Qual dispositivo Sonoff Comprar? 2

Automatizar a  própria casa tem se tornado um sonho comum entre muita gente, fazendo dispositivos do gênero serem os queridinhos do momento. A ITEAD, pensando nisso, resolveu criar o que hoje conhecemos como dispositivos Sonoff: uma linha de dispositivos desenvolvidos especialmente para automatizar nossas casas.

Os aparelhos Sonoff são baseados em conexão WiFi, o que significa que toda a série permite se conectar com diversos objetos em sua casa. Basta utilizar o aplicativo para acessar os dados e comandos enviados do dispositivo para a nuvem, e você é capaz de controlar remotamente lâmpadas, termostatos, ventiladores e mais!

No vídeo abaixo você pode conhecer alguns dos produtos da linha Sonoff. Confira:

Lembrando que todos os dispositivos Sonoff são bivolt automático. Sendo assim, não importa se sua rede elétrica é 110 V ou 220 V, eles funcionarão tranquilamente.

Por ser uma série de dispositivos ampla e constantemente atualizada, escolher um modelo para iniciar a jornada da automação residencial pode ser meio complicado. Foi pensando nessa dificuldade que resolvemos trazer um guia básico demonstrando algumas das inúmeras opções disponíveis para esse tipo de dispositivo muito interessante.

Lembrando que todos os dispositivos apresentados podem ser encontrados aqui na FilipeFlop! 😉

Sonoff BASIC e BASICR3

Relé WiFi Sonoff BASICR3
Imagem 01 – Relé WiFi Sonoff BASICR3

Como você deve ter deduzido pelo nome, essa é a versão mais básica do Sonoff. A versão BASIC faz exatamente o que um dispositivo Sonoff se propõe a fazer: transformar objetos comuns em sua casa em um aparelho inteligente. Utilizando conexão WiFi, o BASIC serve como uma chave, a qual você consegue abrir ou fechar através do aplicativo eWeLink. Sendo assim, ao ligá-lo entre a rede elétrica e o aparelho desejado, você passa a ter um controle remoto de partes da casa.

E pensando em quais aparelhos o Sonoff é compatível, basta nos atentarmos à potência máxima das cargas controladas, que na versão BASIC é de 2200 W, utilizando-se de uma corrente de até 10 A. Lembre de respeitar sempre as especificações máximas para evitar quaisquer danos no equipamento.

Além de poder controlar os objetos de casa como lâmpadas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, é possível fazer a utilização de assistentes pessoais como a Alexa da Amazon e a Google Assistente. Os dispositivos Sonoff possuem compatibilidade com aparelhos Google Home e Amazon Echo, então é uma boa forma de controlar as coisas sem precisar necessariamente estar com o celular em mãos.

E como se não bastasse, é compatível com o IFTTT – If This Then That (lit. Se Isso Então Aquilo). Com esse serviço, é possível gerenciar sequências e situações em que você pode acionar ou desligar seu Sonoff. Dessa forma, não é necessário ter tudo manual, certo? Quer saber mais sobre o IFTTT, confira nosso post que faz a utilização desse serviço!

Agora você pode estar se perguntando qual a diferença entre a versão Sonoff BASIC e Sonoff BASICR3.

Bom, a principal diferença entre a versão comum e a R3 é o modo de operação conhecido como DIY Mode. Este modo é dedicado a desenvolvedores (ou a galera mão na massa) que possuem um sistema de automação residencial e desejam implementar o dispositivo Sonoff através da API Rest. Vale a pena conferir!

Sonoff RF e RFR3

Relé WiFi Sonoff RFR3
Imagem 02 – Relé WiFi Sonoff RFR3

O Sonoff RF oferece a praticidade de comandos remotos da versão BASIC, mas apresenta um diferencial bastante interessante: junto da opção de controle via WiFi, o dispositivo conta com um transmissor/receptor de radiofrequência (433 MHz) permitindo assim a utilização de acessórios nessa frequência.

Com esse modelo, você consegue acionar cargas de até 1500 W de potência, utilizando-se de uma corrente máxima de 10 A. O mesmo aviso vale aqui: cuidado com as especificações máximas!

