Configurando o Display Touch para Raspberry Pi 5” Resistivo Deixe um comentário

Com o Display Touch Resistivo 5” é possível utilizar sua Raspberry Pi de forma portátil e criar aplicações gráficas e IHM’s para interação com o usuário através de uma interface touch resistiva. Neste pequeno tutorial iremos mostrar como configurar o Display Touch pata Raspberry Pi Resistivo para que ele fique na resolução correta e o touch funcione de acordo.

Características do Display Touch para Raspberry Pi

O display tem tamanho de 5”, sendo um pouco maior que a placa Raspberry Pi 3. Tem resolução de 800×480 e uma interface touch resistiva sendo que o controlador touch é o XPT2046(Datasheet). Uma caneta tipo stylus acompanha o display.

Display Touch para Raspberry Pi Especificações

Ele encaixa diretamente nos GPIOs da Raspberry Pi e com um adaptador HDMI fazemos a conexão para o sinal de vídeo. Pelo fato de se usar conexão HDMI o display já funciona automaticamente bastando apenas alguns ajustes de resolução e calibração da interface touch.

Conexão HDMI

Baixando a imagem padrão Raspbian Desktop

Primeiro precisamos baixar a imagem padrão Raspbian Desktop do site da Raspberry Pi e gravá-la em um cartão micro SD com o Etcher.

Link para download da imagem:

https://www.raspberrypi.org/downloads/raspbian/

Link para programa de gravação da imagem:

https://etcher.io/

Configuração da resolução e interface touch

Encontramos um repositório da Cytron Technologies que possui todos os arquivos necessários para configuração do display. Dentre esses arquivos temos um config.txt com alguns parâmetros para configuração do display.

Fizemos um fork para o GitHub da Filipeflop. Faça um clone do repositório e execute os comandos abaixo para configurar seu display:

git clone https://github.com/goodtft/LCD-show.git
sudo chmod -R 755 LCD-show
cd LCD-show/

E finalmente o comando abaixo para aplicar as configurações. O sistema irá reiniciar automaticamente.

sudo ./LCD5-show

Pronto! Agora é só usar o Display Touch Resistivo para Raspberry Pi. Você poderá navegar no sistema, criar interfaces, aplicações gráficas e etc.

Funcionamento do Display

Gostou do Display Touch Resistivo para Raspberry Pi? Ajude-nos a melhorar o blog comentando abaixo sobre este tutorial. Não se esqueça de visitar o Fórum da Filipeflop!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *