Ligando Display Touchscreen no Raspberry Pi 15

Uma das características dos sistemas embarcados é a utilização de componentes compactos, o que justifica a utilização de placas como o Raspberry Pi e o Cubieboard. Além do espaço físico, temos também o problema do consumo de energia, que na maioria das vezes inviabiliza o uso de monitores convencionais nesse tipo de configuração. Para esses projetos, temos a opção de usar o Display TFT Touchscreen 2.8″, um display com resolução de 320×240 e interface USB 2.0. Neste blogpost vamos ensinar como ligar o Display Touchscreen no Raspberry Pi.

Display TFT 2.8" touch screen

Além do Raspberry Pi e Cubieboard, esse display também funciona, segundo o fabricante, com PCduino, Iteaduino, Arduino Yun e Galileo, sendo uma boa opção para sistemas embarcados. Ainda segundo o fabricante, futuramente serão lançados drivers para uso com Windows e MacOS.

Para utilizar esse Display Raspberry Pi, vamos instalar uma ROM customizada da RoboPeak, fabricante do display. Essa ROM contém todos os drivers e configurações necessárias para utilizar o display, inclusive com a função touch screen. Siga os passos abaixo deste tutorial.

Download da imagem ROM do Display

Para utilizar esse Display Raspberry Pi com o Raspbian, é necessário baixar uma versão customizada (ROM) do Raspbian, fornecida pela RoboPeak, nesse link:

Download ROM RoboPeak

Dependendo da sua conexão o download pode demorar um pouco, pois é um arquivo de cerca de 700 MB. Para descompactar o arquivo e extrair a imagem da ROM, utilize um programa como o Winrar ou o 7Zip. Você terá então um arquivo com extensão IMG (imagem).

Gravação da ROM no cartão SD

Para gravar a imagem precisamos de um cartão SD de pelo menos 8Gb. O software que vamos utilizar para gravar a imagem no cartão SD é o Win32 Disk Imager.

O Win32 Disk Imager é utilizado para gravar a imagem no cartão SD, mas também é capaz de atuar no sentido inverso, gerando um arquivo de imagem à partir do cartão. Sugerimos o uso deste programa para gerar um backup do sistema operacional do seu Raspberry com todos os programas, arquivos e atualizações. Assim, caso ocorra algum problema na instalação de pacotes no Raspbian ou até mesmo uma falha no cartão, você pode restaurar rapidamente o sistema operacional.

Instale o Win 32 Disk Imager e execute o programa após inserir o cartão SD no seu computador. Você terá a seguinte tela:

Tela Principal - Win32 Disk Imager

Selecione a pasta e o arquivo IMG que você gerou no passo anterior (1). Selecione o drive onde está o cartão SD (2) e em seguida selecione Write (3) para gravar a imagem no cartão.

Win32 Disk Imager - Gravação completada

Aguarde o final do processo e retire o cartão SD do computador.

Instalação do Display Touchscreen no Raspberry Pi B+

Conecte o display TFT ao Raspberry Pi utilizando um cabo USB com o conector micro-usb em uma das extremidades. Você não irá precisar de mais nenhum acessório, já que esse cabo é o responsável pela alimentação do display e também pela comunicação com o Raspberry.

Insira o cartão SD com a ROM customizada que você gravou no passo anterior e ligue o Raspberry. Depois de alguns segundos você terá a imagem do Raspbian sendo enviada diretamente para o display TFT. O uso desse display não necessita de nenhuma configuração especial, se comportando como se fosse um display comum ligado à porta HDMI da placa:

Você também pode aproveitar o cartão SD já existente e utilizar apenas o kernel da ROM da RoboPeak e os drivers do display. Esse procedimento, que requer conhecimentos mais avançados do Linux, você encontra no site da RoboPeak.

 Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Comentários

  1. Parabéns pelo post, muito bem explicado!

    1. Valeu Carlos ! Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  2. Mais uma vez estou contente com o andamento do site,trazendo novidades para enriquecer nosso projeto.