Aqui na FilipeFlop, contamos com interruptores RF especialmente produzidos para o Sonoff RF. Com eles, você tem a opção de adicionar interruptores extras na sua casa, além de claro, utilizá-los para acionar/desligar os aparelhos conectados ao seu sistema de automação residencial. Confira algumas opções:

Interruptor RF 1 Botão Sonoff
Interruptor RF 2 Botões Sonoff
Interruptor RF 3 Botões Sonoff

A utilização de assistentes pessoais e do IFTTT é presente também nesse modelo; e da mesma forma que o BASICR3, o Sonoff RFR3 também conta com um firmware atualizado para a utilização do DIY Mode, dando a liberdade de utilizar a API Rest.

Sonoff Bridge

Controlador RF WiFi Bridge
Imagem 03 – Controlador RF WiFi Sonoff Bridge

Seguindo na mesma ideia da Radiofrequência, o Sonoff Bridge veio como uma forma de transformar os sensores e interruptores RF em WiFi. Sendo assim, a principal vantagem de utilizar a Bridge é o fato de que sensores, como o de movimento (PIR2), que antes funcionariam apenas no Sonoff RF, poderão funcionar em qualquer outro modelo.

A configuração é simples, descrita no manual do produto, bastando que sejam feita as conexões entre os dispositivos e a definição dos parâmetros no aplicativo eWeLink.

Sonoff MINI

Relé WiFi MINI
Imagem 04 – Relé WiFi Sonoff MINI

Então você não quer instalar novos interruptores e utilizar o modelo RF? Calma que isso não é problema nenhum! Pensando nisso, a Sonoff trouxe o modelo MINI. Todas as funções presentes na versão BASIC (e em todos os dispositivos Sonoff) estão presentes aqui também. Vale lembrar que a corrente máxima de cargas é de 10 A, assim como os demais modelos vistos até agora. O diferencial, como o próprio nome entrega, é seu tamanho diminuto.

Graças as  suas dimensões, é possível instalar o MINI dentro de caixas de interruptores, deixando-o escondido e adicionando toda a automação residencial para os interruptores já existentes na sua casa.

O Sonoff MINI conta com o DIY Mode. Então desenvolvedores e entusiastas da API Rest, mão na massa, pois opções não faltam 😉

Sonoff DUAL

Relé WiFi Sonoff DUAL
Imagem 06 – Relé WiFi Sonoff DUAL

“Ah! Mas eu quero conectar dois equipamentos e controlá-los com esse tal Sonoff. Significa que preciso de dois?”

Bem, sim. Se não existisse o Sonoff DUAL! Esse modelo permite o controle de dois aparelhos/objetos de forma simultânea e independente. Portanto, se você quer controlar a lâmpada da sala, e o liquidificador na cozinha, pode usar apenas um único Sonoff DUAL que vai estar tudo dominado 😉

Todas as funções fundamentais do BASIC estão disponíveis no DUAL, sejam elas o suporte a assistentes pessoais ou ao IFTTT.

Por habilitar a opção de utilizar duas cargas simultâneas, obviamente a corrente e a potência aumenta! Graças a isso, o modelo DUAL suporta uma potência de até 3500 W e uma corrente de 16 A (quando utilizados os dois canais) ou 2200W e 10 A (quando utilizado apenas um único canal).

Obs: A versão DUAL não suporta o DIY Mode, e não há previsão para tal por agora.

Sonoff POW

Relé WiFi Sonoff POW
Imagem 07 – Relé WiFi Sonoff POW

Sigamos agora para um modelo bastante útil e interessante. Para quem deseja manter não só um controle remoto de sua casa, mas também o monitoramento de consumo de energia de seus eletrodomésticos/eletrônicos, o Sonoff POW é uma boa pedida.

Nesse modelo, qualquer equipamento conectado a ele terá sua tensão, corrente e potência medida, trazendo todas essas informações na tela do celular. Também é possível fazer a configuração de limite máximo de tensão/corrente, assim evitando que aquele aparelho conectado ao Sonoff queime, pois ele desativará na mesma hora!

