Como utilizar o Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4

Como utilizar o Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4 2

O Cooler para Case Raspberry Pi 4 é um acessório oficial para a placa Raspberry Pi 4, desenvolvido principalmente para usuários avançados. Esse cooler mantém a sua placa em uma temperatura de operação confortável, mesmo quando está executando programas mais pesados.

Como utilizar o Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4

Esse cooler se fixa facilmente na case, permitindo que tudo opere de maneira tranquila, além de evitar superaquecimentos.

Especificações do Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4

Como utilizar o Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4

Abaixo você encontra as principais características do Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4:

  • Encaixe fácil e rápido na tampa da Case Oficial Raspberry Pi 4;
  • Ventilador controlado por temperatura, fornece até 1,4 CFM de fluxo de ar sobre o processador, memória e CI de gerenciamento de energia;
  • Tensão de entrada de 5 V via GPIO da Raspberry Pi 4;
  • Controle pode ser feito por PWM manualmente pelo usuário;
  • Acompanha dissipador de calor auto adesivo de 18 mm × 18 mm × 10 mm, que melhora a transferência de calor do processador.

Desempenho do Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4

Assim como qualquer outro eletrônico, a Raspberry Pi gera calor quando está em funcionamento. Além disso, são três as principais causas que podem aumentar ainda mais a temperatura da placa: o uso de uma case, a frequência de clock acima de 1,8 GHz (overclock) e a temperatura do ambiente elevada.

Por esse motivo, foram realizados testes em três situações distintas, todos feitos durante uma compilação quad-core do kernel Linux:

  1. Sem case;
  2. Com case e sem cooler;
  3. Com case e com cooler.

Veja abaixo o resultado:

Como utilizar o Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4

Podemos ver que, quando a Raspberry Pi 4 opera sem case (situação 1), a temperatura fica próxima aos 70º C. Já quando se trabalha com uma case sem cooler (situação 2), a temperatura de operação passa dos 80º C e há um atraso na compilação. Quando o cooler é inserido na case (situação 3), a temperatura de operação é menor que 70ºC e o tempo de compilação é igual ao tempo da situação 1.

Ou seja, o Cooler para Case Raspberry Pi 4 proporciona um melhor desempenho para a placa e ainda a mantém protegida, já que a mesma está dentro da case.

Montagem do Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4

Veja abaixo como montar o Cooler na Case da Raspberry Pi 4:

  1. Remova o cartão SD e coloque a Raspberry Pi na metade inferior (base) da case. Tome cuidado para alinhar os orifícios de montagem nos cantos com as saliências da caixa;
  2. Insira o cooler na metade superior (tampa) da case, com a etiqueta verde voltada para fora da tampa. Empurre com cuidado, mas com firmeza;
  3. Para instalar o dissipador de calor, retire o protetor do adesivo na base do dissipador, posicione-o centralmente sobre o processador e pressione-o suavemente na posição;
  4. Conecte os três fios do cooler aos pinos GPIO da Raspberry Pi, conforme mostrado no diagrama abaixo;
  5. Coloque a tampa da case na base.

Como utilizar o Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4

Utilização do Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4

Depois da instalação do cooler, por padrão, ele estará ligado sempre que a Raspberry Pi estiver em execução. Você pode configurá-lo para ligar somente quando a Raspberry Pi atingir a temperatura que você escolher.

Usando uma versão recente do Raspberry Pi OS, primeiro atualize, para recuperar todas as alterações recentes no sistema operacional:

  1. Abra o Terminal;
  2. Digite “sudo apt update” e depois “sudo apt full-upgrade”;
  3. Clique no ícone da Raspberry Pi no canto superior esquerdo e selecione Preferências e, em seguida, Configuração da Raspberry Pi;
  4. Selecione a guia Desempenho;
  5. Ao lado de Cooler, selecione “Ativado”;
  6. Ao conectar seu cooler conforme mostrado acima, o padrão de 14 para GPIO não precisa ser alterado;
  7. Selecione a temperatura na qual deseja que o cooler seja ativado. O padrão é 80° C, mas você pode ajustar conforme necessidade.

Conclusão

O Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4 é um acessório fundamental para os usuários que desejam explorar todos os potenciais da placa e ao mesmo tempo desejam evitar travamentos devido a um superaquecimento. A instalação é muito fácil e rápida, em poucos minutos você completa a montagem e a configuração do cooler.

Como utilizar o Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4

Gostou de conhecer mais detalhes do Cooler para Case Oficial Raspberry Pi 4? Ele já está disponível na loja da FilipeFlop assim como outros produtos da linha Raspberry Pi. Não deixe de conferir 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Este cooler tmb pode ser utilizado com o Case Oficial do Raspberry 3B+ ?

    1. Olá Ruy,

      Não, ele só encaixa na case oficial da Raspberry Pi 4.

      Abraço!
      Rosana – Equipe FilipeFlop