Conheça o Display Nextion 1

Conheça o Nextion, um display inteligente que possui uma tela sensível a toque e que pode agregar muito ao seu projeto eletroeletrônico, seja profissional, hobby ou acadêmico.

Sobre o Nextion

O fabricante do display é a empresa ITEAD. Sua missão com esse produto é reduzir a carga de trabalho no desenvolvimento de soluções com IHM (Interface Homem Máquina). Para isso, desenvolveram um produto que combina processador integrado, display e membrana touch screen. Além do próprio ambiente de desenvolvimento, o Nextion Editor, que é oferecido para download gratuitamente.

Utilizando o  software Nextion Editor, é possível desenvolver de maneira relativamente rápida e simples menus, telas, botões e gráficos. Com o conceito de “arrastar e soltar” e instruções de programação baseadas em texto ASCII, quem já desenvolveu interfaces gráficas rapidamente se familiariza com a IDE.

Quem nunca programou, verá que não é “bicho de sete cabeças”, muito pelo contrário, o ambiente é intuitivo e tem uma curva de aprendizado rápida. Além do que, o fabricante disponibiliza bibliotecas para Arduino e Raspberry Pi, facilitando a integração com esses embarcados.

A IHM da Nextion se conecta a dispositivos e controladores utilizando comunicação serial TTL através de 04 pinos disponíveis em seu terminal externo: 5V, TX, RX e GND.

A grande vantagem de trabalhar com esse carinha é que ele possui memória flash interna, a “carga gráfica” fica no display, deixando o microcontrolador que você utilizar em seu projeto livre para executar as rotinas do seu programa.

Funcionamento do Nextion
Demonstração de Funcionamento | Fonte: Autoral

Conheça a linha de displays Nextion da FilipeFlop clicando aqui e profissionalize seus projetos.

Linha Basic

Essa família, como o nome já sugere, é a mais simples dos Nextions. Mas não se engane, mesmo básicos são poderosos e você pode se surpreender com a vasta possibilidades de aplicações.

A série oferece telas de 2.4”, 2.8”, 3.2”, 4.3”, 5.0” e 7.0” com resoluções que vão desde 320×240 até 800×480. A capacidade da memória flash, aquela onde são salvas informações como imagens, é de 4MB em telas até 3.2”. A partir da 3.5” a capacidade aumenta para 16MB. Todas  nesta linha possuem RAM de 3584 Bytes e o microcontrolador integrado trabalha na frequência de 48MHz.

Nextion Basic
NEXTION BASIC HMI DISPLAY | Fonte: Nextion

Linha Enhanced 

Essa é a linha aprimorada dos displays. Existem versões em tamanhos iguais à linha basic, 2.4”, 2.8”, 3.2”, 4.3”, 5.0” e 7.0”. Mas então, qual o seu diferencial?

  • Ela integra um relógio de tempo real (RTC) de precisão;
  • EEPROM para armazenamento de dados dos usuários;
  • 8 GPIOs digitais (4 com capacidade PWM). Com eles é possível inserir sensores, botões e buzzers diretamente na pinagem disponível no display ;
  • A partir da tela de 3.5”, a capacidade de armazenamento da Flash é aumentada e a velocidade do microcontrolador embarcado mais que dobra, passa de 48MHz para 108MHz;
  • Existe a opção da tela de 7” com gabinete lembrando uma IHM Industrial ou de automação residencial. Além de já vir com touch screen capacitivo, aumentando a sensibilidade ao toque.
Nextion Enhanced
NEXTION ENHANCED HMI DISPLAY | Fonte: Nextion

Linha Intelligent

A mais poderosa série, a IHM agora pode reproduzir áudio, vídeo e animações que irão agregar valor ao seu projeto.

Mais indicado para aplicações profissionais, a linha conta com versões resistivas e capacitivas, com ou sem gabinete e telas somente de 7.0” ou 10.1”. A série possui suporte avançado, inclui funções de transparência de componentes e efeito de carregamento de página.

Todos os modelos desta linha contam com 128MB de memória Flash, 512KB de RAM e o clock do microcontrolador interno é 200MHz. Além de, claro, todas as vantagens que a linha Enhanced já possui (RTC, GPIOs, etc).

Nextion Intelligent
NEXTION INTELLIGENT HMI DISPLAY | Fonte: Nextion

Conclusão

Agora que conheceu o produto, pense nas possibilidades. As aplicações podem ser as mais variadas: IoT, IHM Industrial, interface para automação residencial ou ser integrado ao seu protótipo de projeto acadêmico.

Ficou interessado em aprender mais sobre esse poderoso Display? Acesse o blog Arduino e CIA e saiba como integrá-lo com Arduino.

Gostou? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um Comentário

  1. Parabéns Eduardo, excelente texto, desejo sucesso! Abraços.