Como instalar sonoff: faça você mesmo! 6

Neste post, veremos como instalar Sonoff na sua casa. Esses dispositivos são alguns dos produtos mais conhecidos de automação residencial. Isso se deve ao seu custo acessível, facilidade de instalação e ótima funcionalidade.

Como instalar sonoff: faça você mesmo!

Existem diversos modelos de dispositivo Sonoff disponíveis, para saber qual modelo é mais adequado para a sua necessidade acesse o post “Qual dispositivo Sonoff Comprar?“ ou assista ao vídeo “Apresentando: RELÉS SONOFF | MakerHero“. Neste post, veremos como instalar o Sonoff mini, mas o processo é similar para os demais modelos.

Instalação

Antes de começar a fazer qualquer coisa, desligue o disjuntor responsável pelo cômodo onde o dispositivo será instalado. De forma alguma tente instalar esse dispositivo com a rede energizada.

COR FUNÇÃO
Azul Neutro
Preto Fase
Verde Terra
Amarelo Retorno

A tabela acima apresenta o padrão de cor dos fios para instalação elétrica. O retorno está conectado à lâmpada que o interruptor controla já a fase, o neutro e o terra vêm da rede elétrica. Caso a instalação não siga o padrão, pode ser utilizada uma ferramenta de teste de tensão, conforme a imagem abaixo, a luz da chave acenderá quando encostada no fio corresponde a fase. Ao utilizar essa ferramenta é necessário ser extremamente cuidadoso para não encostar na mesma parte de metal que encosta no fio energizado.

Como instalar sonoff: faça você mesmo!

O Sonoff mini geralmente é utilizado para transformar um interruptor comum em um interruptor inteligente. No Brasil, é muito comum que a caixa do interruptor não possua o fio neutro, necessário para instalação do dispositivo, então é importante certificar que ele esteja disponível.

Como instalar sonoff: faça você mesmo!

Em um interruptor convencional são ligados apenas a fase e o retorno. No Sonoff é necessário ligar também o neutro, já que o dispositivo utiliza energia elétrica para se conectar a rede WiFi. O neutro é ligado no borne N in do Sonoff, a fase é ligada ao L in e o retorno ao L out. Já o interruptor deve ter seus terminais ligados exclusivamente nos bornes S1 e S2 do dispositivo. Agora é só colocar o Sonoff dentro da caixa do interruptor e usar.

Aplicativo

Com o dispositivo instalado, basta realizar a configuração da sua rede WiFi no aplicativo eWeLink para Android ou iOS. O processo é extremamente simples, após criar uma conta no serviço eWeLink, siga os passos da imagem abaixo inserindo os dados da sua rede WiFi e o nome desejado para o dispositivo.

Como instalar sonoff: faça você mesmo!

Agora você pode utilizar a sua conta eWeLink para controlar seu Sonoff através de assistentes de voz como a Alexa e o Google Assistant, ou usar os controles disponíveis no próprio aplicativo da eWeLink.

Gostou de aprender a instalar um Sonoff sozinho?


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

6 Comentários

  1. O interruptor Sonoff funcionará normalmente caso eu desligue o interruptor comum? Ou o comum precisa ficar ligado direto para que o Sonoff funcione?

  2. Que legal. Estou terminando a obra da casa e comprei 3 interruptores da “avatto”. Contudo para o meu quarto terei teclas paralelas convencionais sobre a cama. Vou precisar de sonoff mini para desligar? Sou leigo. Grato pela postagem

    1. Olá Lucas,

      Não, no caso os interruptores que adquirisse são conectados como interruptores normais, não é preciso instalar um sonoff para desligar.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  3. Show! Valeu a explicação, tentarei no meu apto que será entregue no próximo mês 🙂
    Mas, uma dúvida… na minha sala terei interruptor com dois botões, um que liga a luz central e o outro que ligam os spots. Serão necessários dois sonoffs neste caso ou poderei instalar tudo num só e programar para acender individualmente as luzes (tipo só quero que acendam os spots e deixar a luz central apagada)?

    1. Que bom que gostou, Patricia! Nesse caso, para ter controle individual das lâmpadas, você vai precisar de dois Sonoffs Mini.

  4. Sou muito grato pelo conhecimento aqui adquirido .