Descolamento da primeira camada - Guia prático para impressoras FDM

Descolamento da primeira camada – Guia prático para impressoras FDM Deixe um comentário

Se você trabalha com impressão 3D, deve saber que uma das partes mais importantes no processo de impressão é a primeira camada. Mas o que fazer quando há o descolamento? Neste guia prático, você conhecerá os principais problemas e as possíveis soluções para executar uma primeira camada perfeita.

Temperatura de extrusão muito baixa

Todo filamento tem um range de temperatura para poder fundir. A temperatura muda de filamento para filamento por diversos motivos, como: qualidade do material, composição, quantidade de umidade, entre outras propriedades a serem levadas em consideração. Um dos motivos para que sua primeira camada esteja descolando, pode ser exatamente este problema. Caso a temperatura setada não seja a ideal, o material não vai se fundir na primeira camada corretamente. A solução mais simples para isso é que seja testada a temperatura ideal. Existem várias peças para download no thingiverse exatamente com essa função – crie os parâmetros no seu software de fatiamento e verifique a temperatura que seu filamento necessite.

Descolamento da primeira camada - Guia prático para impressoras FDM

Altura da camada

Um problema comum que encontramos e contribui para o descolamento da primeira camada é a altura da layer. A maioria das impressoras possui nozzles (bicos) de até 0.4 mm, mas esse tamanho é variável – o que pode levar a erros no momento em que se define os parâmetros de impressão. Uma possível solução rápida para esse problema é verificar o tamanho do bico da sua impressora e configurar o tamanho da layer para que ela seja compatível.

Descolamento da primeira camada - Guia prático para impressoras FDM

Sub extrusão

Você está percebendo que sua primeira camada não se funde completamente e que a mesma fica com falhas em determinados pontos? Se sua resposta for sim, o problema pode estar na sua extrusora. Responsável por abastecer o hotend com filamento, a extrusora é uma das principais peças da sua impressora e deve receber manutenção constantemente. Caso você perceba que ela está desgastada, a principal solução é executar a troca.

Descolamento da primeira camada - Guia prático para impressoras FDM

Alinhamento da mesa

O alinhamento da mesa de impressão é extremamente importante para a manutenção e para uma impressão de qualidade, porém também é o principal motivo para o descolamento da primeira camada. Isso acontece pelo fato de que o bico pode estar muito alto em relação à mesa de impressão. Para solucionar esse problema, você deve alinhar a sua mesa de impressão. O processo é simples e você pode seguir o exemplo que mostramos nesse vídeo de nivelamento da Anycubic I3 Mega S.

Descolamento da primeira camada - Guia prático para impressoras FDM

Calor da mesa

A maioria das impressoras 3D possuem um sistema de aquecimento da mesa de impressão, que tem como principal função prevenir o descolamento da peça. Quando ocorre o mal funcionamento desse processo, as camadas tendem a descolar com muita facilidade. Um meio de contornar essa situação é utilizar algum adesivo colante para auxiliar a fixar a peça na mesa. Você pode utilizar spray de cabelo (laquê) ou cola bastão. Lembre de, constantemente, limpar a sua mesa para que não obstrua-a e atrapalhe as próximas impressões.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe