Capa do artigo configurando corretamente o Freecad do Blog da MakerHero

Configurando corretamente o FreeCAD Deixe um comentário

Configurando o FreeCad | Introdução

Modelar em FreeCAD não é o mesmo que dirigir um Fusca. Está mais para uma pilotar uma aeronave: absolutamente tudo deve ser planejado, antes de levantarmos vôo. E vamos dar o primeiro passo configurando o FreeCad.

Se você ainda não instalou o software, corre no site da Freecad para iniciarmos a configuração.

Vamos aprender algumas configurações básicas do FreeCAD, que vão poupar muito tempo e evitar muitas dores de cabeça!

Vamos no menu Edit -> Preferences: a janela que abre tem uma barra vertical à esquerda, com os menus principais.

Vamos às principais caixas (à esquerda da tela, na vertical) e suas abas (horizontal, no alto):

printscreen 1 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba General do menu General.

Menu General

Aba General

Change language: Mantenha a língua inglesa, de preferência. Já que ainda há pouco material em português, isto evita confusões nos termos que vamos adotar. Se você não domina o inglês, é uma boa chance de praticar!

Size of toolbar icons: tamanho dos ícones. Quanto maiores os ícones, menor a área de visualização 3D na tela. Portanto, prefira ícones pequenos. Ou encontre um tamanho que não force a visão. Lembre-se que você passa muitas horas por dia na frente do computador, mas não terá 20 anos prá sempre.

Tree View Mode: Isto é muito importante! Como vamos visualizar as caixas Combo, Property View e Tree View, ou seja, as ferramentas de criação, propriedades e a árvore de visualização dos objetos. Escolha a opção “Tree View and Property View”.

Start up -> Auto load module after start up: Por padrão, ao inicializar, o FreeCAD carrega a bancada Start, com links para últimos arquivos abertos, tutoriais, etc… Você pode deixar desta forma, mas começar o FreeCAD na bancada Draft também é uma boa escolha.

Aba Document

printscreen 2 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba Document do menu General.

Create new document at startup: cria um novo documento, quando você abre o FreeCAD.

Using Undo/Redo on documents: quantidade de vezes que você pode desfazer uma operação, utilizando Ctrl-Z. Marque esta opção e suba o valor para 99 (máximo), por via das dúvidas.

Storage: armazenamento de arquivos.

Run Auto Recovery at startup: mantenha este valor marcado. Se o FreeCAD sofrer um crash de sistema, facilitará a recuperação do arquivo.

Save AutoRecovery information every: 10 minutos é um valor ótimo, pois o processo de salvar um documento no FreeCAD é rápido. Numa eventual falha do sistema, seu trabalho estará salvo. Você terá perdido, no máximo, 10 minutos de trabalho.

Save thumbnail into project file when saving documents: permite a pré-visualização do modelo pelo gerenciador de arquivos.

Aba Selection

printscreen 3 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba Selection do menu General.

Auto expand tree item when the corresponding object is selected in 3D view: expande a árvore de arquivos quando você seleciona um item, apontando para este item na árvore.

Aba Macro

printscreen 4 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba Macro do menu General.

Macro Path: pasta onde se localizam as macros.

Aba Units

printscreen 5 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba Units do menu General.

Unit System: Aqui é que mora o perigo! Depende do que você está modelando! No geral, utilizamos o sistema Standard, com unidades em milímetros, para impressão 3D e projetos mecânicos em geral. Para construção civil, prefira o sistema MKS, em metros. Se você estiver prestando serviços no exterior, informe-se sobre qual sistema de medidas seu cliente adota.

Menu Display

Aba 3D View

printscreen 6 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba 3D view do menu Display.

Show coordinate system in the corner: Muito importante marcar! Precisamos a todo momento ver o eixo de coordenadas cartesianas, no canto da tela, e saber para qual direção estamos olhando, no modelo.

Remember active workbench by tab: É comum trabalharmos com várias abas abertas no FreeCAD. Por exemplo: eu trabalho sempre com duas abas: uma para o modelo e outra para a tabela, onde faço as parametrizações do modelo. Convém manter ativa, no modelo, a bancada que estou trabalhando naquele momento. Já na aba onde fica a tabela, é preferível manter sempre a bancada Spreadsheet.

Use software OpenGL: melhora o desempenho do FreeCAD, sensivelmente. Mas pode ocasionar erros em alguns sistemas. No Ubuntu 18.04, funciona perfeitamente.

Camera type: define se vamos visualizar o modelo em vistas ortográficas com com pontos de fuga, mas somente durante a renderização.

Aba Navigation

printscreen 7 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba Navigation do menu Display.

3D Navigation: define o comportamento do mouse durante a navegação. Se você já está acostumado com o Blender, escolha esta opção. Ou sinta-se livre para escolher aquela que mais lhe agrada.

