Introdução: Materiais de pintura para action figures

Introdução: Materiais de pintura para action figures 2

Olá pessoas! Como vocês estão? Você imprimiu aquela action figure lindona e agora deseja pintá-la? Então é sobre isso que vamos falar hoje!

Tenham em mente que a pintura de action figures é algo que demanda tempo, prática e (é claro) materiais. Materiais esses que você pode ir conquistando com o tempo e aos poucos adquirindo prática de como manuseá-los.

Pincéis

Obviamente, você vai precisar de pincéis para este tipo de trabalho e neste mundo em que vivemos, existem diversos tipos e tamanhos.

A começar pelas cerdas que são duras ou macias. Quanto mais duras as cerdas, mais “marcas” do pincel nós teremos na peça. Isso muitas vezes é a intenção do artista, pois, com esses pincéis, conseguimos dar um detalhamento de velho, sombra ou arranhões na action figure. Mas, na maioria dos casos, o foco é ter uma pintura lisa, por isso, o recomendado para pinturas com acabamento liso e até mesmo sombreamento é recomendado um kit de aerógrafo com compressor. Na ausência dele, os pincéis de cerdas macias cumprem bem o trabalho. Só preste atenção em um único detalhe (dando agora uma “pincelada” em técnicas de aplicação) não exagere na quantidade de produto no pincel, pois as marcas ficarão na peça do mesmo jeito.

O kit de aerógrafo é algo que custa um pouco mais caro e ele também é muito eficaz para se trabalhar com degradês. Dominar a técnica de manuseio dele também leva tempo, mas quando dominado, os trabalhos ficam lindos!

Introdução: Materiais de pintura para action figures

Voltando a falar dos pincéis, vamos a lista de quais deve adquirir no seu “kit standart”!

Todos os itens aqui falados, o ideal é você ter, pelo menos, dois de cada tipo com tamanhos variados.

Pincéis de detalhe

Um de cerdas longas e outro de cerdas curtas. Eles também são conhecidos como pincéis finos. O motivo disso é que com a cerda mais longa, você consegue ter mais precisão em fazer linhas retas e cílios por exemplo. As cerdas mais curtas são pra coisas bem pontuais como preencher um ponto muito pequeno da peça ou fazer um contorno mais devagar.

Introdução: Materiais de pintura para action figures

Pincéis de cabeça chata de cerdas duras e macias

Novamente, o que foi citado no item acima, se aplica a este. Vamos começar pelo de cerdas macias! O pincel chato grande serve para você pintar grandes áreas de forma mais rápida. Os de tamanho menor te ajudam a ter uma “guia” e como fazer uma linha reta.

Introdução: Materiais de pintura para action figures

Sobre o de cerdas duras, como dito anteriormente, eles servem para “detalhamento de velho, sombra ou arranhões” na sua peça.

Introdução: Materiais de pintura para action figures

Pincéis chanfrados

Um pincel chanfrado tem como finalidade, não só em auxiliar (ainda mais) em fazer linhas retas mas também em ajudar a fazer curvas com mais precisão e mais rente em quinas que o seu projeto possua.

Introdução: Materiais de pintura para action figures

Pincéis “língua de gato/meia lua”

Esse aqui tem uma ponta arredondada que também ajuda muito a fazer curvas. Além de serem muito úteis como pinturas em grandes áreas.

Introdução: Materiais de pintura para action figures

Bônus de material – Esponja

As esponjas (aquelas de cozinha mesmo) ajudam muito na formação de degrades! Uma única esponja pode e vai render muito se você souber usá-la.

“Ok, eu li a lista de pincéis e percebi que muitos que estão aí fazem a mesma função. Não acha que estou gastando demais em algo que eu conseguiria fazer com apenas UM PINCEL?”

Então… Tenha em mente que você vai trabalhar com mais de um tipo de cor e tem também em pauta a questão da adaptação. Eu conheço muitos artistas que com apenas um pincel fazem coisas incríveis! Assim como eu vejo muitos artistas que tem uma vasta coleção de pincéis com os mais variados tamanhos e tipos de cerdas. Invista naqueles que você acha primordial e, no futuro, compre outros. Lembre-se que pincéis tem vida útil e necessitam de cuidados. A substituição deles, uma hora, é inevitável.

Primers

O que é um primer? Pra que eu preciso disso?”

Um primer é nada mais do que uma tinta base para sua peça. Normalmente eles são vendidos nas cores branca ou cinza.

Lembra o que eu falei anteriormente sobre ele ser uma “cor base” para sua peça?

Então, imagine que você imprimiu uma peça em um filamento azul e ele precisa ser pintado de dourado. Se eu for passar a tinta dourada em cima de uma base azul, eu terei de fazer mais demãos de dourado para então o fundo azul sumir.