E como era de se esperar de um equipamento que o nome remete “Potência”, o modelo POW suporta cargas com potência máxima de até 3500 W e uma corrente de 15 A. Então se você deseja controlar cargas mais robustas, ele é sua solução!

Por hora, o POW não possui o DIY Mode.

Sonoff TH

Relé WiFi Sonoff TH16
Imagem 08 – Relé WiFi Sonoff TH16

E se você não for alguém que fica muito focado em análise da potência dos seus equipamentos, um modelo super legal é o Sonoff TH! Sabe quando bate aquele calorão no verão ou o baita frio no inverno? Com o Sonoff TH, você pode adicionar um sensor de temperatura (específico para ele), que quando configurado, poderá acionar seus aparelhos domésticos de acordo com a temperatura ambiente.

Algumas aplicações ótimas para esse modelo são o acionamento de ar condicionado/aquecedor, ventiladores, ou sistemas de aquecimento/ventilação em estufas e afins!

O modelo TH conta com duas versões que dependem exclusivamente das suas potência e corrente máximas. A versão TH10 conta com uma potência máxima de 2200W e corrente de 10 A, enquanto a versão TH16 consegue suportar cargas com uma potência de 3500W e corrente de 15 A.

Os sensores próprios para o TH você encontra aqui no site!
Sensor de Temperatura e Umidade Si7021
Sensor de Temperatura e Umidade AM2301

Lembrando que como qualquer outro modelo Sonoff, é uma espécie de chave com acesso WiFi para automação residencial. Então tudo que vale nos outros modelos vale aqui também: assistentes pessoais, IFTTT, controle por celular, e assim por diante. Única exceção acaba sendo mais uma vez o DIY Mode.

Qual dos dispositivos Sonoff é melhor para você?

Abaixo está uma tabela comparativa entre os dispositivos Sonoff apresentados nesse post.

ModeloFunçãoCarga máxima na saídaeWeLinkAssistentes pessoaisIFTTTDIY Mode
BASICVersão básica. Chave liga-desliga controlada por WiFi.10 ASimSimSimNão
BASICR3Versão básica, como a BASIC.10 ASimSimSimSim
RFControle por Radiofrequência (RF 433MHz).10 ASimSimSimNão
RFR3 Possui as mesmas funções que o modelo RF.10 ASimSimSimSim
MINIFunções inclusas da versão BASIC, mas com tamanho reduzido.10 ASimSimSimSim
DUALPossibilidade de controlar duas cargas.10 A (um canal) 

16 A (dois canais)

SimSimSimNão
POWMonitoramento de consumo de energia elétrica.15 ASimSimSimNão
TH10Monitoramento de temperatura e umidade.10 ASimSimSimNão
TH16Monitoramento de temperatura e umidade.15 ASimSimSimNão

A Internet das Coisas (IoT) e a automação, seja ela industrial ou residencial, estão crescendo de forma bastante acelerada nas nossas vidas. Temos novos desafios, mas obviamente muitas novas facilidades, como é o caso de toda a linha Sonoff, que busca trazer um controle muito maior e abrangente de tudo que acontece nas nossas casas.

Agora que você já sabe tudo sobre essa linha top de dispositivos, vá em frente e confira nossa loja para começar a sua jornada rumo à uma casa automatizada!

E então, qual entre os dispositivos Sonoff é o melhor para você? Deixa um comentário para gente saber! Se tiver alguma dúvida, ou quiser compartilhar seus projetos, acesse o nosso fórum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Bom dia, qual o aparelho ideal para meu ar condicionado de 9.000bts é o preço dele .

    Herinaldo Pedrosa Ramos
    1. Herinaldo,

      Você precisa verificar a potência elétrica do seu aparelho, e para isso verificar a etiqueta de eficiência energética dele. Se sua potência não ultrapassar os 2200W, está tranquilo em usar o modelo que preferir dos descritos no post!

      Abraços e cuide-se com o COVID-19!
      Diogo – Equipe FilipeFlop