BANNER DESTAQUEBLOG MOBILE Criação Fritzing Prototipagem

Criação de Fritzing Part – Parte 1 3

Olá pessoal! Vocês que são usuários do Fritzing, muitas vezes tiveram a necessidade de fazer circuitos e o programa não tinha o componente exato usado em seu projeto. Neste primeiro artigo, mostraremos como desenhar uma Fritzing Part que você precisa usando o software Inkscape. Caso não conheça o Fritzing, leia o artigo que fiz sobre Introdução ao Fritzing

Os componentes do Fritzing são criados a partir de arquivos vetorizados, geralmente com extensão *.SVG. Faremos uso do Inkscape, um software de código aberto e gratuito para criar e editar gráficos vetoriais.

Download do Inkscape

No site do Inkscape você encontra todas as informações sobre o software. É um software de código aberto, ou seja, você pode modificar e contribuir para aperfeiçoamento do programa, com recursos e traduções, por exemplo. Também é possível ajudar com doações através do PayPal, para manter o software disponível para todos.

Clique em Download => Current version, na área superior da tela. Será aberta a janela a seguir:

A versão atual e estável é a 1.0, lançada em maio de 2020. Está disponível para todos os sistemas operacionais. Escolha o seu sistema, em seguida a arquitetura (32 ou 64 bits) e o modo de instalação (executável, arquivo ZIP, etc).

Também é pedido ao usuário que realizou o download a opção Support Inkscape, que é a doação para o projeto via PayPal. Quanto mais doadores, mais tempo o projeto pode continuar disponível de forma gratuita.

A tela inicial do Inkscape pode ser vista na figura abaixo:

O Inkscape possibilita trabalhar com camadas, inserir formas, editar pontos da imagem e muitas outras opções que você pode explorar. Neste tutorial vamos vetorizar uma imagem para uso posterior no Fritzing.

Como vetorizar uma imagem para criar uma Fritzing Part

Como exemplo, faremos a vetorização do módulo ESP8266 ESP-01.

Procure a imagem mais parecida com a que deseja vetorizar. No caso, fiz uso da visão superior do módulo ESP-01. Salve a imagem em um diretório de seu computador.

No Inkscape, selecione o menu Arquivo => Importar…

Será aberta uma janela para navegação entre os arquivos do seu computador. Procure e selecione a imagem salva ESP-01. Clique em abrir. Será aberta uma nova janela, basta clicar  em OK para fechar, pois não faremos utilização destes recursos.

Para dar zoom na imagem, segure a tecla Ctrl e tecla + (sem shift) uma vez e para aumentar mais, clique na tecla +. Deixe a imagem em um tamanho quase a preencher a janela, como mostrado na figura abaixo:

Esta vetorização consiste em refazer a figura, desenhando formas sobre ela. Recomendo que a cada alteração realizada, salve o arquivo para que não perca nenhum detalhe. Em máquinas Windows pode acontecer do programa fechar repentinamente por problemas de memória na versão 1.0 do Inkscape.

Primeiramente faremos o retângulo ao redor do módulo. Clique no ícone Retângulo (terceiro ícone, lateral esquerda).

Clique e arraste até cobrir a imagem.

A imagem ficou desta maneira devido às configurações de preenchimento e borda. Para alterar estas configurações, vá ao menu Objeto => Preenchimento e contorno.

Será aberta uma janela lateral com as propriedades de preenchimento e contorno.

Porém, não está habilitado pois devemos selecionar a imagem. Use o ícone Seletor (cursor preto, primeiro à esquerda) antes de selecionar o retângulo criado. Ao selecionar, as opções em Preenchimento e contorno serão habilitadas.

Não teremos preenchimento neste retângulo. Na aba Preencher, clique no x (em destaque na figura abaixo) para remover o preenchimento de cor preta no retângulo. Será mantido apenas o contorno cinza.

A imagem original agora pode ser visualizada.

Na janela Preenchimento e contorno, clique na aba Cor do contorno. Serão mostrados os tons em RGB com opções para outras combinações. Para fazer o contorno preto, ajuste os tons:

R: 0

G: 0

B: 0

A: 100

Depois disso, é necessário ajustar a espessura do contorno. Clique na janela Preenchimento e contorno, na aba Contorno.

Diminua a largura para 1 mm. Ajuste o retângulo para caber na imagem exportada.

Após isto, faça retângulos sobre todas as partes desejadas sobre a imagem. No caso, faremos sobre os dois circuitos integrados, componentes SMDs e dentro dos pinos. Altere a largura do contorno para 0,5 mm.

Os retângulos criados podem ter cantos arredondados para os pads de solda do circuito integrado ESP8266. Você aumenta o zoom até o retângulo feito, seleciona este retângulo usando o ícone retângulo (o mesmo para criar retângulos). Ao selecionar você verá três pontos, como destacado a seguir:

Os pontos na diagonal servem para aumentar ou diminuir o retângulo. Já o ponto oposto à diagonal serve para arredondar os cantos do retângulo. Este último ponto ficará em vermelho, já os pontos diagonais para redimensionar o retângulo ficarão em ciano.

Mova para dentro para aumentar o arredondamento e ao puxar para fora os cantos ficarão retos. Um ponto verde também será movido durante essa modificação. Faça isso para todos os retângulos que julgar necessário.

A próxima etapa é fazer os círculos, usando a ferramenta Elipse, destacada na figura abaixo:

Ferramenta elipse no fritzing

Clique sobre a imagem e arraste o mouse para criar elipses. Não se preocupe com tamanho, pois todos podem ser ajustados posteriormente.

Após fazer todos os retângulos e elipses, é hora de fazer os outros formatos. Faremos uso de uma ferramenta chamada Caneta bézier, muito útil para criar curvas e linhas. 

