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Introdução a Modelagem 3D Low Poly Deixe um comentário

A modelagem 3D em Low poly é muito prática e permite criar projetos incríveis, perfeita para você que tem um computador com poucos recursos e ainda permite uma transição suave para a criação instantânea de projetos altamente detalhistas, vamos lá?

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As primitivas na Modelagem 3D Low Poly

As primitivas 3D são basicamente formas geométricas primárias que podemos editar e manipular para criarmos formas complexas.

Abaixo temos alguns exemplos de primitivas que podemos encontrar no menu de malhas 3D do Blender, para acessá-las basta pressionar as teclas “Shift + A” do seu teclado.
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O que pode vir de um simples Icosaedro?

Após chamarmos a forma da ico esfera vamos alternar para o modo de edição do Blender e imaginar o que pode ser feito.

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No exemplo de hoje vamos criar um pequeno personagem 3D, para isso vamos começar criando os olhos selecionando os polígonos paralelos frontais, feito isso vamos extrusar individualmente tais faces:

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Agora, vamos empurrar as novas faces para dentro criando uma separação para os olhos!

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Feito isso, vamos selecionar uma face que esteja mais abaixo para criar o que poderia ser um simples nariz ou mesmo um “bico” 🙂

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Para isto, basta afinar a face selecionada escalonando a mesma com a tecla “S” .

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Para criar o que poderia ser uma crista ou cabelos, vamos selecionar as faces de forma alternada logo atrás dos olhos e utilizar a mesma técnica para a criação de novas faces utilizadas anteriormente para os olhos.

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Para o corpo e pescoço vamos apenas extrusar as faces inferiores e escalonar de forma a criar um bom volume 🙂 !

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Para criar mais detalhes, crie o corpo subdividindo as faces em 3 partes escalonando as mesmas progressivamente. Para outros detalhes podemos utilizar a divisão de faces com a ferramenta de corte denominada “Faca” através do atalho “CTRL + R”.

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Para as pernas ou patas, o procedimento é o mesmo que utilizamos para o corpo.

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E aqui temos a nossa pequena ave lowpoly!

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Mas e se…a gente quiser transformar em High Poly?

A modelagem High Poly é justamente o contrário do que vimos, ou seja, muitos polígonos e detalhamento máximo! A grande mágica se faz utilizando o modificador de subdivisão de superfície onde instantaneamente podemos adicionar milhares de polígonos à malha 3D trazendo o máximo de detalhe ao nosso projeto!

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Para acessar o modificador mencionado basta seguir o menu abaixo:

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Aplicado o mesmo podemos ainda acrescentar outros detalhes ao projeto caso seja esse o nosso desejo!

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Agora, dê uma olhada na quantidade de polígonos que a nossa malha 3D ganhou com a subdivisão!

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As linhas limpas e harmoniosas tem um preço: Processamento e memória!

E o que pode vir a partir do clássico e singelo CUBO?

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O cubo é a primitiva mais famosa vista no Blender, já que faz parte do exemplo inicial, ele permite a criação de uma infinidade de objetos bastando primeiro imaginar o que se deseja, como o cachorrinho 3D que iremos criar a seguir!

Primeiro, corte o cubo em dois com a ferramenta denominada “Faca”*( CTRL+ R) e crie uma nova face extrusando para frente.

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Feito isso, vamos empurrar a extremidade inferior para dentro puxando o eixo Z para cima, para criar o espaço entre as bochechas.

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Você ainda pode criar mais detalhes extrusando novas faces com intervalos e escalonamento regular!

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Para os olhos, basta extrusar as faces superiores para dentro, criando em seguida novas faces para trás:

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Para as orelhas, basta dividir as faces superiores com a ferramenta “Faca” e extrusar novas faces superiores abaixando suas extremidades criando um trapézio.

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Feito isso, basta extrusar as faces frontais para criar a parte interna das orelhas!

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Para o focinho o procedimento de extrusão é o mesmo que fizemos uso para criar as bochechas!

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E sim! A mesma mágica para o high poly também é válida para o cachorrinho!

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Agora você já sabe como criar exemplos práticos de Modelagem 3D Low Poly imprimíveis! Gostou de aprender a modelar fazendo uso de poucos polígonos no Blender? Então não deixem de continuar acompanhando esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no Blog da Filipe Flop!

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