O primer entra justamente aí. Passando de duas a três demãos de primer branco, eu anulo o fundo azul e deixo ele neutro para o dourado assim ficar em evidência. Sem falar que, ele fixa melhor a tinta fazendo assim ela durar muito mais tempo.

Explicado isso, vamos agora aos tipos de primer!

Todos eles devem ser aplicados em camadas finas (evitando o acúmulo de produto) e com intervalo entre as demãos para assim aderirem bem.

Primer em spray

Ele vem em uma lata em Spray e, consequentemente, por conta disso ele é um pouco mais caro do que os outros que aqui serão citados. Seu bico pode vir a entupir caso não seja bem limpo, mas em compensação, o acabamento dele é muito bom com uma base lisa e sem marcas de pincéis.

Introdução: Materiais de pintura para action figures

Primer a base d’água

O primer a base d’água é costumeiramente vendido em potes. Ele pode ser aplicado tanto com o pincel quanto com o aerógrafo por conta de ele ser facilmente diluído em água. Com a aplicação dele em aerógrafo, teremos também o acabamento liso na peça sem esforço algum.

Introdução: Materiais de pintura para action figures

Primer diluído em thinner

O primer diluído em thinner também é costumeiramente vendido em potes. Ele é mais denso só que os outros aqui citados e precisa ser diluído em um produto chamado Thinner.

Não há necessidade de diluir grandes quantidades, separe um potinho de vidro com uma pequena quantidade e vá usando. Tome cuidado com o thinner. Ele em excesso pode deformar a peça em 3d.

Sua aplicação pode ser feita em pincel ou aerógrafo mas a lavagem de seus equipamentos nesse caso, devem ser feitas com água raz. Após o uso do mesmo, imediatamente lave o seu equipamento de trabalho para evitar a perda total do mesmo.

Introdução: Materiais de pintura para action figures

Bônus

Caso não tenha um primer, você pode improvisar com tinta branca apenas. Não é o recomendado mas funciona.

Tintas

Agora vamos, por fim, trabalhar com cores! As tintas, querendo ou não, é algo que também é de suma importância.

Temos de todos os tipos possíveis e o que anteriormente foi dito no tópico de primers pode ser aplicado aqui em tintas. Algumas podem ser diluídas em água ou solventes e aplicadas com pincel ou aerógrafo. Tudo está no rótulo da fabricante.

No caso, as tintas com melhor custo-benefício são da marca acrilex® e possuem uma alta gama de cores e tipos. Tais como a PVA e Acrílica por exemplo.

Sobre as cores, é necessário o estudo de primárias e secundárias. Não é sempre que teremos um tom de cor específico em nossas mãos em plenas 4 horas da manhã. E por isso aprender essas misturas é algo primordial para desenvolvimento de cores de pele, por exemplo.

Iniciemos do seguinte contexto:

Branco clareia. Preto escurece.

  • CORES PRIMÁRIAS:
    Azul, Vermelho e Amarelo
  • CORES SECUNDÁRIAS:
    Azul +Vermelho = Roxo
    Vermelho + Amarelo = Laranja
    Amarelo + Azul = Verde

Com isso que eu mostrei acima, tendo essas cinco cores, o mundo é de vocês.

Só cuidado para não fazer misturas com excesso de tinta. O melhor é evitar desperdício.

Em recomendações finais de cores a comprar, peguem cinza (caso queiram escurecer a tinta mas não tão intensamente) e cores metalizadas (prata, dourado e cobre).

Verniz

O verniz serve para proteger a sua peça depois de finalizada e nesta parte nós temos dois tipos. Acabamento fosco e acabamento brilhante. Você vai usar aquele que melhor condizer com o seu projeto.

Temos os em pote e o em spray. Modo de aplicação e diluição se mantém o mesmo que foi dito anteriormente nos tópicos de primer e tintas.

No caso do verniz, se atente na limpeza de seus equipamentos também. Lave seus pincéis e aerógrafo com água raz ou como o fabricante indicar no rótulo da embalagem!

Conclusão

E esses são os itens que você precisará para começar as suas pinturas! Sei que aqui eu dei uma mesclada de leve com técnicas e cuidados com os materiais mas eu fiz isso para assim terem uma noção. Mas fiquem tranquilos pois em breve teremos esses pontos mais aprofundados!

Se você, caro leitor, chegou até aqui, eu lhe agradeço por sua atenção e nos vemos numa próxima vez!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. Se eu imprimir em filamento preto, mas passar primer, consigo pintar normal?
    Eu so comprei filamento preto por enquanto, pois esta caro para pegar muitas cores kkkkkk

  2. Muito bom o artigo! Belíssimo trabalho.