Ender-2 Pro | A impressora 3D para iniciantes Deixe um comentário

A Creality vem renovando a sua linha de impressoras Ender e a novidade da vez é a Ender-2 Pro. Após o lançamento da nova versão da queridinha Ender-3, a Ender-3 V2, chegou a vez de atualizar a irmã mais velha e acessível, a Ender-2, que agora chega ao mercado com sua versão Pro e diversos upgrades! Vamos explorar os detalhes dessa “tampinha”.

Foto da Ender-2 Pro
Ender-2 Pro

Novidades da Ender-2 Pro

Ao primeiro olhar a Ender-2 Pro parece ser muito simples e sem novidades… E bom, realmente não traz muita inovação se comparada às novas máquinas que a Creality tem lançado no mercado, mas isso tem um álibi, o foco dessa impressora é a portabilidade, facilidade de uso/montagem para iniciantes e manter a fácil manutenção.
Pesando aproximadamente 4,6kg e contando com uma alça para transporte, a Ender-2 Pro é uma ótima ferramenta para “levar para passear”. Outra grande vantagem é de que a impressora já chega pré-montada na caixa, sendo necessário apenas apertar sete parafusos e encaixar as conexões dos motores, um processo que leva aproximadamente 15 minutos para dar início à sua primeira impressão, é também um alívio para iniciantes que não gostam de lidar com processos complexos e um emaranhado de fios.

Diferenças entre a Ender-2 e a Ender-2 Pro

Foto comparando a Ender 2 x Ender 2 Pro
Ender 2 x Ender 2 Pro

Se comparada com sua antecessora, a Ender-2, algumas das mudanças são gritantes! Agora conta com tensionadores de correia (os mesmos da Ender-3 V2), um painel de controle (o mesmo da Ender-3), uma base abaixo da mesa que acomoda a placa de controle – uma Creality V4.2.7 de 32 bits: silenciosa e com drivers TMC2225 – e uma gaveta para guardar as ferramentas de trabalho (também parecido com a Ender-3 V2).

Foto mostrando a gaveta da ender-2 Pro
Ender 2 Pro: Gaveta na base da impressora.

Um ponto que podemos dizer que é negativo – lembre-se, a proposta da máquina é ser portátil – é o tamanho da mesa aquecida da Ender-2 Pro, que chega ao máximo de 80ºC e tem uma área de impressão de 165 x 165 x 180 mm, o que é quase metade a área que uma Ender-3 suporta, mas o suficiente para atender a maioria das impressões que o público-alvo dessa impressora almeja, novamente citando: os iniciantes! A mesa conta com uma superfície magnética removível, o que facilita na hora de retirar as peças.

A extrusão é feita pelo método Bowden, onde um tubo PTFE guia o filamento que sai do motor para dentro do hotend, que é o padrão da Creality, um MK8 que alcança aproximadamente 260ºC (não recomendo imprimir por muito tempo em uma temperatura elevada com este modelo) e que é suficiente, aliado à mesa aquecida, para imprimir a maioria dos materiais do mercado: PETG, PLA, TPU e quem sabe até arriscar ABS e NYLON. Caso você sofra com falta de luz em sua região, a impressora conta com retomada de impressão.

Preço da Ender-2 Pro

A impressora chega ao mercado brasileiro custando aproximadamente R$ 1.200, o que não é um preço tão atrativo devido à sua área de impressão, e sem contar alguns upgrades que são obrigatórios: molas amarelas para manter a mesa mais tempo nivelada e kit extrusor de metal, pois o padrão de plástico já têm histórico de quebrar fácil.

Foto mostrando upgrades da Ender-2 Pro
Upgrade: Mola mais rígida e extrusora de metal

Comparação com a concorrência

Antes de finalizar esse review, pela aparência é impossível não comparar esse modelo da Creality com algumas máquinas de outras empresas como a Prusa Mini+, a antiga RepRap Ormerod e a Stella 2, que é um modelo bastante conhecido pelo público brasileiro, mas que infelizmente agora faz parte somente da história da impressão 3D no Brasil, após infelizmente a empresa que a desenvolve ter fechado as portas em fevereiro deste ano.

Prusa Mini+
Prusa Mini+

 

RepRap Ormerod
RepRap Ormerod

 

Stella 2
Stella 2

E o veredito da Ender-2 Pro é: ótima para iniciantes, mas não para uso comercial. É uma impressora que não vai ocupar muito espaço em sua mesa e que você pode levar para onde quiser com mais facilidade, ela pode se tornar o seu xodó! Mas sua proposta de ser portátil não se encaixa com perfil de alguém que procura uma impressora para fazer uma renda extra.
Se você procura por uma impressora leve, de fácil manutenção e que seu uso principal será para hobby, uso acadêmico e que se limita a impressões pequenas, essa é a impressora para você!
Um grande abraço e até a próxima!

Especificações técnicas:

Tecnologia: FDM
Tamanho da máquina: 421 x 383 x 465 mm
Tamanho de impressão: 165 x 165 x 180 mm
Peso líquido: 4,65 kg
Velocidade de impressão: ≤ 100 mm/s. Velocidade de impressão média: 60 mm/s
Método de extrusão: Extrusora Bowden
Tela: Com uma tela integrada 12864, pode implementar interações pelo botão.
Método de nivelamento: Nivelamento manual
Retomar a impressão: Sim
Detetor de filamento: Não
Temperatura do bico: ≤ 260℃
Temperatura da mesa: ≤ 80℃
Potência nominal: 150 W
Filamento suportado: PLA/TPU/Wood


Este artigo é fruto da nossa parceria com a revista Impresso 3D. Para conhecer a revista e ficar por dentro de todas as novidades da impressão 3D, acesse www.impresso3d.com.br.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe