Instalando o Home Assistant na Raspberry Pi Zero 2 W 3

A utilização do Home Assistant na Raspberry Pi Zero 2 W nos permite integrar diversos dispositivos para criar rotinas de automação residencial. Como por exemplo, fechar uma janela a partir de um sensor de chuva, abrir uma persiana quando o despertador tocar, ligar o ar condicionado caso a temperatura ambiente atinja uma determinada temperatura e muito mais!

Neste artigo você vai aprender a dar o primeiro passo, instalar o sistema na placa e integrar seus primeiros dispositivos ao Home Assistant. Apesar da placa sugerida para rodar o sistema ser a Raspberry Pi 4, o modelo de entrada Pi Zero 2 W é ótima opção para começar a aprender sobre o Home Assistant e programar automações simples. Veja abaixo o passo a passo.

imagem mostrando a dashboard do Home Assistant
Dashboard acessada pelo navegador

O que é o Home Assistant?

O Home Assistant é um integrador de automação residencial de código aberto, que permite ao usuário fazer o pareamento com diversos aparelhos IoT e criar rotinas utilizando os parâmetros desses dispositivos.

O sistema do Home Assistant pode ser instalado em diversos dispositivos, como por exemplo em um computador Windows usando uma máquina virtual. Porém, as placas Raspberry são altamente indicadas para esse uso, em razão do baixo consumo de energia, pois, normalmente sistemas de automação residencial funcionam 24/7.

Após instalado, o Home Assistant pode ser acessado direto pelo navegador do seu computador ou pelo aplicativo de celular disponível para Android e iOS.

Captura de tela mostrando o dashboard do home assistant em dispositivos móveis
Dashboard acessada por app

 

Como instalar o home assistant na Raspberry Pi?

A instalação do Home Assistant na Raspberry Pi é feita usando um cartão micro SD,

Materiais necessários

Para replicar o que será ensinado nesse artigo, você deve ter em mãos um computador com acesso à internet, além dos seguintes itens:

Neste tutorial será ensinado a configurar a Raspberry para usá-la via conexão WiFi, porém, a conexão sem fio é instável. Caso queira, você pode utilizar um Adaptador Micro USB Ethernet para conectar sua placa via cabo.
Também, outro item opcional é a Case para a Raspberry Pi Zero 2 W, para proteger sua plaquinha.

Instalando o Home Assistant no cartão micro SD

Para fazer a instalação do Home Assistant, iremos utilizar o software balenaEtcher, que atualmente está na sua versão 1.9.7. Caso não queira instalar o programa, você pode baixar a versão portátil, no seguinte endereço: Etcher for Windows (x86|x64) (Portable).

imagem animada mostrando a instalação do home assistant pelo programa balenaetcher
Intalação do Home Assistant – balenaEtcher

Passo-a-passo:

  • Abra o balenaEtcher e Insira o cartão micro SD em seu computador (certifique-se que não tem arquivos importantes nele, pois os dados serão deletados)
  • Selecione a opção “Flash from URL” e insira o seguinte link: https://github.com/home-assistant/operating-system/releases/download/8.1/haos_rpi3-64-8.1.img.xz. Esse link é referente a imagem do sistema Home Assistant para a Raspberry Pi 3 64bits, estamos usando essa versão pois a Pi Zero 2 W usa o mesmo processador da Pi 3. Para instalar em outras versões de Raspberry você pode conferir o site do Home Assistant, o processo está muito bem documentado.
  • Clique em “Select Target” e selecione seu cartão micro SD, então clique em “Select” e “Flash”. Espere alguns minutos até concluir o processo.

Configuração do WiFi

Como dito anteriormente, a Pi Zero 2 W não possui conexão de internet via cabo, sendo necessário, neste caso, criar um arquivo de configuração de rede e colocá-lo direto no micro SD. Para isso, você precisará do programa Notepad++. O download da versão 8.4.1 para sistemas x64 pode ser feita diretamente pelo link ou pela página de downloads do Notepad++.

Após instalar o programa, abra-o e cole o seguinte código, inserindo o nome da sua rede WiFi (linha 8) e a senha (linha 15):

[connection]
id=my-network
uuid=72111c67-4a5d-4d5c-925e-f8ee26efb3c3
type=802-11-wireless

[802-11-wireless]
mode=infrastructure
ssid=REDE_WIFI
# Uncomment below if your SSID is not broadcasted
#hidden=true

[802-11-wireless-security]
auth-alg=open
key-mgmt=wpa-psk
psk=SENHA

[ipv4]
method=auto

[ipv6]
addr-gen-mode=stable-privacy
method=auto

Então, para que o arquivo seja gravado no formato correto, vá em “Editar > Conversão final de linha > Converter para formato UNIX

Captura de tela mostrando como fazer a conversão final de linha do notepad++ em formato UNIX
Conversão final de linha para formato UNIX

Por fim, vá em “Arquivo > Salvar Como” e nomeie o arquivo para “wifi-network”. Para terminar a configuração, você deve criar uma pasta “CONFIG” dentro da raíz do micro SD. Nesta pasta, crie outra chamada “network” e cole o arquivo “wifi-network” dentro dela. O resultado será o seguinte:

Imagem animada mostrando o endereço do arquivo wifi-network dentro do cartão micro sd
CONFIG > network > wifi-network

Como configurar o Home Assistant?

Após feitas as configurações no cartão micro SD, sua Pi Zero 2 W estará pronta para as configurações iniciais do Home Assistant. Primeiro, insira o cartão micro SD na placa a conecte-a na energia. Acesse o seguinte endereço http://homeassistant.local:8123/ e espere alguns minutos até o sistema ser carregado e conectado na internet.

A seguinte tela deverá aparecer:

Captura de tela mostrando a tela de configuração inicial do home assistant
Home Assistant – Configuração Inicial

Este é um ótimo momento para levantar e tomar um café, pois o processo demora alguns minutos. Quando a configuração terminar, a tela para criação de conta irá aparecer:

Captura de tela mostrando a criação de conta no home assistant
Home Assistant – Criação de Conta

Crie sua conta e guarde bem o usuário e senha, pois você precisa deles para acessar o Home Assistant de outras máquinas e/ou pelo smartphone. Em seguida aparecerá uma pequena tela para configurar o nome da instalação do Home Assistant e algumas informações como localização e sistema de unidade.

captura de tela mostrando as configurações regionais do home assistant
Home Assistant – Configurações Regionais

Clique em “próximo” e depois em “terminar”. A tela que irá aparecer já é do Dashboard do Home Assistant, que por padrão irá mostrar o nome de usuário, status da placa Raspberry Pi e previsão do tempo.

captura de tela mostrando a dashboard inicial do home assistant
Dashboard Inicial

Como adicionar dispositivos ao Home Assistant?

O processo para adicionar dispositivos ao Home Assistant pode mudar de aparelho para aparelho. Como este é um tutorial introdutório, será mostrado como adicionar um projeto que temos aqui no blog e que usa um NodeMCU: Luminária LED RGB.

Primeiramente iremos limpar o Dashboard padrão indo nos 3 pontinhos do canto superior direito, clicando em “Configurar Interface do Usuário”, ativando o “Comece com um painel de instrumento vazio” e então “Assuma o Controle

imagem animada mostrando como iniciar um dashboard do zero
Iniciando Dashboard do Zero

Agora, para configurar a luminária, você deve ir em “Configurações” e “Dispositivos e serviços”. Encontre o card escrito WLED e prosseguir com as configurações.

Adicionando dispositivos
Adicionando Dispositivos

Mas o dispositivo ainda não irá aparecer no Dashboard, para isso devemos adicionar uma entidade da seguinte maneira:

Adicionando Entidade ao Dashboard
Adicionando Entidade ao Dashboard

Vá até os 3 pontinhos superiores, clique em “Configurar interface de usuário”, “Adicionar cartão” e procure pelo cartão “Entidades”.

Existem diversos parâmetros para esse dispositivo, mas a configuração sugerida é a seguinte:

Captura de tela mostrando as configurações sugeridas de entidades
Entidades – Configurações Sugeridas

Pronto, agora o Home Assistant já consegue acender/apagar a Luminária LED, selecionar presets de efeitos, mudar de cor, alterar velocidade e intensidade da luz.

Captura de tela mostrando o dashboard com WLED adicionado
WLED Adicionado ao Dashboard

Como integrar o celular ao Home Assistant?

Para que seu celular seja reconhecido, basta instalar o Home Assistant (disponível para Android e iOS), fazer login no app e avançar com as configurações que serão pedidas.
O processo de adicionar o smartphone ao Dashboard é muito similar ao que foi feito anteriormente, porém ao invés de “Entidades”, podemos selecionar a opção “Relance”, que mostra apenas os status do dispositivo:

Imagem animada mostrando como adicionar estatísticas do dispositivo móvel
Adicionando Estatísticas do Dispositivo Móvel

Exemplo de rotina no Home Assistant

Depois que seu celular estiver integrado ao Home Assistant, você pode usar alguns parâmetros e sensores do próprio celular para criar rotinas. Um exemplo simples é acender fitas LED ou lâmpadas enquanto o celular estiver carregando:

Imagem animada mostrando a demonstração de uma rotina no home assistant
Demonstração de automação

E aí, conta pra nós nos comentários o que achou Home Assistant! Os recursos explicados são bem básicos, mas as possibilidades desse sistema são enormes.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre esse tema, nos acompanhe no Instagram, sempre que postarmos conteúdos novos no blog nós divulgamos por lá. E como sempre, qualquer dúvida você pode usar o campo de comentários abaixo =)

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

3 Comentários

  1. Boa noite Lauro, acabei descobrindo na documentação do Rasp que a serial do rasp que está
    disponivel no GPIO não tem suporte para paridade.
    Não tem jeito de funcionar!
    Obrigado.

    1. Olá Carlos,

      Obrigado por compartilhar com a gente o motivo de não funcionar também.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  2. Boa noite Lauro, me perdoe por usar esse comentário para tirar uma dúvida.
    Eu tenho uma rasp zero W e fiz uma conexão serial 232 com meu computador para testar um projeto.
    funcionou perfeitamente, até eu tentar mudar a paridade da comunicação para EVEN.
    Se eu colocar no terminal >>> ser = serial.Serial(“/dev/ttyS0”, 19200, parity=serial.PARITY_EVEN)
    é retornado erro de sintaxe, mas se colocar _NONE funciona.
    Já reli toda documentação da serial e era para funcionar.
    Baixei a última imagem do OS e não adiantou.
    Você pode me ajudar?