Tune Creality! Como extrair o máximo da sua Ender no cura 4.x! Deixe um comentário

Você, agora feliz proprietário de uma Impressora 3D Ender ou de uma novíssima Creality Cr 200B pode aprender a configura o software de fatiamento Cura 4 para extrair o máximo dos seus equipamentos. Existem nas redes vária sugestões de upgrade, tais como, Trocar o bico, Tubo de PTFE, extrusora e uma infinidade de mudanças e ou outras modificações que seriam necessárias para tirar o máximo da sua nova impressora 3D. Mas e se a gente puder tirar o máximo que elas podem oferecer sem mexer em absolutamente nada? Vamos lá?

Por que tantos upgrades e modificações?

Todas as fabricantes de impressoras 3D e outros dispositivos mecatrônicos tem feito de tudo para cortar custos e assim poderem operar no azul, é fato que isso afeta sim diretamente não apenas o desempenho mas também a vida útil do produto, mas este mantra comercial não impede que possamos como makers extrair o máximo dos mesmos sem precisarmos efetuar nenhuma mudança no hardware em um primeiro momento! *(Mas é claro que depois podemos personalizar a máquina e deixar ela com a nossa cara! 🙂 )

O segredo está no FATIADOR!

Sim, isso mesmo! É no fatiador que podemos extrair tudo o que essas máquinas podem oferecer logo ao retirarmos da caixa e montar! O ajuste de fábrica já é capaz de entregar maravilhas desde que saibamos como explorar os pontos fortes dessas máquinas, o fatiador Ultimaker Cura fornece todas as ferramentas necessárias para tal pois permite que uma enorme gama de parâmetros de impressão possam ser configurados manualmente nos dando o absoluto controle da printer!

Então vamos colocar a mão na massa!

Vamos começar com um truque relativamente simples mas que faz toda diferença logo de cara alterando manualmente a espessura das linhas de impressão para o limite mínimo que o bico consegue extrusar com eficiência, isso pois as linhas acompanham o diâmetro do bico utilizado, por padrão nas enders 3 v1, pro e v2 temos o bico de 0.4 mm, sendo também o mesmo padrão visto na Cr 200 B, para tal o novo valor deverá ser 0.27 mm.

Feito isso, vamos diminuir um pouco a espessura das paredes, isso tem como serventia diminuir um pouco o tempo de impressão sem comprometer a qualidade da peça, 0.8 mm é um valor adequado para paredes, base e topo.

Existem ainda aqui no campo dos perímetros alguns ajustes que valem a pena dar uma olhada, tais como alternar para parede extra ( alternate extra wall ) que faz com que a peça ganhe um pouco mais de resistência e o horizontal expansion que tem a sua serventia em ampliar ou diminuir um pouco a geometria da peça o que é ideal para trabalhar com encaixes e claro o recurso denominado “Ironing” ou “passar a ferro” que passa o bico em alta velocidade sem externar material para deixar a superfície da peça mais uniforme, sendo melhor aplicado em peças de acabamento planas, como cada caso é único aconselho cautela e que você possa fazer simulações de fatiamento antes de efetivamente imprimir :)!

A temperatura do filamento conta muito!

Agora mais do que nunca esse é um ajuste que requer bastante atenção pois um erro pode causar o entupimento do hotend. Colocaremos a temperatura mínima de operação do material que você pretende utilizar, no caso do PLA e HT PLA usaremos entre 190 e 185 Cº o que irá garantir que o material não saia tão viscoso do hotend permitindo uma impressão mais precisa.

Quanto mais lento melhor!

Isso mesmo! Esqueça tudo o que o fabricante escreveu na propaganda sobre a máquina ser “a mais rápida, a mais isso e aquilo”, quando mais devagar, mais tempo o material terá para endurecer garantindo muito mais precisão nos seus projetos! Para peças com linhas finas, algo entre 20 e 30 mms é considerado adequado.

Uma vez ajustados os parâmetros vistos aqui, podemos agora nos concentrar no fatiamento da peça em si, caso a malha 3D esteja sem erros basta ordenar que o software faça a tarefa!

Caso a prévia esteja a contento é hora de imprimir! E sim! Impressões delicadas demoram várias horas e irão requerer monitoramento ao menos de hora em hora!

E aqui está o desafio da flor concluído com sucesso!

E agora é com você! Caso queira tentar o stl visto no nosso exemplo do dia, você pode baixá-lo no link abaixo, existem inclusive alguns desafios para testar suas habilidades de fatiamento presentes ali! Boa sorte!

https://www.thingiverse.com/thing:2320966

Gostou de saber como tirar tudo que a sua printer pode oferecer assim que acabar de tirar ela da caixa e montar ? Então não deixem de continuar acompanhando essa incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da MakerHero!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe