Capa do blog Conheça o Raspberry Pi Build HAT

Conheça o Raspberry Pi Build HAT: Parceria Raspberry Pi e LEGO Deixe um comentário

A Fundação Raspberry Pi anunciou recentemente um novo lançamento que promete unir educação, diversão e computação. O item em questão é o Raspberry Pi Build HAT, uma colaboração entre a fundação e a LEGO.

Placa Raspberry Pi Build Hat

O que é um HAT?

Hat, ou mais popularmente conhecido no Brasil como shield, é uma placa que pode ser acoplada a uma placa principal para acrescentar funcionalidades ao dispositivo a ser desenvolvido.

Por ser um Hat, o Raspberry Pi Build Hat visa acrescentar em sua diversão e aprendizado com suas características.

Funcionalidades

O novo lançamento da fundação Raspberry possui a capacidade de controlar até 4 motores e sensores, alimentar a Raspberry Pi – quando utilizado uma fonte de alimentação externa apropriada – e pode ser controlado facilmente com o uso da linguagem de programação Python, ferramenta ágil, objetiva e de fácil aprendizado.

Combinando o poder de computação da Raspberry Pi com a educação lúdica e mão na massa que a LEGO provém, o Build Hat proporciona experiências divertidas e criativas para estudantes, professores e makers.

O Build HAT é o segundo produto Raspberry Pi, depois da Raspberry Pi Pico, a ser controlado pelo microcontrolador Raspberry Pi RP2040. Ele possui características muito interessantes, como: alto desempenho, baixo custo e facilidade de uso, memória RAM grande, processador dual-core e rico conjunto de periféricos ampliado com um subsistema de E/S programável (PIO) exclusivo. No geral, um ótimo microcontrolador com várias vantagens.

Microcontrolador RP2040 do Raspberry Pi Build HAT

Ademais, o LEGO Maker Plate, disponibilizado pelas revendedoras LEGO, também garante facilidade para encaixe de Raspberry em si, facilitando a integração entre a construção lúdica e a eletrônica.

Além disso, a fundação também está lançando uma fonte de alimentação 48W (8V DC, 6A), construída para utilizar com o Raspberry Pi Build Hat.

Fonte de alimentação do Raspberry Pi Build HAT

Especificações técnicas

Raspberry Pi Build Hat

Dimensões (placa): 56.5mm x 65mm (x 17mm máx.)
Dimensões (pacote): 75mm x 75mm x 25mm
Peso: 19g (apenas placa), 34g (com pacote)

Fonte de alimentação 48W

Dimensões (unidade): 51mm x 92mm x 25.5mm
Dimensões (pacote): 120mm x 55mm x 55mm
Peso: 208g (com pacote)
Entrada: 110-240V AC
Saída: 8V DC, 6A
Cabo: 1.5M, 16 AWG

Conclusão

A grande missão da fundação Raspberry Pi é democratizar o acesso à tecnologia com seus computadores, visando formar novos expoentes no mundo da tecnologia por meio da educação de qualidade e acessível.

Com isso, nada mais justo do que uma colaboração com a LEGO podendo potencializar ainda mais os objetivos da fundação. E você, maker, o que achou dessa união? Fala para gente aqui nos comentários.


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram e  acompanhe nosso canal do Youtube. Até mais!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe