamento aconteça, basta retirar o filamento da extrusora e com o hotend ainda aquecido limpar com uma pinça. Feito isso, verifique se o bloco e o bico estão bem apertados, se o tubo de teflon está na posição correta e se não existem sinais de desgaste excessivo nas roscas. Caso existam tais sinais, utilize um pouco de fita veda rosca para evitar tais vazamentos. 

desentupir bico

Com tudo verificado e em dia, é hora de voltar a trabalhar! 

Gostou de conhecer os procedimentos para desentupir o bico da sua impressora 3D e manter tudo sempre em dia? Então não deixe de continuar acompanhando essa incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da FilipeFlop! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *