Ferramentas de impressão 3D no Windows Deixe um comentário

Cada vez que a Apple faz um anúncio, qualquer anúncio, de um telefone novo, a um relógio novo, o mundo para. Os canais de tecnologia só falam das novidades tecnológicas dos tais produtos, mas na verdade e na prática, o Windows é ainda responsável por 86,5% dos usuários domésticos do mundo. E a esmagadora maioria desses usuários, finalmente, estão usando Windows 10, graças à sua política de atualizações grátis, baixa demanda de hardware e altíssima compatibilidade. Mas o que muitos não sabem, é que existem ferramentas gratuitas para auxiliar no processo de impressão 3D no Windows.

Estou falando isso por que sempre aparecem algumas listas de “melhores programas” para sua impressora 3D, de fatiadores à ferramentas de modelamento 3D, sempre recheadas de acessórios como Escaners 3D, óculos de realidades ampliadas ou virtuais, mas na verdade, tudo isso já existe pronto no Windows! E de graça! Sinto que esses programas têm sido pouco explorados pelas grandes mídias do assunto, e espero ajudar a corrigir uma injustiça!

Visualizador 3D

Visualizador 3D - Microsoft Windows
Visualizador 3D – Microsoft Windows

O Windows tem um programa da própria Microsoft, que serve para vermos modelos em 3D, com diversas opções de renderização, desde monocromáticos à malha.

Essa ferramenta é uma ótima aliada no momento de analisar seus modelos 3D, possibilitrando a troca a cor do modelo e até visulizar diferentes tipos de iluminação.

Você pode baixar o Visualizador 3D para Windows gratuitamente no seguinte  link.

Print3D

Print 3D - Windows
Print 3D – Windows

O Print3D é uma plataforma, criada com o objetivo de gerenciar impressoras 3D WiFi, da mesma forma que o Windows já faz gerenciamento impressora 2D. Basta selecionar o processo, FDM ou SLA, com ou sem suporte, e para fins de visualização, qual cor gostaria de ver o objeto e ver se nessa cor de filamento ou resina ele ficará bom ou não. Infelizmente, o programa peca por impressoras 3D WiFi compatíveis, a única marca com WiFi que já usei, MakerBot, não era suportada pela ferramenta. Segundo o site, o serviço da suporte às impressoras da DaVinci, PrintrBot, Monoprice e Prusa!

Mas isso não é totalmente perdido, na Europa e Estados Unidos a ferramenta ainda serve para quem não tem impressora 3D comprar a impressão de seus modelos de forma on-line, de fornecedores cadastrados pela plataforma da Materialise, unindo criadores em 3D sem impressora 3D, com donos de impressoras 3D que não sabem o que imprimir, e no processo, ainda podem ganhar um extra com sua impressora. Oremos para que a plataforma dê cobertura ao Brasil o quanto antes!

Você pode baixar o Print3D gratuitamente pela Microsoft Store

Paint 3D

Colorindo um modelo .stl no Paint 3D
Colorindo um modelo .stl no Paint 3D

Paint 3D é uma ferramenta que eu levei anos para dar uma chance. Ela habita um espaço raro entre modelagem orgânica, quando você manipula uma massa virtual para criar seu modelo 3D, e modelagem primitiva, quando você cria seus modelos 3D unindo ou subtraindo formas geométricas. Com o Paint3D você pode colocar imagens 2D, sobrepor a esse plano modelos em 3D prontos, de uma vasta biblioteca, e ainda por cima, pode criar seus próprios modelos 3D, deformando formas geométricas mas de maneiras bem particulares, com pontos de manipulação semelhantes ao que você encontra em softwares de modelagem orgânica.

O resultado é uma ferramenta poderosa de modelagem, para quem tem aquela veia artística mais saliente. E claro, tudo que estiver em 3D, dá para mandar para a impressora 3D, claro!

Uma última dica: a ferramenta de seleção mágica do Paint 3D para selecionar uma figura específica dentre um desenho mais poluído é quase um Photoshop grátis! Funciona de forma incrível, precisa, não apenas destaca um desenho de um fundo poluído, como também corrige o desenho de fundo, já eliminado a imagem da composição, preenchendo as lacunas. É só vendo para crer!

Baixe o Paint 3D no seguinte link

3D Builder

Divisão de um .stl usando o 3D Builder
Divisão de um .stl usando o 3D Builder

Com certeza a ferramenta mais poderosa para modelos 3D e impressão 3D no Windows. O 3D Builder ocupa um lugar ainda mais precioso neste segundo semestre de 2022. Em um momento que a Autodesk vem retirando suas plataformas grátis para reforçar suas ações no Fusion360, vemos o desligamento de serviços como Netfabb Online, Tools 3D da Microsoft, concomitante ao desligamento gradual do MeshMixer, atualmente apenas disponível para Windows 64 bits, o que antes suportava tanto 32 quanto 64 bits para Mac e Windows, isso coloca o 3D Builder como sua única opção grátis de reparar um arquivo STL de forma automática e grátis hoje. Dá para arrumar um STL no PrusaSlicer, mas de forma rápida e automática, só no 3D Builder!

Mas o 3D Builder também te permite manipular objetos STL, desde lidar com aqueles conjuntos inconvenientemente salvos como um só STL, e o 3D Builder te permite explodir esse arquivo em diversos componente menores, até um mini TinkerCAD offline no seu computador, embora com comandos mais chatos, a prática é a mesma, somar e subtrair formas geométricas para criar seus próprios modelos 3D, com a possibilidade extra de poder importar e modelar sobre outros arquivos STL que tenha feito download, importar imagens 2D como modelos 3D, extrudando as imagens ao longo do eixo Z, com diversos filtros para garantir que você pegue os contornos exatos do desenho!

Para conferir esse programa incrível, acesse o link

3D Scan

3D Scan - Microsoft Store Apps
3D Scan – Microsoft Store Apps

O último aplicativo da própria Microsoft surgiu como uma solução mágica, mas tem envelhecido mal. O princípio era muito simples: transformar um Kinect, aquele sensor de movimento do console XBOX, da própria Microsoft, em um escaner 3D paramétrico e com captura de cores e texturas!

Mas com a queda do interesse da Microsoft pelo Kinect, que migrou seus esforços para Realidade Aumentada e Ampliada, e com os novos windows que vêm surgindo, estamos no auge do Windows 11 e já há rumores de um Windows 12 para o ano de 2023, e com o rareamento dos acessórios, infelizmente achar um conjunto de Kinect, adaptador e windows compatível tem se tornado raro.

Quando funciona, em contrapartida, ainda é uma solução genial, de interface muito simples, gera capturas muito boas, e que claro, dá para mandar imprimir bem fácil!

Conclusão

Por mais que digam que Mac é A ferramenta de criadores de conteúdo, com certeza a Microsoft caminha a passos firmes para ser. O sistema operacional amigo do Maker, e você pode acompanhar mais sobre as soluções da empresa de Redmont na página deles para soluções 3D: 3D printing with Windows 10 – Windows Hardware Dev Center (microsoft.com)

Particularmente, ainda da para fazer um artigo dedicado, só para explorar mais as funções tanto do 3D Builder quanto do Paint 3D e de como essas duas ferramentas podem trabalhar ainda melhor juntas, se isso te interessa, escreve pra gente ai nos comentários!


Este artigo é fruto da nossa parceria com a revista Impresso 3D. Para conhecer a revista, acesse www.impresso3d.com.br.

Gostou de conhecer essas programas que ajudam seu processo de impressão 3D no Windows? Conta pra gente nos comentários! 🙂 E não esqueça de nos acompanhar no Instagram para ficar por dentro de todas novidas aqui do Blog.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe