Imagem-BANNER-DESTAQUE-BLOG- confecção de pcb de forma caseira

Como fazer uma placa de circuito impresso de forma caseira 1

Nesse post você vai aprender como fazer uma placa de circuito impresso em sua própria casa.

Uma PCB (Printed Circuit Board) em inglês ou PCI (Placa de Circuito Impresso) em português é responsável por realizar as conexões elétricas e proporcionar fixação mecânica entre os componentes eletrônicos de um dispositivo.  As placas são compostas por um substrato (base) não condutor, geralmente fenolite ou fibra de vidro, e uma ou mais camadas de material condutor, geralmente cobre.

As placas de circuito impresso presentes nos dispositivos comerciais possuem diversas camadas por onde passam as trilhas condutoras. Para fabricação caseira, é conveniente utilizar apenas uma camada  por placa.

Material Necessário

Para fazer sua própria placa de circuito impresso em casa você vai precisar de:

  • Placa de fenolite
  • Papel fotográfico
  • Percloreto de ferro
  • Palha de Aço
  • Detergente
  • Fio ou Barbante
  • Fita Adesiva
  • Recipiente Plástico
  • Ferro de passar roupa
  • Impressora a laser
  • Furadeira ou Furador de PCB

Uma excelente opção para confeccionar sua PCB é o kit completo para produção de placas de circuito impresso.

Por que fazer uma placa de circuito impresso?

Muitas vezes criamos projetos tão úteis e legais que queremos guardar para sempre ou utilizar no nosso dia a dia. Manter o projeto numa protoboard é inviável pois as conexões são frágeis, o espaço físico ocupado é muito grande e a chance de algo dar errado é extremamente alta.

Nesses casos o primeiro impulso da maioria dos makers é utilizar uma placa perfurada, porém essa solução é ideal apenas para prototipagem e não para o projeto definitivo.

Quando trabalhamos com uma placa perfurada é necessário utilizar fios para fazer algumas das conexões, fazendo com que as dimensões do projeto sejam muito maiores e as conexões sejam mais frágeis em comparação a uma placa de circuito impresso.

Como desenhar uma placa de circuito impresso?

Existem diversos programas disponíveis de forma gratuita para o projeto de PCB como, por exemplo, o KiCad e o EasyEDA. Entre esses, o EasyEDA é o mais fácil para principiantes já que possui um grande inventário de componentes a disposição do usuário, incluindo placas e módulos Arduino.

Circuito da PCB no EasyEDA

No início é interessante manter a espessura das trilhas e o espaçamento entre elas maiores que 0,5 mm utilizando a camada inferior para as trilhas e a superior apenas para os componentes.

Com o design da PCB pronto, você deve exportar a camada inferior do design em PDF e imprimi-lo em papel fotográfico utilizando uma impressora laser. Caso a impressão seja feita com jato de tinta o processo não vai funcionar.

Confeccionando sua primeira placa de circuito impresso 

Para iniciar o processo, devemos lavar o lado cobreado da fenolite com detergente e palha de aço e depois secar com papel toalha.

Placa fenolite para PCB

Corte a impressão no tamanho correto, deixando duas pequenas abas como na imagem acima. Utilize as abas para prender o papel na placa com auxílio de uma fita adesiva.

Gentilmente, passe o ferro de passar roupa em temperatura máxima sobre a placa por 5 minutos. Após esse tempo, jogue a placa em um recipiente com água fria e retire o papel esfregando gentilmente com os dedos. Seque a placa com cuidado! Nesse momento confira se o seu design foi transferido corretamente para a placa, caso haja alguma pequena falha corrija com auxílio de uma régua e uma caneta permanente preta. A placa ficará dessa assim:

Placa de circuito impresso passada

Em um recipiente de vidro, plástico ou cerâmica coloque a placa presa por um fio ou barbante e despeje o Percloreto de Ferro até que cubra totalmente a placa. Utilize o barbante para movimentar a placa na solução. É importante lembrar que devemos evitar contato direto com Percloreto, que apesar de não ser tóxico, mancha facilmente as roupas e corrói metais se exposto por tempo suficiente.

PCB no percloreto

Quando não for mais visível nenhuma superfície de cobre, lave a placa em água corrente e esfregue com palha de aço e detergente até que as trilhas em cobre estejam visíveis.

Placa de circuito impresso pronta e corroída

A sua PCB está pronta!

Agora só resta fazer os furos para os terminais dos componentes e solda-los. Para isso faça uma pequena marcação com um prego e fure com uma broca de 1 mm. Alternativamente, existem furadores de PCB extremamente práticos e acessíveis que agilizam consideravelmente o processo. Caso não tenha experiência soldando componentes eletrônicos acesse nosso post “Como soldar componentes eletrônicos“.

circuito soldado na placa de circuito impresso

Aplicações

Que tal colocar em prática o que você aprendeu e criar uma PCB para um dos projetos abaixo:

Gostou de aprender como fazer uma Placa de Circuíto Impresso em casa? Deixe um comentário abaixo contando o que achou do post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um Comentário

  1. Parabéns pela Postagem Ítalo!!!
    Muito bem detalhada e de fácil entendimento!!!