Controlando cargas utilizando o Módulo Relé com timer e display LCD 1

No post de hoje, vamos aprender a utilizar e controlar cargas com o Módulo Relé com Timer e Display LCD.

Relés são utilizados quando não temos como fornecer uma alta tensão, mas precisamos acionar cargas que a exige. Tomemos por exemplo o controle de uma lâmpada com Arduino: a placa Arduino, oferece uma tensão lógica de 5 VDC (tensão contínua), enquanto uma lâmpada necessita de tensões variando entre 120 à 220 VAC (tensão alternada).

Para resolver problemas como esse, é feito o uso do relé. O Arduino aciona o relé com os 5 V, e em retorno, o relé ativa a lâmpada devido a seus próprios métodos de funcionamento. Hoje existem diversos tipos não só de relés como também de módulos, que além de trazer relés em sua composição, investem em outras funcionalidades, como WiFi, Bluetooth, e timers.

Módulo Relé com timer e display LCD (Imagem 01)

Módulo Relé com Timer e Display LCD é muito útil e interessante para aplicações em que precisamos ter um controle mais “padronizado” e calculado. Graças ao timer integrado, você pode decidir por quanto tempo o relé se manterá ligado ou desligado, tudo configurado pelos botões e display LCD presentes.

Uma aplicação interessante para isso é o controle de trancas em portas: ao receber um sinal, o relé aciona e a porta abre. Assim que o tempo configurado no módulo acabar, o relé desliga e a porta volta a ser trancada. Outras aplicações como por quanto tempo uma lâmpada se mantém acionada antes de desligar também podem ser feitas através deste módulo.

Então vamos aprender!

Materiais Necessários

Configurando o Timer

Nosso módulo possui alguns parâmetros que, antes de podermos configurar o timer, precisamos saber o que são.

Parâmetros

Descrição

OP Tempo ligado
CL Tempo desligado
LOP Ciclos de repetição
Trigger Sinal externo

Para ser feita a configuração do timer, é necessário que liguemos o módulo. Para isso, basta conectar a fonte de 5 V na entrada micro USB do módulo (ou uma fonte de 6 à 30V no borne de alimentação). Em seguida, ligue a fonte na rede elétrica.

Módulo Relé com timer e display LCD - Entradas e saídas (Imagem 02)

Antes de conectarmos a carga que será acionada com o relé, é necessário que façamos a configuração do timer, a fim de que deixemos claro a forma de acionamento do componente. Este módulo possui sete modos de operação, os quais são descritos a seguir:

Modo

Trigger OP CL LOP

Descrição

P1 Necessário Sim Não Não Quando OP acaba, o relé é desconectado.
P2 Necessário Sim Não Não Ao ser desconectado, se receber novo trigger, reinicia contagem.
P3 Necessário Sim Não Não Se receber um trigger durante a contagem, o relé é desconectado.
P4 Necessário Sim Sim Não Relé começa em CL, vai para OP, e depois é desconectado.
P5 Necessário Sim Sim Sim Inicia em OP e vai para CL em ciclos definidos em LOP.
P6 Não Sim Sim Sim Mesma função de P5, sem o uso do trigger.
P7 Necessário Sim Sim Sim Ao receber um trigger, desliga o timer. 

Ufa! É coisa pra caramba, né? Mas agora você deve se perguntar sobre como configurar esses valores de OP, CL e LOP. Já chegaremos lá!

Vamos seguir alguns passos para termos esse timer funcionando à nossa maneira:

1. Aperte por pelo menos dois segundos o botão SET e depois o solte. Estamos na tela de seleção de operação;
2. Para selecionar os modos de operação, aperte nos botões UP e DOWN. Use a tabela acima para escolher o modo que você deseja. Para esse post, selecionaremos o modo P6. Terminando de selecionar, aperte o botão SET;
3. Agora iremos configurar OP. O esquema é o mesmo: botão UP para aumentar o tempo e DOWN para diminuir. Quando definir um valor, aperte o botão STOP para selecionar onde ficará o ponto decimal. Com ele é possível selecionar segundos, milésimos, etc. Terminando de editar o ponto decimal, aperte SET para ir rumo ao próximo parâmetro;
4. O parâmetro seguinte é o CL. Basta seguir a mesma lógica anterior. Quando finalizar, aperte SET para seguir em frente;
5. Por fim, temos LOP. Aqui você tem a opção de definir um valor ou deixar que rode infinitamente. Deixaremos sem um valor definido, para que ele fique acionando sempre.
6. Depois de definir todos os valores, pressione o botão SET por alguns segundos e depois o solte.

Obs: Em alguns modos de operação, não será necessário a configuração de CL e LOP 🙂

Com isso, dependendo do modo escolhido, o módulo pode já começar a funcionar ou não. No nosso caso, ao utilizar o Modo P6, o relé já começará a comutar. Sendo assim, vamos colocar uma carga!

Acionando uma carga com o Módulo Relé com timer e display LCD

Iremos ligar uma lâmpada no módulo. A imagem abaixo explicita as ligações. Muito cuidado ao conectar tudo, afinal estamos manuseando uma tensão de 110 / 220 V.

Feitas as configurações e ligação, basta ligarmos o módulo na tomada! O resultado segue abaixo:

Módulo Relé com timer e display LCD - Acionando cargas (Imagem 03)

Lembrando que você pode conectar cargas DC também! Desde que sejam de alimentação até 30 V!

Curtiu? Não esqueça de comentar!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

Um Comentário

  1. Esse relé é excelente para pequenos projetos.
    Legal.