Zoom at cursor: marque esta opção para o zoom seguir o ponteiro do mouse, sempre.

Menu Part Design

Aba General

printscreen 8 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba General do Menu Part Design.

Marque as 3 opções para um melhor refinamento do modelo.

Aba Shape Appearance

printscreen 9 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba Shape Appearence do Menu Part Design.

Shape color: define a cor padrão dos sólidos criados. A opção random escolhe um valor aleatório, para cada novo sólido.

Line color: define a cor padrão das linhas, para cada sólido criado. Deixe preto, afinal, você é um desenhista técnico.

Line width: define a espessura padrão das linhas, sendo que 1 a 3 px é o suficiente para uma ótima visualização do modelo.

Vertex color: define a cor padrão dos vértices. Convém que seja a mesma das linhas.

Vertex size: define o tamanho padrão dos vértices. Convém que seja o mesmo das linhas.

Two side rendering: deixe desabilitado, a menos que você encontre algum motivo muito especial para usar esta ferramenta. A renderização de dupla face exige também o dobro de processamento e, se você trabalha com 3D, você não quer desperdiçar tempo do processador!

Default annotation color -> Text color: a cor padrão das anotações, na bancada Draft.

Menu Draft

Aba Grid and Snapping

printscreen 10 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba Grid and Snapping do Menu Draft.

Always snap: funciona como um imã, para marcarmos determinados pontos específicos no modelo, como o ponto médio de uma reta ou o centro de um círculo.

Show Draft Snap toolbar: deixa sempre a mostra a ferramenta de seleção de pontos. Deixe habilitada, pois falaremos mais destas ferramentas, num artigo dedicado à bancada Draft.

Always show the grid: manter o grid habilitado nos ajuda a visualizar as dimensões dos objetos mais facilmente.

Main lines every: densidade de linhas mestras, que aparecem mais ressaltadas no grid. Também ajuda a visualizar as dimensões dos objetos. Como trabalhamos com unidades decimais, o valor 10 é perfeito.

Grid spacing: Qual o tamanho dos objetos que você costuma modelar? Se trabalha com mecânica ou impressão 3D, prefere unidades em milímetros, certo? Então convém visualizar uma malha com 1mm de distância entre cada linha, para melhor visualização das dimensões. Se trabalha com móveis, uma malha de 1 a 10 cm pode ser mais conveniente. Se constrói casas ou prédios, vai preferir uma malha de 1 a 10 metros, dependendo da obra.

Grid size: o tamanho total da malha, e aqui vai o pulo do gato! Convém que a malha seja igual à mesa da nossa impressora 3D ou, se você tem uma CNC, a mesa de sacrifício. Isto para que, quando estivermos projetando alguma coisa, tenhamos uma noção mais aproximada do tamanho real dos objetos E também nos certificarmos de que eles caberão na mesa de impressão, de forma a evitar a impressão de objetos em múltiplas partes. Se você trabalha na construção civil, o tamanho do terreno deve servir de referência. No tópico anterior, definimos um espaçamento de 1mm, entre as linhas do grid. Então, é simples: se a mesa da sua impressora 3D tem 200 mm de largura, e você quer um espaçamento de 1mm entre as linhas, então precisa de 200 linhas. Se tiver uma mesa de 400 mm de largura, são 400 linhas, e assim proporcionalmente. Para uma mesa de 200 mm e espaçamento de 10 mm, basta dividirmos 200 por 10: são 20 linhas.

Aba Text and Dimensions

Nesta aba, definimos o tipo e tamanho de fonte para textos e as cotas de dimensionamento, além dos tipos de setas, distâncias e orientação de texto.

printscreen 11 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba Text and Dimensions do Menu Draft.

Menu Sketcher

Aba General

printscreen 12 da tela de configuração do freecad
Freecad – configurando a aba General do Menu Sketcher.

Show grid: habilita o grid. A bancada Sketcher tem um grid próprio, independente do grid que visualizamos normalmente no FreeCAD.

Auto constraint: habilita as restrições automáticas. Vamos aprender o que são e como funcionam as restrições em outro artigo, dedicado à bancada Sketcher. Por enquanto, deixe marcado.

Avoid redundant auto constraint: Evita restrições redundantes no esboço. Deixe marcado.

Auto remove redundants: remove automaticamente restrições redundantes no esboço. Deixe marcado, para seu próprio bem!

E se você chegou até aqui, parabéns! Você quer mesmo aprender FreeCAD, portanto merece a ajuda da MakerHero!

Portanto, no próximo artigo, já podemos nos divertir um pouco: vamos começar a criar os primeiros modelos e ver, na prática, como eles são parametrizados no FreeCAD. Enquanto isso você pode conferir outros artigo sobre Impressão 3D.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe