Conhecendo o Arduino Esplora 2

O Arduino Esplora é uma placa com “tudo em um”. Ele é indicado para pessoas que querem conhecer as funcionalidades do Arduino sem a necessidade de se envolver muito com a parte eletrônica dos projetos.

Arduino Esplora

Com esse conceito o Arduino Esplora possui os seguintes sensores embutidos na placa:

  • Sensor de temperatura
  • Led RGB
  • Acelerômetro
  • 4 push-buttons
  • LDR (sensor de luz)
  • Buzzer
  • Joystick analógico com botão central
  • Microfone
  • Potenciômetro deslizante
  • Conector para LCD TFT (LCD vendido separadamente)

Dá pra inventar bastante coisa com isso tudo. Além de todos esse sensores o Arduino Esplora possui também 4 conectores para ligação de módulos TinkerKit (2 conectores de entrada, 2 de saída), permitindo assim expandir as possibilidades de utilização da placa. O microprocessador utilizado é o ATmega32U4, o mesmo do Arduino Leonardo, e também pode funcionar com um teclado ou mouse.

Arduino Esplora - Sensores e conexões

Para instalação do Arduino Esplora no Windows, basta utilizar um cabo micro-usb ligado ao conector na parte superior da placa. Nos nossos testes, a placa foi detectada automaticamente no Windows 7:

Esplora - Instalação drivers Windows 7

Na IDE do Arduino, em Ferramentas => Placas, selecionamos Arduino Esplora, e em Ferramentas => Portas, a porta serial detectada. No nosso caso, porta COM18, conforme mostrado na instalação do driver:

IDE - Selecionando Esplora

Por ter uma estrutura diferenciada, o Arduino Esplora não tem os pinos para ligação , comuns em outras placas Arduino, logo não conseguimos ver de maneira tão fácil de que maneira os sensores estão ligados ao microcontrolador.

Por esse motivo, o Esplora tem comandos próprios para cada um dos sensores, disponíveis através de uma biblioteca feita especialmente para o Esplora, que pode ser encontrada nesse link.

Nessa biblioteca você tem comandos como o Esplora.readAccelerometer() para ler os valores do acelerômetro, Esplora.writeRGB() para controle do led RGB, Esplora.tone() para acionar o buzzer, e muitos outros. A biblioteca contém vários exemplos com esses comandos, e podem ser acessados através da IDE, em Arquivo => Exemplos => Esplora

IDE - Exemplos Esplora

Feito o download do arquivo, descompacte e copie a pasta Esplora para dentro da pasta LIBRARIES da IDE do seu Arduino.

Nós também criamos nosso próprios programas de teste, juntando diversas funções em cada programa. Nesse primeiro exemplo, cada push-button aciona uma cor no led RGB, e ao mesmo tempo aciona o buzzer :

No segundo programa, os valores da temperatura, eixos do acelerômetro e joystick, assim como o valor lido do potenciômetro, são mostrados no serial monitor :

Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota aos posts (estrelas no início ou no final do artigo) e visite nossa loja FILIPEFLOP !

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Buenas, comprei o arduíno esplora de vocês, simplesmente adorei o produto, usei em um projeto na universidade e agora pretendo ficar fazendo outros “mini projetos” em casa mesmo, só uma coisa que vi que vocês não colocaram aqui e que acho que seria interessante, eu particularmente precisei bastante, é a pinagem dele, como essa aqui http://pighixxx.com/esplorapdf.pdf, ajuda bastante quem não pretende adquirir o thinker kit.
    vlw o/

    1. Bom dia David,

      Interessante esse esquema. Vamos analisar se colocamos nesse post ou utilizamos em um post futuro. 🙂

      Abraço e obrigado!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *