Conheça o Display Nextion 4

Conheça o Nextion, um display inteligente que possui uma tela sensível a toque e que pode agregar muito ao seu projeto eletroeletrônico, seja profissional, hobby ou acadêmico.

Sobre o Nextion

O fabricante do display é a empresa ITEAD. Sua missão com esse produto é reduzir a carga de trabalho no desenvolvimento de soluções com IHM (Interface Homem Máquina). Para isso, desenvolveram um produto que combina processador integrado, display e membrana touch screen. Além do próprio ambiente de desenvolvimento, o Nextion Editor, que é oferecido para download gratuitamente.

Utilizando o  software Nextion Editor, é possível desenvolver de maneira relativamente rápida e simples menus, telas, botões e gráficos. Com o conceito de “arrastar e soltar” e instruções de programação baseadas em texto ASCII, quem já desenvolveu interfaces gráficas rapidamente se familiariza com a IDE.

Quem nunca programou, verá que não é “bicho de sete cabeças”, muito pelo contrário, o ambiente é intuitivo e tem uma curva de aprendizado rápida. Além do que, o fabricante disponibiliza bibliotecas para Arduino e Raspberry Pi, facilitando a integração com esses embarcados.

A IHM da Nextion se conecta a dispositivos e controladores utilizando comunicação serial TTL através de 04 pinos disponíveis em seu terminal externo: 5V, TX, RX e GND.

A grande vantagem de trabalhar com esse carinha é que ele possui memória flash interna, a “carga gráfica” fica no display, deixando o microcontrolador que você utilizar em seu projeto livre para executar as rotinas do seu programa.

Funcionamento do Nextion
Demonstração de Funcionamento | Fonte: Autoral

Conheça a linha de displays Nextion da FilipeFlop clicando aqui e profissionalize seus projetos.

Linha Basic

Essa família, como o nome já sugere, é a mais simples dos Nextions. Mas não se engane, mesmo básicos são poderosos e você pode se surpreender com a vasta possibilidades de aplicações.

A série oferece telas de 2.4”, 2.8”, 3.2”, 4.3”, 5.0” e 7.0” com resoluções que vão desde 320×240 até 800×480. A capacidade da memória flash, aquela onde são salvas informações como imagens, é de 4MB em telas até 3.2”. A partir da 3.5” a capacidade aumenta para 16MB. Todas  nesta linha possuem RAM de 3584 Bytes e o microcontrolador integrado trabalha na frequência de 48MHz.

Nextion Basic
NEXTION BASIC HMI DISPLAY | Fonte: Nextion

Linha Enhanced 

Essa é a linha aprimorada dos displays. Existem versões em tamanhos iguais à linha basic, 2.4”, 2.8”, 3.2”, 4.3”, 5.0” e 7.0”. Mas então, qual o seu diferencial?

  • Ela integra um relógio de tempo real (RTC) de precisão;
  • EEPROM para armazenamento de dados dos usuários;
  • 8 GPIOs digitais (4 com capacidade PWM). Com eles é possível inserir sensores, botões e buzzers diretamente na pinagem disponível no display ;
  • A partir da tela de 3.5”, a capacidade de armazenamento da Flash é aumentada e a velocidade do microcontrolador embarcado mais que dobra, passa de 48MHz para 108MHz;
  • Existe a opção da tela de 7” com gabinete lembrando uma IHM Industrial ou de automação residencial. Além de já vir com touch screen capacitivo, aumentando a sensibilidade ao toque.
Nextion Enhanced
NEXTION ENHANCED HMI DISPLAY | Fonte: Nextion

Linha Intelligent

A mais poderosa série, a IHM agora pode reproduzir áudio, vídeo e animações que irão agregar valor ao seu projeto.

Mais indicado para aplicações profissionais, a linha conta com versões resistivas e capacitivas, com ou sem gabinete e telas somente de 7.0” ou 10.1”. A série possui suporte avançado, inclui funções de transparência de componentes e efeito de carregamento de página.

Todos os modelos desta linha contam com 128MB de memória Flash, 512KB de RAM e o clock do microcontrolador interno é 200MHz. Além de, claro, todas as vantagens que a linha Enhanced já possui (RTC, GPIOs, etc).

Nextion Intelligent
NEXTION INTELLIGENT HMI DISPLAY | Fonte: Nextion

Conclusão

Agora que conheceu o produto, pense nas possibilidades. As aplicações podem ser as mais variadas: IoT, IHM Industrial, interface para automação residencial ou ser integrado ao seu protótipo de projeto acadêmico.

Ficou interessado em aprender mais sobre esse poderoso Display? Acesse o blog Arduino e CIA e saiba como integrá-lo com Arduino.

Gostou? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Parabéns Eduardo, excelente texto, desejo sucesso! Abraços.

    1. Obrigado Sandro. Sucesso!

      Eduardo de Castro Quintino
  2. boa tarde Eduardo, sera que poderia me ajudar num issue, estou usando um display nextion , mas infelismente nao consigo usar o button para controlar algo dentro do arduino , e tbm enviar o valor de um numero para dentro do mesmo peguei tudo que encontrei na net e nada funciona vc teria um exemplo por gentileza?

    1. Olá Luiz, feliz 2021 pra todos.
      Da uma olhada nesse posto, tenho certeza de que pode te ajudar:
      http://www.arduinoecia.com.br/como-usar-o-display-nextion-com-arduino/amp/

      Eduardo de Castro Quintino