  3. Gostaria de pedir uma ajuda sobre a instalação deste display.. eu já tenho um cd com raspbian instalado não gostaria de reinstalar.. vcs indicaram um link, porem não conseguir ver os comando necessários para fazer a instalação dos drivers.. pode ajudar ?

  4. Cara não sei se fiz algo errado, devo ter feito. A única coisa diferente que fiz foi usar um cartão com 16G pro SO. Eu conecto o display no RBPi coloco na fonte e 5v 1A, ascende o LED vermelho, pisca o LED verde uma vez e o display pica rapidamente, alguns segundo depois o display pisca novamente, mas depois disso o display continua apagado e a luizinha vermelha acesa o tempo todo. É normal isso? pode ser problema no SD ou na imagem?

  5. Tenho uma dúvida: a saída gráfica do display passa pela GPU ou é um processador gráfico separado?
    Pergunto isso pois OpenGL ES é um fator decisivo para mim. Se eu não puder ESCREVER programas usando OpenGL ES e ter o resultado visível no display, este não me adianta de nada. Grato!

  6. Ola,

    Estou realizando um projeto com o Raspberry no qual utilizarei este display adquirido no FILIPEFLOP. Necessitarei de todos os GPIOs no projeto alem do Display.

    Tentei realizar o procedimento acima. No entanto, o Kernel foi corrompido e o tive que reinstala-lo do inicio.
    (A tela do Raibow ficava congelada toda vez que eu tentava ligar o raspberry)

    Tentei tambem o metodo abaixo:

    2) http://forums.pimoroni.com/t/dfrobot-2- … vanced/594

    Ao fazer isso tive que reescrever uma linha /boot ; e assim alterei o kernel. O Display funcionou. No entanto , percebi que os GPIOs não estavam mais disponiveis. Vi um artigo que dizia que na instalacao do display, os GPIOs sao utilizados.

    Talvez se eu instalar somente o Display, nao utilizano o touch, vou conseguir que nao utilize os GPIOs.

    Alguma ajuda?

    Obrigado.

    1. Bom dia,

      Quais GPIO você precisa ? O display utiliza a GPIO para se comunicar com o Raspberry. Não utiliza o cabo flat, como outros modelos de display.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. Os seguintes PINS serao necessarios:

        StepPins = [17,27,22,23]
        StepPins2 = [5,6,13,12]
        pi.set_mode(24,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(25,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(10,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(9,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(11,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(8,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(7,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(19,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(16,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(26,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(20,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(21,pigpio.OUTPUT)

        Lembrando que o Display utiliza um cabo USB, mas de alguma forma os GPIOs sao direcionados para utilização do Display.

  7. eu tentei entrar neste site para baixar a imagem para a raspberry http://docs.robopeak.net/doku.php?id=product-rpusbdisp-downloads#robopeak_usb_display_downloads que é o site que esta o raspbian jessie para usar a tela tft para raspberry , mas nos 2 sites que eu tentei entrar que esta escrito, um da baidu e o outro da 4shared, os 2 sites não tem conteudo para ser baixado, não possuem mais o arquivo que contido neles por favor preciso de alguma resposta de como vou usar minha tela tft 2,8 polegadas touchscreen para raspberry na minha raspberry pi 3 o mais rapido possivel e obrigado pela ajuda.

  8. Onde acho desse Display para comprar ?

  9. O meu Display está funcionando, mas quando tento ligar no HDMI ele aparece a tela de inicio do raspberry com os dizeres:
    rc-local.service.
    outro problema é que como a tela é pequena fica difícil trabalhar, mesmo quando abro com VCN ele só aceita a configuração da tela.

    Tem como resolver estes problemas?

  10. Posso usar o dedo? ou apenas a caneta ?

    1. Olá Bruno!

      Pode usar o dedo também 🙂

      Abraços!

      André – Equipe FilipeFlop