Ender 3 S1 | A evolução da linha Ender Deixe um comentário

A Ender 3 S1 é novo lançamento da marca Creality e promete ser uma grande evolução em relação aos modelos anteriores. A maior novidade dessa versão é o sistema DirectDrive, que é quando a extrusora fica posicionada bem próxima ao hotend. Esse sistema facilita o processo de retração da impressora, resultando em um aumento considerável na qualidade da impressão.  Outra característica que merece destaque é o sistema de calibração semiautomático, mais conhecido como Bl-Touch, que vem equipado de fábrica na Ender 3 S1. Além de todos atributos citados acima, este novo modelo é mais robusto e com uma montagem mais simplificada em relação às suas antecessoras.

Foto da impressora 3D Ender 3 S1
Ender 3 S1

Creality | Maior fabricante de Impressoras 3D desktop

No ano de 2020 foram vendidas 3.800.000 impressoras no mundo e quase 50% delas eram da Creality 3D. Com seu apelo de produzir máquinas boas e baratas, fáceis de reparar ao não utilizarem peças proprietárias, e que seus clientes podiam realizar um sem número de modificações foram algumas das razões para esse sucesso astronômico.

Claro, a Ender 3 custava 150 dólares em um mercado onde abaixo disso, tudo que tínhamos eram as impressoras de brinquedos, “voltadas” para crianças, mas era só uma desculpa para fazer impressoras frágeis e bem simples, como a finada 101Hero, que custava 39 dólares.

Com o tempo, a Ender 3 ganhou sua versão 2, com maior painel de interação entre usuário e impressora, drivers silenciosos, muito mais fácil de montar e um aumento quase insignificante no preço. Mas o mercado queria mais. O mercado ainda buscava aquela impressora de entrada que pudesse oferecer uma impressão mais precisa, uma máquina que se mantivesse calibrada por mais tempo, e que pudesse usar mais materiais, afinal, o calcanhar de aquiles da série Ender era seu cabeçote bowden, quando o motor de tração do filamento fica longe do cabeçote.

Foto da Creality Ender 3 v2
Ender 3 v2

Isso era feito justamente para manter a impressora rápida e precisa, afinal, aquele motor Nema que empurra o filamento TPFE à dentro (o tubinho branco que liga o motor ao cabeçote) pesa, e pesa muito. E você pode imaginar que um cabeçote puxado por correias, que têm certa elasticidade, poderia ter problemas para acelerar e parar aquela massa toda do motor, repetidas vezes, camada sobre camada, sempre no mesmo lugar.

Pois agora a Creality 3D vêm mostrar que há tempos não é só uma fabricante de impressoras 3D, aliás, vem demonstrando há tempos que não, em 2020 foi o debute de sua tecnologia proprietária de impressoras de resina, a linha Halot com sistema de luz exclusivo, foi o debute das impressoras de eixo Y infinito, a linha CR-30, e a introdução do ecossistema da marca, aplicativos para celulares, tablets e chromebooks que permitem fatiar e preparar arquivos de impressão, e mandar para a impressora de forma incrivelmente fácil.

Agora no início de 2022 vemos essa evolução chegando à linha Ender, que sempre foi a marca “flagship” da empresa, trazendo mais tecnologia e subindo o nível de sua máquina de entrada. Mas antes de falarmos sobre isso, é preciso fazer um parêntese sobre a tecnologia: a cada evolução de qualquer bem tecnológico, mais simples ele se torna ao usuário e mais complexo ele se torna “por detrás dos panos”. Antes os computadores não tinham sistema operacional, os sistemas de 8bits como Commodore C64, Apple II ou aqui no Brasil os famosos TK-85 iniciavam diretamente no BASIC, linguagem simples de programação que também servia de sistema operacional.

Para que o computador evoluísse ao que é hoje, presente no bolso de milhares de milhões de pessoas ao redor do mundo, essa régua precisou ser percorrida: simplificar para os usuários, para ser acessível a um público cada vez maior, e ocultar debaixo do “capô”, cada vez mais tecnologias assistivas. É exatamente o que vemos acontecer com a Ender 3S1.

Ender 3 S1 | A melhor impressora 3D da Linha Ender

A impressora para começar já vem com tal placa 32bits, que além de servir para gerenciar os tais drivers silenciosos, é mais poderosa e tem mais conexões, deixando a máquina pronta para alguns upgrades embarcados e outros, opcionais, como conectá-la a uma WiFi Box e poder gerenciá-la remotamente. A impressora vai além e traz também ventiladores mais silenciosos.

A troca da mesa de vidro por uma chapa de metal magnética e flexível torna a impressora mais fácil de ser usada por um público mais jovem, sem riscos de deixar a mesa cair enquanto se limpa a mesma, sem o risco da mesa delaminar enquanto se retira uma peça que ficou grudada demais, e mais leve para o conjunto ser transportado.

