Infográfico: História da Internet das Coisas Deixe um comentário

Para entendermos a ideia de internet das coisas, ou simplesmente IoT, precisamos descobrir como ela vem se desenvolvendo ao longo dos anos, ou seja, conhecer um pouca da sua história. Em palavras simples, a Internet das Coisas é um ambiente de dispositivos interconectados que usa a Internet para compartilhar dados. Praticamente qualquer dispositivo pode ser conectado à rede. Celulares, wearables fitness, sensores de movimento, carros e eletrodomésticos inteligentes são só alguns exemplos de dispositivos conectados uns aos outros atualmente, porém, os equipamentos mais antigos de IoT eram diferentes.

O termo foi utilizado pela primeira vez em 1999 para descrever um sistema onde os objetos poderiam ser conectados à internet. Mas o que é exatamente a internet das coisas?

A verdade é que não existe uma unanimidade na definição formal do que é exatamente a internet das coisas, mas ela é bastante utilizada para definir a revolução na utilização da internet que vivemos hoje. Para se ter uma noção, quando criado o sistema IPV4 de IPs (Internet Protocol), em 1983, existiam 4.294.967.296 de endereços possíveis, que na época parecia um numero absurdo. Em 1998, com a entrada da internet em ambientes comerciais, já foi percebida a necessidade de expandir esse número. O novo protocolo, o IPV6, tem disponível aproximadamente  3,4×1038 de endereços possíveis (esse número não vou escrever inteiro aqui não). Isso é quase 5×1028 de endereços por pessoa no planeta!

Confira esta linha do tempo como a IoT evoluiu ao longo dos anos.

História da Internet das Coisas

Para saber mais sobre o assunto, acesse o post “O que é Internet das Coisas?

Gostou de conhecer a história da Internet das Coisas? Tem alguma outra curiosidade ou dado sobre IoT para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários 😉

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe