Instalação do Sistema Operacional na Raspberry Pi Deixe um comentário

Esse conteúdo é uma continuação direta do Primeiros Passos com a Raspberry Pi, onde aprendemos a preparar o cartão SD e conectar os perfiféricos. Dando sequência ao aprendizado, neste artigo você irá aprender a instalar o Sistema Operacional na Raspberry Pi.

Vamos inciar ligando a placa e na tela inicial aparecerá apenas o Raspbian na lista.

Instalação Raspbian
NOOBS: Instalação Raspbian

Selecione o ícone da conexão WiFi na parte superior da tela e colocando os dados da rede, outras opções de distribuições que podem ser instaladas aparecerão. Vamos utilizar o primeiro da lista, o Raspbian.

Instalação Raspbian

Na parte inferior dessa tela você pode selecionar o idioma que quer utilizar na instalação do Raspbian. Infelizmente só é possível o português de Portugal e o sistema não vem completamente em português, alguns trechos e comandos estão em inglês.

Use as setas do teclado ou o mouse para selecionar o Raspbian, conforme destacado e clique em install no menu superior. Será exibida uma mensagem informando que o sistema operacional selecionado será instalado no cartão microSD, e todos os outros arquivos do cartão serão apagados. Clique em SIM para confirmar.

Instalação Raspbian

A partir desse momento o cartão será preparado e o Raspbian instalado. Esse processo pode demorar alguns minutos:

Instalação Raspbian

Após a instalação, o Raspbian já entra diretamente no sistema operacional. Você deve selecionar o país, o horário e colocar uma nova senha para o usuário. Depois dessas configurações, ele vai solicitar baixar as atualizações (updates) e reiniciará o sistema. Após esse procedimento, aparecerá a tela inicial do Raspbian e ele já está pronto para uso!

Instalando sistema operacional na raspberry pi
Progresso da instalação de Sistema Operacional na Raspberry Pi

Programas pré-instalados no Raspbian

Além do sistema de gerenciamento de recursos, o Raspbian vem com diversos programas instalados e que se você desejar podem ser desinstalados a qualquer momento.

Chromium

Chromium

O navegador de web que já vem instalado no Raspbian é um programa de software aberto que é a base para o famoso Google Chrome. Ambos os navegadores foram desenvolvidos pela Google.

Sonic Pi

Sonic Pi

Desenvolvido com apoio da Raspberry Pi Foundation, o Sonic Pi permite gerar sons e músicas a partir de códigos. Você pode inclusive alterar o código enquanto ele está sendo executado, o que facilita experimentações.

Minecraft

Minecraft

Esse famoso jogo estilo sandbox também vem instalado no Raspbian. Se quiser parar o curso agora e quebrar alguns blocos, fique à vontade.

Scratch

Scratch

Scratch é uma linguagem de programação com fins educativos para pessoas entre 8 e 16 anos. O software se utiliza de blocos lógicos e recursos de som e imagem, para você desenvolver suas próprias histórias interativas, jogos e animações.

Wolframalpha

WolframAlpha

É um mecanismo de conhecimento computacional desenvolvido pela Wolfram Research, que disponibiliza uma versão gratuita da sua plataforma para qualquer produto Raspberry Pi.

Raspbian Lite

Uma alternativa ao Raspbian Full (completo) é o Raspbian Lite, uma versão mais leve, que consome menos memória, processamento e torna algumas aplicações mais rápidas. A versão mais leve vem sem os programas pré-instalados e não possui interface gráfica (GUI).

Uma boa vantagem da interface gráfica é poder visualizar os arquivos e programas que estão sendo executados no momento. A versão completa do Raspbian conta com um recurso onde é possível fazer essa manipulação apenas com linhas de comando. Já no Raspbian Lite, a manipulação só é possível através de linhas de comando.

Por não possuir interface gráfica e poucos programas pré-instalados, essa versão do Raspbian é muito mais leve o que faz as empresas geralmente a utilizarem em produtos finais.

 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe