Conheça a impressora 3D Anycubic Mega SE Deixe um comentário

A nova Impressora 3D Anycubic Mega SE está chegando no mercado, prometendo aumentar a competitividade da própria empresa Anycubic na vertente de impressoras FDM, sendo que provavelmente irá competir com as impressoras da série Ender-3 da Creality, já que Mega SE possui uma estrutura bem semelhante às citadas da Creality.

Impressora 3D Anycubic Mega SE
Figura 01 – Impressora 3D Anycubic Mega SE

Dessa forma, a Mega SE traz diversas características bem interessantes, inclusive alguns upgrades em relação à outra impressora 3D da Anycubic que já está no mercado, a Anycubic i3 Mega S. Vamos conhecer mais sobre essa nova impressora?

Mas a princípio, o que é uma impressora FDM?

FDM é uma sigla para Fused Deposition Modeling ou em tradução livre para o português Modelagem por Deposição Fundida. Pelo o que o próprio nome indica, a impressão em FDM trabalha com o derretimento de um certo material para conseguir modelar uma peça. O material em questão deve ser um filamento termoplástico, o qual há vários tipos no mercado, como por exemplo, filamentos PLA, PETG, ABS ou filamentos flexíveis (TPU, TCP).

Esse mesmo material é utilizado da seguinte forma em uma impressora 3D: a partir de um carretel onde o filamento fica enrolado e agrupado, uma das pontas do filamento fica livre para ser puxada e, assim, o filamento é continuamente consumido. A ponta livre se conecta em uma peça chamada de extrusora, a qual empurra o filamento através de um tubo. Dessa forma, o destino final é o chamado hotend, onde é feito o aquecimento do material, e o filamento termoplástico derretido é depositado pelo bico da impressora na mesa ou em camadas de uma peça em produção.

A Anycubic Mega-SE apresenta essas características citadas já que é uma impressora FDM. Se quiser conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia, confira mais sobre a impressão FDM.

Especificações Técnicas da Impressora 3D Anycubic Mega SE

Abaixo você encontra as principais características da impressora Mega SE:

Mega SE | Geral

  • Fabricante: Anycubic
  • Estrutura: Alumínio Anodizado
  • Tecnologia de Impressão: FDM (Fused Deposition Modeling)
  • Tamanho da Volume de Impressão: 220 mm x 220 mm x 250 mm
  • Tipo de Filamento: PLA, PÈTG, ABS, HIPS e TPU
  • Placa-mãe com drivers de passo TMC2208 (silenciosos)
  • Mesa de impressão de vidro (Ultrabase)
  • Tubo Capricorn High Temp PTFE
  • Mecanismo de extrusão com engrenagem dupla
  • Retomada após queda de energia
  • Precisão de posicionamento: X/Y 0,0125 mm, Z 0,002 mm
  • Diâmetro do Filamento: 1,75 mm
  • Modo de Trabalho: USB ou SD Card
  • Formato de saída de software: GCODE

Mega Se | Desempenho

  • Máxima velocidade de viagem: 180 mm/s 
  • Velocidade de impressão: 20 ~100 mm/s (Sugerido: 60 mm/s)
  • Espessura da Camada: 0,1mm – 0,4mm
  • Diâmetro do Bico: 0,4 mm
  • Temperatura do Bico: max 255°C
  • Temperatura da Mesa: max 110°C

Mega Se | Dimensões e Energia

  • Entrada de Alimentação: 100-240 V / 50-60 Hz
  • Saída de Alimentação: 24 V / 15 A (360 W)
  • Dimensões: 505 mm x 431 mm x 607 mm
  • Peso Líquido: 7 kg

Destaques da Impressora 3D Anycubic Mega SE

Volume útil de impressão
Impressora 3D Anycubic Mega SE - Volume de Impressão
Figura 02 – Volume de Impressão

A Mega SE chega ao mercado com um volume útil de impressão de 220 mm x 220 mm x 250 mm, isso chama atenção imediatamente já que esse tamanho de produção é semelhante à Ender 3 da Creality, a qual tem a liderança nas vendas de impressoras de entrada.

Mesa de impressão com aquecimento rápido
Impressora 3D Anycubic Mega SE - Mesa aquecida
Figura 03 – Mesa aquecida

A nova impressora da Anycubic possui uma mesa de impressão feita de vidro temperado (Ultrabase) que apresenta maior durabilidade, facilidade de remoção e a capacidade de evitar dobras e danos. Ademais, a mesa da Anycubic Mega SE é aquecida rapidamente, conseguindo atingir 100ºC em apenas 5 minutos, garantindo eficiência na impressão.

Drivers de passo silenciosos TMC2208

Drivers de passo silenciosos TMC2208 fazem parte do kit da Anycubic Mega SE. Sem dúvida esse é um grande upgrade em relação à Anycubic Mega S, que é conhecida pela comunidade por ser barulhenta.

Tubo PTFE Capricorn High Temp
Impressora 3D Anycubic Mega SE - Tubo PTFE
Figura 04 – Tubo PTFE Capricorn

A impressora Mega SE vem equipada com um tubo PTFE Capricorn High Temp, o qual promete alta resistência à temperatura elevadas, à corrosão e ao envelhecimento. Apresenta uma superfície que não gruda e tem lubrificação própria. A vantagem desse tubo, segundo a Anycubic, é dar mais precisão e suavidade à deposição de filamento.