A máquina traz ainda um sistema DirectDrive no seu cabeçote, sendo compatível com materiais flexíveis e capaz de atingir até 260°C, tornando-a muito poderosa para materiais de maior demanda térmica, como Nylon com cargas, PC-ABS e novos materiais que têm crescido nas preferências populares.

Foto da extrusora da impressora Ender 3 S1
Cabeçote – Ender 3 S1

Não apenas isso, mas a impressora já vem com sistema de calibração semiautomático, o famoso BL-Touch, ou em português, Bed Leveling Touch – sistema de nivelamento da cama, termo comum para a mesa de impressão na gringa. Claro que se houver troca do bico ainda é preciso fazer o ajuste da diferença entre a altura do BL-Touch e do novo bico, mas como elá já vem calibradinha de fábrica, é só curtir o sistema que ajuda, e muito, usuários novatos e experientes, a não perderem tempo calibrando a máquina.

Foto aproximada da impressora 3D Ender 3 s1 com destaque ao BL Touch
BL Touch – Ender 3 S1

Completando a santíssima trindade do upgrade, já vimos a calibração, vimos o novo cabeçote e agora a cereja no topo do bolo, duplo eixo Z sincronizado! Com isso a impressora deve ser muito mais precisa no passo em Z, mantendo a precisão da sua movimentação e podendo até atingir maiores velocidades nesse eixo. Nesse tempo de campo quantas “mesas empenadas” que vi na vida não eram na realidade fruto do eixo X mal alinhado, por ser apoiar antigamente em uma única barra roscada, era bem fácil o conjunto acabar pendendo, e ajustar a pensão das polias do eixo Z era uma ação de revisão periódica. Felizmente, esses tempos terminaram.

Tem muito mais que vem no sistema Ender 3S1 de upgrades, desde sua montagem muito mais simplificada em relação às gerações anteriores, até o avanço contínuo da Creality 3D em criar um ecossistema de impressão 3D perfeito, com software para celulare, fatiadores online para tablets ou Chromebooks poderem usar sem instalar nada, e o avanço da oferta de suas “caixas de WiFi”, que agora trazem o CrealityOS, inclusive, um sistema pronto para incorporar câmeras, gestão de múltiplas impressoras e muito mais, mas esse é assunto para outra pauta.

Com relação à Ender 3S1 é realmente difícil achar algum ponto que me desagradou. Claro, ela ainda é uma impressora aberta, o que limita um pouco o ambiente onde ela pode trabalhar, e o cartão microSD é uma birra pessoal. Já que para ler e acessar o dito cartão fora da impressora é sempre imprescindível o uso de algum tipo de adaptador, que invariavelmente termina desaparecendo bem na hora que você tem pressa em iniciar um trabalho de impressão. Mas a Creality 3D caminhou anos luz com sua Ender 3S1, tão pouco depois de sua Ender 3V2 que é ainda mais surpreendente ver tantos mimos e pedidos atendidos em um intervalo tão pequeno. Realmente, iniciar na impressão 3D nunca foi tão acessível quanto é agora. E que venham mais melhorias, afinal, um problema que a Creality 3D criou para si mesma é que agora estamos ficando mal acostumados!

Especificações Técnicas da Creality Ender 3 S1

Abaixo você pode conferir as principais características técnicas conforme divulgado pela Creality.

Ender 3 S1 | Geral
– Tecnologia: FDM
– Plataforma de impressão: Folha de aço de mola de PC
– Placa mãe: Placa mãe silenciosa de 32bits
– Filamento suportado: PLA, TPU, PETG e ABS
– Software de fatiamento: Creality Slicer/Cura/Repetier-Host/Simplify3D
– Método de impressão: USB de Type-C / Cartão SD
– Formato de arquivo compatível: STL,OBJ, AMF
– Idioma: Inglês/Chinês

Ender 3 S1 | Desempenho
– Altura da camada de impressão: 0,05-0,35mm
– Tamanho da impressão: 220*220*270mm
– Velocidade de impressão: 150mm/s no máximo
– Precisão de impressão: ±0,1mm
– Diâmetro do bico: 0,4mm
– Quantidade do bico: 1
– Temperatura do bico: ≤260 ℃
– Diâmetro do filamento: 1,75mm
– Temperatura da mesa: 100°C
– Tipo de extrusora: Extrusora direta “Sprite”
– Relação de engrenagem da extrusora: 1:3,5
– Nivelamento Automática: CR Touch

Ender 3 S1 | Dimensões e Energia
–  Tamanho da embalagem: 540*510*260mm
– Tamanho da máquina: 487*453*622mm
– Peso líquido: 9,1kg
– Peso bruto: 11,2kg
– Tensão nominal: 115/230v 50/60Hz 4.5/2.5A
-Potência nominal: 350W


Este artigo é fruto da nossa parceria com a revista Impresso 3D. Para conhecer a revista e ficar por dentro de todas as novidades da impressão 3D, acesse www.impresso3d.com.br.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe