Guia gratuito mostra tudo sobre IoT para iniciantes em eletrônica Deixe um comentário

O fenômeno da internet das coisas vem ganhando cada vez mais protagonismo nesta era de transformação digital em que vivemos. Objetos que antes eram desconectados, agora são capazes de executar suas funções à distância através de um simples toque pelo smartphone, por exemplo. Não só dispositivos, mas também cidades inteiras estão se tornando inteligentes graças ao avanço da internet das coisas. E o que iniciantes em eletrônica e makers tem a ver com tudo isso? Eles também fazem parte desta grande transformação! Seja através de algum aprendizado na faculdade que virou uma grande ideia ou mesmo seus pequenos “projetos de garagem”.

Quem já é maker sabe que as possibilidades são infinitas quando se trata de internet das coisas e o mundo da eletrônica. Alguns fatores externos acabam contribuindo para o desenvolvimento desses projetos, tais como o barateamento dos componentes utilizados. Sensores, módulos e até mesmo microcontroladores, como o Arduino, estão cada vez mais em conta. Além disso, a performance cada vez maior destas placas permitem um consumo menor de energia sem perder capacidade de processamento.

Nesse sentido, decidimos criar um material completo, que aborda os principais tópicos relacionados à internet das coisas do ponto de vista da área de eletrônica e programação. Ou seja, se você é estudante ou um maker iniciante, este guia o ajudará a explorar melhor o conceito de IoT, mostrar alguns princípios básicos e também alguns projetos que podem ser feitos utilizando componentes como Raspberry Pi Zero W, ESP8266 NodeMCU, entre outros.

IoT para iniciantes em eletrônica

Criamos este material cuidadosamente, pensando no passo a passo ideal para que você consiga dar seus primeiros passos em projetos de internet das coisas.

Neste guia você irá aprender:

  • O que é IoT – breve contexto;
  • Como programar NodeMCU com IDE Arduino;
  • Controle e monitoramento IoT com NodeMCU e MQTT;
  • ESP8266: gravando dados permanentes na memória Flash;
  • [PROJETO] Bluetooth Low Energy com ESP32 e DHT11;
  • [PROJETO] Broker MQTT com Raspberry Pi Zero W.

São seis tópicos básicos para iniciantes em eletrônica colocarem seus projetos de IoT em prática agora mesmo.

Faça o download gratuito do guia e boa leitura!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *