Conheça o sistema Qwiic da Sparkfun Deixe um comentário

A Sparkfun assim como Adafruit e outras empresas do ramo sempre trazem novidades. Essas empresas me inspiram particularmente pelo fato de que desenvolvem seu próprio hardware e muitas vezes bibliotecas e software atrelados a esse hardware. Continuando nessa missão, a Sparkfun lançou recentemente uma linha de produtos chamados Qwiic com a intenção de facilitar a prototipagem de projetos em eletrônica. Neste post iremos mostrar qual é a proposta do sistema Qwiic da Sparkfun e como pode ser usado em projetos de eletrônica.

Sistema Qwuiic da Sparkfun

O que é o Sistema de Conexão Qwiic da Sparkfun

O termo Qwiic remete a duas coisas. Primeiro, “iic” vem do I2C ou “I-squared-C” (I ao quadrado), que é o protocolo utilizado. Segundo, Qwiic remete a palavra “quick” do inglês que pode significar “rápido”, “fácil”. Assim a proposta do Sistema de Conexão Qwiic é tornar a prototipagem em eletrônica rápida e fácil utilizando o protocolo I2C.

Três princípios básicos tornam o Qwiic interessante para prototipagem em eletrônica:

1 – Não é necessário soldagem entre componentes e módulos
2 – Conectores polarizados que evitam erros de conexão e curto circuitos
3 – Conexão em cascata entre diversos módulos

Conexão sem solda

A conexão é bem simples feita através de cabos. A Sparkfun oferece três tamanhos de cabos como também um cabo que pode ser utilizado com protoboards ou barra de pinos.

Sistema Qwiic da Sparkfun sem solda

Conectores polarizados

Os conectores utilizados nos módulos Qwiic são do tipo JST-SH(Datasheet). Eles possuem 4 vias sendo elas as linhas de I2C, SDA e SCL, e as linhas de alimentação VCC e GND. O conector encaixa apenas de um lado não sendo possível inverter, evitando assim inversão de polaridade ou curto circuito.

Sistema Qwiic da Sparkfun conector polarizado

Conexão em cascata

Por utilizar I2C, o Qwiic permite interconectar múltiplos dispositivos “escravos” a um ou mais dispositivos “mestres”. Ou seja, é possível conectar vários módulos Qwiic a uma placa Arduino por exemplo, utilizando apenas alguns fios contanto os endereços I2C sejam diferentes entre cada módulo.

Sistema Qwiic da Sparkfun conexão em cascata

Linha de produtos Qwiic

A Sparkfun já desenvolveu diversos tipos de módulos e sensores com compatibilidade Qwiic, dentre eles os mais comuns como sensor de distância, RTC, temperatura, pressão, umidade, GPS, acelerômetro e OLED.

Linha de módulos Qwiic

Existe também os componentes acessórios como cabos, conectores e adaptadores.

Linha de acessórios Qwiic

E também alguns módulos desenvolvidos pela SparkX, que são produtos desenvolvidos de maneira rápida para trazer novos chips e tecnologias o mais rápido possível na mão dos clientes. São produtos testados mas não possuem garantia ou suporte.

Linha Qwiic SparkX

Encontre Qwiic na Filipeflop!

A Filipeflop traz alguns produtos do sistema Qwiic da Sparkfun em primeira mão para você. Dentre os módulos temos um IMU e RTC. Outros componentes são alguns adaptadores e conectores e também um shield para conexão com Arduino. Veja aqui todos os produtos da linha Qwiic que a Filipeflop oferece.

Gostou do sistema Qwiic da Sparkfun? Ajude-nos a melhorar o blog comentando abaixo sobre este tutorial. Não se esqueça de postar sua ideia com Qwiic no Fórum da Filipeflop!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *