Introdução à modelagem 3D com Blender – Parte 2 Deixe um comentário

No post anterior de introdução à modelagem 3D com o Blender conhecemos alguns atalhos e demos os primeiros passos com o modo edição. Agora que já aquecemos, vamos ver como podemos criar um objeto complexo: um pneu para robôs.

Criando um objeto no Blender

Passo 1 – Comecemos então no Blender, deletando o cubo para em seguida pressionar o atalho “SHIFT + A” para chamarmos o menu de primitivas 3D. Dessa forma podemos escolher diversas malhas 3D ou até mesmo vetores para começar o nosso projeto. Para o pneu, o círculo paramétrico são mais do que suficiente.

Passo 2 – Note que a forma recém criada possui um menu paramétrico onde podemos determinar desde o número de vértices até seu diâmetro. 

Passo 4 – Agora vamos direto para o modo de edição de malha 3D: vamos criar a base para o nosso pneu.

Passo 5 – Aperte a tecla “E” e não mova o mouse! Aperte a tecla “ENTER” duas vezes e suba os novos vértices ou extremidades pela seta do eixo Z. 

Passo 6 – Agora vamos utilizar a ferramenta “faca de corte” que tem como função cortar a malha 3D em pedaços que podem ser trabalhados individualmente uma vez que novos vértices, faces e extremidades são criados nesta ação.

Para executarmos as ranhuras do nosso “pneu”, aplique a ferramenta supracitada utilizando o atalho compreendido pelas teclas “CTRL + R”. Uma linha amarela irá circundar a área de corte. Caso fique satisfeito com a prévia, basta pressionar a tecla “ENTER” duas vezes. 

Dica: Caso queira mais de uma ranhura, utilize o atalho “CTRL + R” e em seguida o número de cortes na malha a ser efetuado. No exemplo abaixo utilizamos 3.

Passo 7 – Para obter o efeito dos sulcos no pneu, rotacione as ranhuras sob o eixo Z.

Passo 8 – Agora vamos aprender a selecionar várias faces de uma única vez. Para os sulcos vamos selecionar somente as faces de fora da malha 3D fazendo uso da tecla “C”. Ao pressioná-la, um pequeno pincel escalonável se abrirá e com o botão esquerdo do mouse podemos selecionar todas as faces desejadas. 

Passo 9 – Da mesma forma que foi feito no post anterior sobre modelagem 3D com Blender, vamos extrusar as faces e em seguida amaciar os vértices.

Passo 10 – Agora basta pressionar a tecla “E” e os sulcos estão criados! 

Passo 11 – Para finalizar podemos ainda subdividir as faces para dar um aspecto ainda melhor ao nosso projeto assim como fizemos com a espiral.

Pneu criado com Blender

Criando textos no Blender

Não poderíamos de fato encerrar esta breve introdução sem falar de um dos recursos mais aclamados da modelagem que é a criação de textos 3D! 

Passo 1 – Comecemos então, chamando o recurso “texto” no menu de malhas 3D, com o comando “SHIFT + A”

Passo 2 – Agora vamos levar o nosso texto para o modo de edição de malha do Blender com a tecla “TAB”

Passo 3 – Feito isso, digite algo do seu interesse. Solte a criatividade!

Passo 4 – Agora, no canto direito da interface do Blender, vamos trabalhar com o menu paramétrico da ferramenta de texto. Aqui podemos desde trocar a fonte do texto até mesmo extrusá-lo de forma direta no item denominado “Geometria”.

Passo 5 – Vamos criar algo realmente épico para impressão 3D.  Comece com o nosso texto ainda achatado, convertendo o mesmo em malha no modo “objeto” do Blender. 

Passo 6 – Selecione a malha por inteiro. Para tal, basta apertar o atalho de seleção total designado pela tecla “A”

Passo 7 – Agora vamos fazer uso da mesma técnica que aprendemos nas espirais, porém aqui vamos empurrar o texto para baixo formando uma curva frontal.

Passo 8 – Repita o processo até que o texto possa ser lido na horizontal de frente.

texto-filipeflop-o-blender

Exportando arquivo STL no Blender

Chegou a hora de exportar o nosso projeto em STL. Para isso, volte para o modo objeto do Blender. Vamos habilitar a caixa de ferramentas para impressão 3D do Blender no menu de preferências do usuário. 

Opção de preferÊncias

Navegue pela aba de Add-Ons até o recurso “3D-PRINT Toolbox” ou digite diretamente no campo de busca habilitando-o em seguida. 

OBS: Só é necessário fazer isso uma única vez, depois ele ficará disponível automaticamente para as próximas vezes em que for utilizar. 

Preferências do Blender para Modelagem 3D com Blender

Feito isso, basta navegar até ele no canto superior direito da interface do Blender e exportar o projeto.

Exportar texto criado com Modelagem 3D com Blender

Agora é só fatiar utilizando seu fatiador 3D favorito! 

Gostou de conhecer mais estas incríveis técnicas de modelagem 3D com Blender para Impressão 3D? Então não deixe de acompanhar esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da MakerHero!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe