Comprar ou montar uma impressora 3D? 1

Comprar ou montar uma impressora 3D? Eis a questão!

Este post vem responder uma pergunta que fica na mente de todos os makers e entusiastas que estão iniciando a sua jornada pelo universo da impressão 3D.

Tal questionamento ganha força não apenas pela nossa imensa vontade de sempre “colocar a mão na massa”,  mas também devido ao imenso leque de projetos e possibilidades oferecidos pela comunidade de impressoras 3D de projetos abertos RepRap (Rapid Replication).

Dito isso, vamos responder a essa pergunta verificando qual solução vai atender melhor o seu caso. Vamos lá?

RepRap? O que é isso?

O que é RepRap?

Impressão 3d não é de fato uma novidade no leque de invenções, sendo as primeiras de tecnologia FFF tendo aparecido já nos anos 70! Desde essa época as patentes requeridas impediam a sua disseminação como é hoje tanto na cultura maker quanto no mercado.

Com a aproximação da quebra das patentes que impediam a disseminação das tecnologias de impressão 3D FFF, que iria ocorrer em 2009, o engenheiro e matemático Adrian Bowyer, em 2004, pensava em já aproveitar este momento. Nascendo assim, o embrião do projeto REPRAP.

REPRAP seria uma máquina capaz de fazer peças para ser tornar auto replicável. E isso é vital pois, a própria palavra REPRAP é uma sigla para “Replicator For Rapid Prototyping”. Sendo um projeto totalmente colaborativo e aberto, isso abriu as portas do mercado para que novas empresas fossem criadas, além de possibilitar que novos projetos nascessem dia após dia com diferentes características!

Adrian Bowyer (esquerda) e Vik Olliver (a direita) com duas RepRaps sendo uma feita a partir da outra!

Dito isso, vamos agora conhecer alguns destes incríveis projetos!

Prusa Rework

Impressora Prusa Rework

Sem dúvida um dos projetos de máquina cartesiana mais replicados do mundo, seja por makers ou mesmo empresas. Sua simplicidade e baixo custo permite ser executada de forma correta a construção de um equipamento bastante confiável e capaz de entregar resultados acima das expectativas na grande maioria das vezes.

Snappy V3

Snappy V3 - Uma impressora montada

O projeto Snappy entrou para o Guinness Book como sendo a impressora 3D com mais de 90% de suas peças feitas literalmente a partir de outra impressora onde até mesmo os parafusos, base para movimentação da mesa aquecida e berço do hotend foram impressos e encaixados sem a ajuda de partes metálicas, colas e outros.

Graber I3

Grabber I3 - Um outro modelo de impressora 3D "artesanal"

Um projeto bastante conhecido no Brasil que ainda resiste sendo bastante popular para todos aqueles que desejam aprender mais sobre a construção de impressoras 3D, apesar da idade relativamente avançada.

Quando construir uma impressora 3D é melhor?

É indicado montar uma impressora 3D a partir de um projeto aberto quando se deseja aprender a fundo sobre o seu funcionamento bem como aplicar melhorias próprias e/ou se deseja criar o seu próprio projeto de máquina!

Vale a pena montar uma impressora 3D

Quanto custa construir uma impressora 3D?

O kit contendo a eletrônica básica (normalmente Arduino Mega + Shield Ramps 1.4 e drivers Pololu), 5 motores de passo Nema 17, hotend, frame, rolamentos e fusos costuma oscilar entre 1300 e 1800 reais, dependendo da flutuação cambial e estoques das lojas especializadas em artigos para makers.

E a garantia?

Neste caso a garantia será individual para cada peça em separado que você comprar, o que não te garantirá nenhum suporte do vendedor na sua utilização. No Brasil a garantia legal é de 90 dias para cada peça comprada.

Dica: Lembre-se que você pode sempre contar com a comunidade! A comunidade de impressão 3D possui bastante documentação para ajudar todos aqueles que desejam construir o seu próprio equipamento , desde os foruns presentes no site Reprap.org até os canais de comunidades de diversos países, presentes nas redes sociais.

Posso alcançar bons resultados se eu desejar construir?

Com certeza! Máquinas bem construídas com os materiais certos e com a calibragem bem feita não devem em nada a máquinas fabricadas por empresas!

E as máquinas feitas por empresas? Elas são melhores do que as RepRaps?

As máquinas feitas por empresas são, na grande maioria dos casos, derivadas de projetos abertos e possuem como principal vantagem o fato de já chegarem ao consumidor prontas ou semi prontas para uso, além de contarem com garantia do fabricante e suporte técnico para o proprietário.

Quando comprar uma já pronta?

Comprar uma máquina já pronta é ideal para você que já quer começar a imprimir o mais rápido possível.Também é para todos aqueles que desejam contar sempre com garantia total do equipamento e suporte técnico da fabricante, o que é ideal para empresas que utilizam impressoras 3D como ferramentas de trabalho por exemplo.

Alguns modelos de impressora 3D já prontas:

Para todos os orçamentos e volumes de impressão

Sim, existem diversos modelos com propostas desde hobbistas até mesmo empresas que demandam altíssimo desempenho e áreas de impressão realmente grandes, tudo depende do orçamento disponível e do que se deseja alcançar com o equipamento!

As de fábrica vem realmente prontas para uso?

A resposta neste caso é um sonoro “Depende!”.

Mesmo se você comprar, vai ter que montar uma impressora 3D de alguma forma!

Muitas máquinas de baixo custo como por exemplo as de fabricantes chinesas costumam vir muito bem embaladas em forma de Kits para montagem rápida. Para quem está começando pode parecer um pouquinho assustador, mas seguindo o manual em menos de uma hora você já estará com a sua máquina montada e pronta para uso!

E a garantia?

No Brasil a garantia de qualquer produto comprado de empresas nacionais é de no mínimo 90 dias.

Suporte técnico pós venda

É praxe que as empresas revendedoras e fabricantes de impressoras 3D no Brasil ofereçam suporte técnico para tirar dúvidas quanto a utilização do equipamento adquirido, além disso você sempre poderá contar com as comunidades de impressão 3D presentes nas redes sociais.

Rede de assistência técnica

SIm! Alguns fabricantes nacionais oferecem este serviço tornando a vida ainda mais simples caso o equipamento apresente algum problema que você não possa resolver,  o que é ideal para ganhar agilidade no meio profissional.

Peças sempre perfeitas (ou quase)

Comprar ou montar impressora 3D pode render boas peças igualmente!

Equipamentos fabricados por empresas geralmente vem ajustados e prontos para uso, bastando executar corretamente a modelagem e o correto fatiamento do projeto a fim de se obter sempre os melhores resultados possíveis!

Agora que você já tem uma boa base para poder avaliar qual é a opção que melhor se encaixa no seu caso é hora de colocar a mão na massa! Seja qual for a sua escolha, comprar ou montar uma impressora 3D, a jornada rumo a dominar o universo da impressão 3D está apenas começando!

Gostou do post comprar ou montar uma impressora 3D? Deixe um comentário abaixo dizendo o que achou. Para mais conteúdos sobre impressão 3D, acesse o blog.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

Um Comentário

  1. Gostei muito do posto, esclarecedor!! Obrigado Guilherme!