Clique no ícone e o cursor do mouse se tornará uma caneta com uma cruz na ponta. Faremos o desenho da antena do módulo ESP-01. Clique no primeiro ponto da imagem até ficar um ponto vermelho. Continue para começar a curva, arrastando a linha vermelha até a próxima curva e clique no segundo ponto. Percorra toda a parte da imagem referente à antena.

Traços da antena da fritzing part

Faremos a edição do polígono para que tenha as curvas necessárias. Para isso, usaremos a ferramenta Editor de nós (segundo ícone na lateral esquerda da tela), mostrado abaixo.

Clique no polígono até aparecerem pontos em formato de losango por toda a extensão.

Você pode mover os pontos para ajustar a linha. E para fazer curvas, puxe a linha entre os pontos, como mostrado a seguir:

Bordas arredondadas

Ao mover a linha, ela se torna uma curva. Arraste os círculos que aparecem para ajustar o ângulo e formato da curva. Faça isso para todas as partes da antena. Para melhor precisão, aumente o zoom para visualizar onde fará as curvas.

OBS: Se você der um duplo clique entre dois pontos, será acrescentado um terceiro ponto, que poderá deixar seu desenho mais preciso. Para apagar um ponto, dê um clique nele até ficar vermelho e aperte DELETE.

Ajuste toda a extensão do polígono, até que fique nas mesmas proporções que a antena da imagem original:

Utilizando a pen tool para desenhar a fritzing part

Faça o mesmo para as demais linhas do projeto (trilhas e afins).

Não tem problema se uma linha tiver que atravessar uma figura já feita. Podemos escolher a figura que virá à frente. Selecione a figura que você desejar que apareça à frente, como o círculo à direita.

Escolhendo ordem de camadas da fritzing part

Os ícones em destaque fazem com que figuras sejam enviadas para frente ou atrás do desenho. Seguem os quatro ícones:

Ajustes de camada

1 – Envia a seleção para trás: envia o objeto selecionado para trás de todas as figuras.
2 – Recua a seleção um passo: envia o objeto selecionado para trás de uma figura feita anteriormente.
3 – Avança a seleção um passo: envia o objeto selecionado para frente de uma figura feita anteriormente.
4 – Envia a seleção para o topo: envia o objeto selecionado para frente de todas as figuras.

Faremos uso da opção 4, para trazer o objeto para frente.

Ao terminar todos os traços e ajustes, o desenho ficará parecido com este:

Traços da fritzing part

É hora de colorir os polígonos com cores próximas à imagem original. Para isso, mova a imagem original para o lado, deixando apenas os polígonos feitos.

Para selecionar as cores compatíveis com a imagem, use a ferramenta Conta-gotas, ícone na lateral esquerda.

Selecione a área que deseja preencher, no caso fiz a seleção da área da placa. Clique sobre a área azul do módulo ESP para capturar a cor. O tom de azul será selecionado e automaticamente vai preencher a área selecionada.

Faça o mesmo para as demais partes do desenho. Também remova os contornos pretos internos ou diminua a espessura, para que fique mais real.

OBS: Verifique se todos os polígonos estão fechados, senão a cor pode “vazar” para áreas não desejadas.

Em áreas pequenas, use o zoom para correta seleção. Use o zoom sempre que necessário e veja se a seleção desejada está com setas ao redor. Para seleção múltipla, segure o botão Shift no teclado e clique sobre os objetos.

O desenho final ficará como mostrado a seguir:

Removendo imagem original

Quando terminar, você pode deletar a imagem original, mantendo somente a versão vetorizada.

A figura deve ser compatível com o tamanho original para uso no Fritzing. O ESP-01 possui as seguintes dimensões: 25 x 14 mm.

Selecione o menu Arquivo => Propriedades do desenho…

Será aberta uma nova janela com as propriedades do desenho, como tamanho da folha principal e outras características.

Alterando tamanho da fritzing part

Em Tamanho personalizado você deve inserir as dimensões do módulo para que o tamanho seja compatível com o original. Em largura digite 25 e em altura, digite 14. Você verá a borda preta da página diminuir de tamanho. Feche esta janela.

Selecione todos os objetos referente ao módulo vetorizado. Para isso, selecione o ícone Seletor, clique em uma área vazia na janela e arraste até cobrir todo o desenho.

Após isso, selecione o menu Objeto => Agrupar.

Isto faz com que todas as partes do desenho sejam agrupados em um único objeto. Mova e diminua o objeto para que caiba com o mínimo de folga dentro do retângulo cinza.

Movendo a fritzing part

A finalização consiste em converter o objeto em caminho, para que o Fritzing reconheça todas as partes criadas como vetor. Para isto, selecione o objeto e vá ao menu Caminho => Converter em caminho.

Feito isso, faremos a remoção da borda da página, para que não apareça na criação do novo componente Fritzing. Vá ao menu Arquivo => Propriedades do desenho.

Na janela de Propriedades, procure a opção Borda. Desmarque a seleção Mostrar bordas da página. Isto fará com que a borda que foi utilizada como guia para dimensionar o desenho não apareça.

Salve seu trabalho e reserve o arquivo criado com extensão *.SVG para ser usado posteriormente no Fritzing, para criar um novo componente.

Na parte 2 trataremos o arquivo criado neste artigo para criar o novo componente Fritzing. 

Gostou de aprender a criar um Fritzing Part utilizando o Inkscape? Deixe seu comentário logo abaixo se gostou do artigo. 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

3 Comentários

  1. Boa tarde. Não estou conseguindo visualizar as imagens.

    1. Olá Luiza!

      Pedimos desculpas pelo transtorno!

      Já estamos trabalhando para restabelecer as imagens o mais rápido possível.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  2. Agora vou praticar esse conhecimento. Obrigado.