Conheça a impressora 3D Creality LD-002H

Conheça a impressora 3D de resina Creality LD-002H 2

A Creality é uma das principais fabricantes de impressoras 3D do tipo desktop do mundo e, com certeza, oferece máquinas com uma ótima relação custo x benefício. Inclusive já possui uma boa fatia do mercado de impressoras 3D FDM (Fused Deposition Modeling) e cada vez mais vem apostando em modelos de impressora 3D de resina, como é o caso da LD-002H.

Impressora 3D de resina Creality LD-002H

A impressora 3D de resina Creality LD-002H é uma atualização da já bem conhecida Creality LD-002R, que recebeu um aumento notável no volume de impressão e também ganhou um display LCD monocromático. Ficou curioso sobre essa nova impressora? Então veja abaixo mais detalhes de todas as novidades que a LD-002H apresenta.

YouTube video

Especificações Técnicas da Creality LD-002H

Abaixo você encontra as principais características da impressora 3D LD-002H:

  • Pré-montada
  • Tecnologia LCD
  • Tela LCD monocromática com resolução de 2K (2560 x 1620)
  • Display LCD touchscreen colorido
  • Altura das camadas: entre 0,03 mm e 0,05 mm
  • Tempo de cura de camadas: entre 1s e 4s
  • Precisão posicionamento: 0,051mm (eixo X e Y)
  • Volume de impressão: 130 mm x 82 mm x 160 mm
  • Nivelamento manual
  • Sistema de filtragem de ar
  • Tipos de resina compatível: Resina 405 nm
  • Entrada USB
  • Bivolt automático
  • Dimensões externas: 221 mm x 221 mm x 403 mm
  • Peso total: 8,3 kg

Tela LCD monocromática

Em impressoras de tecnologia LCD, a luz UV é emitida por um conjunto de LEDs em um display LCD. Por controle de pixels, há a passagem de luz que forma as camadas, curando a resina líquida. Quanto menor for o pixel, melhor será a resolução desse tipo de impressora.

Tanto a Creality LD-002R quanto a LD-002H são impressoras do tipo LCD. No entanto, há uma grande diferença no display dos dois modelos de impressora: a LD-002R possui um display LCD RGB enquanto que a LD-002H dispõe de um display LCD monocromático. As telas RGB costumam deixar passar apenas um terço da luz ultravioleta em comparação com as telas monocromáticas.

Creality LD-002H: display LCD monocromático

Telas monocromáticas possuem uma luz ultravioleta mais potente, fornecendo uma exposição de luz mais eficiente e uniforme. Isso significa tempo de cura baixo (entre 1 e 4 segundos por camada no caso da LD-002H). Além disso, as telas levam mais tempo para se deteriorar, possuindo uma vida útil quatro vezes maior (aproximadamente 2.000 horas) que telas RGB.

E existe outra vantagem em relação a tela monocromática da LD-002H, ela é um terço maior que a tela da sua antecessora, o que significa uma área de impressão maior (vamos falar mais sobre isso abaixo).

A tela LCD da LD-002H possui resolução de 2K e tamanho de 1620 pixels x 2560 pixels para uma área de impressão de 130 mm x 82 mm, transcrevendo uma resolução XY de 51 mícrons.

Maior volume de impressão

Como comentado acima, a LD-002H possui uma área de impressão maior em comparação com a LD-002R. O volume útil de impressão da LD-002H é de 130 mm x 82 mm x 160 mm.

Podem parecer poucos centímetros a mais ao comparar com o volume da LD-002R (119 mm x 65 mm x 160 mm), mas quando estamos falando de imprimir uma grande quantidade de peças pequenas, peças em série ou peças muito grandes, esse maior volume de impressão pode ser essencial.

YouTube video

Aplicações da LD-002H

As aplicações da LD-002H não são muito diferentes dos usos comuns de outros modelos de impressoras 3D de resina. No entanto, como ela possui um bom volume de impressão, é mais rápida que outros modelos e possui uma precisão XY de 51 microns, podemos destacar as seguintes aplicações:

  • Odontologia
  • Medicina
  • Design de jóias
  • Projetos arquitetônicos
  • Miniaturas

Creality LD-002R x Creality LD-002H

Creality LD-002R x Creality LD-002H

Analisando as informações acima, podemos ver que a Creality LD-002H é capaz de entregar peças maiores e de forma mais rápida. Vamos então ao comparativo final:

Creality LD-002R x Creality LD-002H

Sem dúvida os dois modelos de impressoras são excelentes, entregando peças de altíssima qualidade. Se você pensa em imprimir muitas peças de forma contínua, pode ganhar produtividade importante utilizando a impressora LD-002H. No entanto, se você precisa de uma ultra resolução (entre 0,01 e 0,02 mm de altura de camada), a escolha fica pelo modelo LD-002R.

Gostou de conhecer as principais vantagens da impressora 3D de resina Creality LD-002H?


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram. Visite nossa página de Impressoras 3D.

 

 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. Rosane , tenho essa impressora, e quando configuro o Chitubox , abro um arquivo stl, fatio e salvo, o arquivo salvo eh no formato .ctb, no display da impressora nao aparece a imagem do arquivo e ela nao reconhece, nao sei o que posso estar fazendo de errado.

    1. Bom dia Roberto.

      .ctb é realmente o arquivo que deve ser impresso.

      O que pode estar ocorrendo no seu caso é a versão da Chitubox. Algumas impressoras não aceitam o .ctb das versões mais novas da Chitubox. Recomendo você instalar a versão que vem no cartao SD junto com a impressora.

      Att.

      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico MakerHero.