Conheça o Chitubox – O software fatiador das impressoras 3D de resina 2

Nesse post você vai conhecer e aprender a dar os primeiros passos com um dos softwares para fatiamento mais utilizados em impressoras 3D de resina, o Chitubox

Logo Chitubox

Os softwares de fatiamento são ferramentas de pré impressão que convertem os modelos digitais 3D e os parâmetros do processo de impressão em instruções para a execução em uma impressora 3D. É uma etapa essencial, independente da tecnologia que está sendo utilizada (FDM, SLA, DLP, SLS).

Diferente das impressoras 3D FDM, o fatiamento dos modelos para impressão em resina não gera um arquivo de código G, pois o método de impressão é completamente diferente. Por esse motivo, as impressoras 3D de resina exigem um fatiador específico. A maior parte desses modelos de impressoras oferecem seus softwares proprietários (que nem sempre são bons). 

O Chitubox é um software de fatiamento compatível com os modelos mais populares de impressora 3D de resina. Abaixo você terá visão geral sobre esse fatiador e vai entender como funcionam os principais recursos disponíveis. 

Visão Geral

Na versão 1.6.3  (versão mais atual até a escrita desse post),  o Chitubox oferece suporte para 23 modelos de impressora 3D de resina, incluindo os modelos Anycubic Photon S e Creality LD-002R. Além disso, o Chitubox está disponível em 13 idiomas, incluindo o português. 

Visão Geral do Chitubox

Além de gerar os arquivos nos formatos próprios de cada modelo de impressora, o Chitubox permite salvar os modelos 3D nos formatos mais comuns, STL e OBJ.

Configuração Inicial

Após fazer o download do Chitubox, basta proceder com a instalação normalmente. Ao executar o software você terá a seguinte tela:

Configuração Inicial do Chitubox

Ao abrir o Chitubox pela primeira vez é necessário escolher o modelo de impressora 3D que será utilizado. Para isso basta clicar em “Configurações”; em seguida, para adicionar uma impressora, clique no ícone “Adicionar nova impressora” como mostra a imagem abaixo:

Adicionar nova impressora

Uma lista com os modelos de impressora aparecerá. Selecione o modelo de impressora 3D de resina que desejar e clique em “OK”. Se for necessário, você pode adicionar mais de um modelo de impressora. 

Lista de impressoras

Nas abas “Impressora”, “Resina”, “Imprimir”, “Infill” e “Avançado” é possível alterar algumas configurações de impressão. As configurações que aparecem já são as mais adequadas para a impressora que você estiver usando, mas se quiser você pode ajustar os parâmetros conforme sua necessidade.

Com a impressora selecionada, podemos abrir o modelo 3D que será fatiado. Para isso, clique em “Abrir Arquivos”, na barra de ferramentas superior.

Abrir arquivo

Selecione o modelo 3D que deseja fatiar. Após isso você terá uma tela semelhante a abaixo:

Modelo 3D no Chitubox

A direita há uma lista de arquivos. Se houver mais de um arquivo, você precisa selecionar qual deles deseja editar. Se desejar editar todos simultaneamente, clique em “Todos”

Agora podemos iniciar a configuração de impressão. Vamos lá!

Configurações de impressão

Na esquerda da tela, há quatro ícones para posicionar, rotacionar, redimensionar e espelhar seu modelo 3D. 

Ferramentas de edição do Chitubox

Na parte superior da tela há outras ferramentas. Abaixo vamos explicar as principais:

  • Clonar Modelo Atual

Clonar Modelo Atual

Esse recurso permite que você clone o arquivo que está selecionado. É um mecanismo muito útil quando você já editou e/ou gerou suportes no modelo 3D atual e deseja fazer uma cópia idêntica para impressão.

  • Layout Automático

Layout Automático

Quando há mais de um arquivo para edição, esse recurso ajuda a posicionar os modelos 3D de forma otimizada. 

  • Tornar oco

Tornar Oco

Essa é uma ferramenta interessante para economizar material de impressão. Alguns objetos impressos em resina não exigem tanta resistência e por esse motivo podem ser ocos, ou seja, sem preenchimento interno.

Modelo 3D preenchido internamente vs Modelo 3D ocoModelo 3D preenchido internamente vs Modelo 3D oco

  • Perfurar

Perfurar

Esse recurso deve ser utilizado junto com a ferramenta acima. Quando tornarmos um objeto oco, devemos tomar cuidado para que resina não-curada não fique acumulada dentro do modelo 3D. Por isso, devemos fazer um pequeno furo na peça para que toda a resina não curada escorra após o fim da impressão.

Modelo 3D perfuradoModelo 3D perfurado

Gerando suportes no Chitubox

Para garantir uma boa aderência na plataforma, os suportes das peças são quase sempre necessários nas impressões 3D em resina. As estruturas de suporte serão impressas no mesmo material da peça e deverão ser removidas manualmente após a impressão.

Na aba “Suportes” você encontrará diversas configurações de suporte.

Gerando suportes no Chitubox

Em “Elevar eixo Z” você deve determinar quantos milímetros o objeto deve ficar distante da plataforma. Para garantir uma boa aderência à plataforma de impressão, as primeiras camadas do modelo 3D ficam mais tempo expostas a luz UV e, portanto, mais resistentes. Por conta disso, ao retirar o objeto da plataforma, a primeira camada pode sofrer algum dano. Por isso é importante deixar um pouco distante. Além disso, ao distanciar o objeto da plataforma, é possível gerar uma base de aderência maior.

Existem espessuras de suporte com configurações pré-definidas, chamadas de “Fino”, “Médio” e “Grosso”. Se desejar, você pode editar as configurações do suporte clicando nas abas “Topo”, “Meio”, “Base” e “Raft”.

O Chitubox permite que você adicione os suportes manual ou automaticamente. A opção de gerar os suportes automaticamente é especialmente útil para quem está iniciando no mundo de impressão 3D. Basta clicar em “+Mesa” para gerar suportes iniciando somente da plataforma ou em “+Normal” para gerar suportes iniciando de qualquer lugar. 

Suportes "+Mesa" vs Suporte "+Normal" Suportes “+Mesa” vs Suporte “+Normal”

Depois de gerados os suportes, falta apenas um passo: o fatiamento. 

Fatiamento no Chitubox

Agora basta clicar em “Fatiar”

Fatiamento no Chitubox

Dependendo da altura da peça e da altura da camada, esse processo pode levar algum tempo. 

Fatiamento no Chitubox

A tela final mostra as configurações da impressão assim como uma estimativa do tempo de impressão. Se tudo estiver certo, basta clicar em “Salvar”.

Dica Final

Para garantir uma maior aderência e melhor distribuição de peso da peça na plataforma de impressão, é importante inclinar o objeto. Para isso, vá em “Rotacionar” e altere o valor de X ou Y para 45 ou -45. Depois gere os suportes normalmente.

Rotacionar no Chitubox

Para mais dicas de impressão 3D com resina acesse o post “Entenda como funciona a impressão 3D em resina

Gostou de conhecer o Chitubox? Deixe um comentário abaixo dizendo o que achou. Para mais posts sobre impressão 3D com resina, acesse nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Bom dia. É possível alterar a altura da camada de impressão no Chitubox? Ou a camada de 0,050 mm é fixa?

    Carlos Panattoni Martins
    1. Olá Carlos,

      É possível alterar a altura da camada sim.
      Vá em CONFIGURAÇÕES > IMPRIMIR > ALTURA DA CAMADA.

      Abraço!
      Rosana – Equipe FilipeFlop