Mecanismo de extrusão de dupla engrenagem
Impressora 3D Anycubic Mega SE - Extrusão
Figura 05 – Mecanismo de Extrusão

O mecanismo de extrusão da Anycubic Mega SE possui dupla engrenagem, isso garante para a impressora mais suavidade de disposição de filamento já que o torque da extrusora é maior.

Design melhorado para experiência do usuário
Roscas de regulagem e proteção dos fios
Figura 06 – Roscas de regulagem e proteção dos fios

A impressora Mega SE apresenta um design melhorado para melhorar a experiência do usuário: Roscas de regulagem maiores para uma regulagem da mesa facilitada e uma proteção para os fios da mesa de aquecimento.

Anycubic Mega-SE vs Anycubic i3 Mega-S

Agora que vimos sobre a Anycubic Mega SE, quais são suas diferenças em relação a Anycubic i3 Mega S?

Como já foi destacado anteriormente, a Mega SE, por possuir um driver de passo silencioso, é muito mais silenciosa do que a Mega S. Além disso, a Mega SE tem um volume útil de impressão ligeiramente maior que a Mega S. 

A mesa da Mega SE esquenta relativamente mais rápido quando comparada à Mega S e a presença do tubo Capricorn e a extrusão de engrenagem dupla são grandes diferenciais também para a mais nova Mega da Anycubic já que garantem mais precisão do uso de filamento, entregando peças de mais qualidade.

Anycubic Mega SE Anycubic i3 Mega S
Estrutura Aberta Aberta
Sistema de 

extrusão

Bowden Bowden
Arranjo Mecânico XZ XZ
Nivelamento Manual Manual
Número de extrusoras 1 1
Volume de impressão 220mm x 220mm x 250mm 210mm x 210mm x 205mm
Altura da camada 0.1mm – 0.4mm 0.05mm – 0.3mm
Velocidade de impressão ideal: 60mm/s max:100mm/s ideal: 60mm/s max:100mm/s
Conectividade Trans-flash card, USB SD, USB
Mesa Ultrabase (110°C) Vidro (110ºC)
Temperatura Hotend 255°C 260ºC
Display LCD monocromático  LCD colorido (touch screen)
Placa mãe 8 bits 8 bits
Extrusora Plástico Plástico
Tudo PTFE Capricorn High PTFE Genérico
Sensor de filamento Não Sim
Retomada de impressão Sim Sim
Dimensões externas 505mm x 431mm x 607mm 410mm x 405mm x 452mm

Anycubic Mega SE vs Creality Ender-3 V2

Foi comentado que as características gerais da Anycubic Mega SE são muito parecidas com o formato geral da série Ender 3 da Creality. Para essa seção, serão comparadas a Mega SE e Ender 3 V2 para avaliar quais são os principais pontos de distinção entre as impressoras 3D.

As duas impressoras 3D em questão têm o mesmo volume útil de impressão, e a Mega SE é um pouco maior no seu tamanho físico. Outra coisa que ambas compartilham é que possuem os drivers TMC 2208 que garantem menor poluição sonora por parte das impressoras. Além disso, as duas apresentam modelo Bowden de extrusora, estrutura aberta, velocidade máxima de impressão, mesma velocidade ideal sugerida e ambas retomam a impressão caso aconteça queda de energia.

Enquanto a Ender 3 V2 apresenta um tubo PTFE genérico, a Mega SE contém em sua estrutura um Tubo PTFE Capricorn. Já o LCD da Ender 3 V2 é colorido e desenvolvido para ser mais moderno e intuitivo enquanto o da Mega SE é monocromático e menor.

Aplicações da Impressora 3D Anycubic Mega SE

Por ser uma impressora bem robusta, a Anycubic Mega SE tem alto potencial para ser usada em meios profissionais, inclusive no mercado odontológico, que exige alto grau de excelência das impressoras e qualidade de peças; ela é uma ótima impressora para trabalho.

Ela também atua muito bem nas áreas do Artesanato, Engenharia, Moldes, Educação, Protótipos leves, Brinquedos, Peças de decoração e muitas outras.

Conclusão

A impressora Anycubic Mega SE tem um pacote bem completo; com sua mesa que aquece rapidamente e a Ultrabase, mecanismo de extrusão duplo, tubo Capricorn, drivers silenciosos e poderosos e tamanho médio, ela consegue entregar grande qualidade e impressões muito bem feitas. É perceptível que por apresentar um kit parecido com a série Ender da Creality, porém com diferenciais, que a Mega SE tem um grande potencial de disputar mercado com as impressoras da Creality e colocar a Anycubic em posição de destaque no mercado de impressoras de filamento.

Gostou da Anycubic Mega SE? Conta pra gente nos comentários aqui se você acha que essa nova impressora vai abalar o mercado e emplacar grandes vendas ou será abafada pelas suas concorrentes.

Se quiser saber mais sobre as impressoras 3D, te convido para ver as impressoras disponíveis aqui na MakerHero, acesse por aqui.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe