Guia Gratuito de Arduino para Iniciantes 4

O Arduino é uma a plataforma de prototipagem mais utilizada em todo o mundo. Seu conceito é baseado em open hardware, ou seja, é possível fazer modificações e personalizações na placa, partindo do mesmo hardware básico. Suas possibilidades de aplicação são inúmeras e, justamente por isso, muita gente ainda não sabe muito bem como começar com Arduino e colocar suas ideias em prática. Com o nosso Guia Gratuito de Arduino para Iniciantes você conseguirá dar os primeiros passos, entender conceitos fundamentais e criar seus primeiros projetos.

Joystick com Arduino
Joystick com Arduino

O Arduino foi criado em 2005 pensando em atender uma necessidade educacional, onde professores pudessem fornecer aos seus alunos uma plataforma acessível economicamente e ao mesmo tempo fácil de usar e programar. Em resumo, esta placa de desenvolvimento possui um microcontrolador Atmel, conectores de entrada e saída e um circuito que permite conexão com computadores via USB. Alguns exemplos de projetos possíveis de serem feitos com Arduino são:

  • acender uma lâmpada com sensor de presença;
  • fazer um medidor de energia elétrica;
  • controle de acesso, alarmes e relógios;
  • diversos projetos de automação residencial, entre outros.

Muitos makers, estudantes, engenheiros e até mesmo empresas estão utilizando Arduino em seus projetos caseiros, educacionais e produtos inovadores. E como não queremos que você fique pra trás por falta de conhecimento, nós criamos este guia com 9 tópicos, começando por uma parte introdutória contando a história do Arduino, até projetos práticos que você pode fazer sem sair de casa!

Esse guia de arduino é gratuito e vai te ajudar a dar os primeiros passos, mas você também pode considerar o nosso curso Fundamentos de Programação em Arduino que aborda em maior profundidade o funcionamento das placas Arduino e aborda fundamentos de programação em C++ para quem busca muito mais autonomia.

Tópicos do Guia Gratuito de Arduino para Iniciantes

Criamos este guia pensando no passo a passo para que você consiga iniciar sua jornada com o Arduino. Vamos passar pelos principais conceitos e história da placa que se tornou a maior plataforma de prototipagem eletrônica do mundo. Depois vamos abordar a funcionalidade de alguns sensores, displays e finalizar mostrando como fazer esses componentes conversarem com o Arduino.

São 9 tópicos básicos para quem deseja saber como começar com Arduino e colocar seus projetos em prática agora mesmo.

Materiais necessários

Tanto com a opção 1 quanto com a opção 2 você poderá realizar todos os projetos da Trilha de Conhecimento de Arduino para Iniciantes:

Descontinuação da página Universidade

O ano de 2022 começou com muitas novidades por aqui! Lançamos a assinatura da HeroBox e criamos os kit especiais, para quem busca um projeto divertido para aprender conceitos de eletrônica colocando a mão na massa.

A mais recente novidade foi o lançamento da nossa plataforma de cursos! Desde o começo do mês você já pode encontrar o conteúdo do Kit Maker Arduino Iniciante e do Kit Maker Raspberry Pi Zero na nova plataforma. Recentemente também colocamos por lá o passo a passo de montagem dos kits especiais. Durante essas mudanças, decidimos descontinuar a página Universidade, pois temos a intenção de investir em cursos com melhor experiência já na plataforma.

Com isso, os projetos Aprenda em Casa Arduino, Raspberry Pi e IoT não serão transferidos para a plataforma. E, para que você não ficassem sem acesso ao conteúdo, criamos os Guias Gratuitos em nosso Blog em um formato de trilha de conhecimento. Com esse que você está acessando!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

4 Comentários

  1. “Não foi possível enviar seus dados. Por favor, tente novamente.”, essa é a msg que aparece ao colocar os dados

    1. Olá Matheus, tudo bem? Você preencheu todos os campos? Testamos aqui e funcionou. , Abraço

      1. quase um ano depois e continua dando o mesmo erro.

        1. Olá Marcos,

          Temos um material mais atualizado. Você pode conferir aqui: https://www.makerhero.com/universidade/kit-maker-arduino/introducao/

          Abraço!
          Rosana – Equipe MakerHero