Como funciona um conversor de tensão DC-DC? 2

São vários os tipos de conversores de tensão DC-DC disponíveis no mercado e a escolha do modelo ideal para o desenvolvimento de um projeto eletrônico pode ser complicada, já que os termos Buck, Boost, Step-Down e Step-Up podem ficar um pouco confusos no momento da escolha, principalmente para quem é leigo no assunto. 

Conversor de tensão DC-DC Step Up

Por essa razão, neste tutorial vamos esclarecer algumas informações sobre os conversores DC-DC.

O que é um conversor DC-DC?

Dentro da Engenharia Elétrica e Eletrônica, um conversor DC-DC (ou CC-CC, DC-Direct Current / CC-Corrente Contínua) é um circuito eletrônico que converte uma tensão ou corrente contínua que tem uma determinada amplitude, em outra tensão ou corrente contínua com outra amplitude diferente.

O conversor DC-DC é utilizado quando a tensão disponível é originária de uma fonte de alimentação DC (pilhas, bateria, retificador) e a carga (placa de desenvolvimento, circuito ou componente) exige um valor diferente de tensão para seu funcionamento. 

Como exemplo, podemos citar um NodeMCU ESP8266 alimentado por bateria. Uma bateria de lítio-polímero geralmente dispõe 3,7 V em sua saída. Já o NodeMCU exige uma tensão entre 5 e 12V para o funcionamento. Nesse caso, precisamos converter a tensão de 3,7 V em no mínimo 5 V e, para isso, utiliza-se um conversor de tensão step-up (também conhecido como conversor boost).

Circuito alimentação NodeMCU com bateria

Como funciona um conversor de tensão DC-DC?

Um conversor de tensão DC-DC geralmente realiza a conversão aplicando, com determinada frequência (usualmente na faixa de 100 kHz a 5 MHz), uma tensão contínua pulsada em um indutor (ou capacitor) , fazendo com que o fluxo de corrente gere energia magnética (ou elétrica) armazenada, que é então aproveitada em uma saída. Em outras palavras, um conversor de tensão DC-DC armazena a energia gerada em função da tensão contínua pulsada aplicada em um indutor ou capacitor e a utiliza em sua saída.

Para realização deste tipo de conversão é utilizado o método de Modulação por Largura de Pulso (Pulse Width Modulation, PWM). 

Conversor de tensão x Regulador de tensão

Um conversor apresenta uma eficiência consideravelmente maior do que um regulador de tensão linear, sendo que o conversor conta com perda de 12% da potência, enquanto o regulador demonstra perda de 50%. Devido à alta dissipação de potência, o regulador aquece muito e exige o uso de um dissipador de calor, sendo uma outra desvantagem quando comparado com o conversor.

Além disso, com um regulador de tensão não é possível gerar tensões na saída maiores que sua tensão de alimentação na entrada

Uma desvantagem de conversores chaveados é o ruído eletrônico gerado a altas frequências, que muitas vezes precisam ser filtrados.

Conversor Buck

O conversor buck (step-down ou conversor abaixador) é um conversor DC-DC que diminui a tensão (enquanto aumenta a corrente) de sua entrada (alimentação) para sua saída (carga). É um tipo de fonte chaveada (SMPS) que normalmente contém pelo menos dois semicondutores (um diodo e um transistor) e pelo menos um elemento de armazenamento de energia (capacitor, indutor ou os dois combinados).

Conversor de tensão DC-DC Buck

Conversores buck são utilizados, por exemplo, para reduzir a tensão das baterias de notebooks, (12 – 24 V) fornecendo os poucos volts (1,8V) necessários ao funcionamento dos processadores.

Conversor Boost

Um conversor boost (step-up ou conversor amplificador) é um conversor DC-DC que aumenta a tensão (enquanto diminui a corrente) de sua entrada (alimentação) para sua saída (carga). Assim como o conversor buck, é uma classe de fonte de alimentação comutada (SMPS) contendo pelo menos dois semicondutores (um diodo e um transistor) e pelo menos um elemento de armazenamento de energia (capacitor, indutor ou os dois em combinação). 

Conversor de tensão DC-DC Boost

Conversores boost são utilizados, por exemplo, para aumentar a tensão das baterias de lítio (3,7V) fornecendo a tensão necessária (5 V) para o funcionamento de placa de desenvolvimento, como o Arduino, NodeMCU ou Raspberry Pi.

Conversor Buck-Boost

Um conversor buck-boost é um circuito eletrônico utilizado para converter uma tensão DC em outra tensão DC de polaridade oposta e valor diverso ou igual. Sua topologia é uma associação do conversor abaixador buck e do conversor amplificador boost

Conversor de tensão DC-DC Buck-Boost

A principal característica que o destaca é a capacidade de obter tensões de saída com um valor maior ou menor que a entrada.

Modelos de conversores DC-DC

Abaixo estão alguns modelos de conversores DC-DC, do tipo buck, boost e buck-boost:

Gostou de aprender um pouco sobre os conversores de tensão DC-DC? Deixem suas dúvidas nos comentários. Para mais conteúdos como esse acesse nosso blog. Para não perder nenhuma novidade da MakerHero, não deixe de acompanhar nosso Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. Posso utilizar um conversor step down para alimentar diretamente um ESP12-E com 3.3V sem utilizar um regulador de tensão?

    1. Olá,

      Sim, você pode utilizar o conversor step down no lugar do regulador, desde que a saída esteja ajustada para 3,3 V.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero