Labirinto com Arduino e Acelerômetro MPU6050 3

Neste post iremos mostrar como construímos um jogo de labirinto com Arduino e Acelerômetro MPU6050 que se move nos eixos X e Y utilizando um joystick para controle. Ao todo utilizamos um Arduino, dois servos, acelerômetro MPU6050 e algumas peças impressas em 3D.

Labirinto com Arduino

Materiais utilizados no projeto Labirinto com Arduino

Peças de impressão 3D

Um ponto interessante sobre impressão 3D é que muitos projetos estão disponíveis gratuitamente na internet e podem ser customizados de acordo com necessidades diversas. A estrutura do labirinto já é de um projeto existente que pode ser encontrado aqui.

No projeto original, o autor utiliza um Arduino com módulo bluetooth e o controle do labirinto é feito utilizando o acelerômetro de um celular. O autor ainda escreveu um Instructables documentando todo o processo de construção e montagem do labirinto.

Material utilizado

A FilipeFlop fez uma modificação para que o labirinto fosse controlado através de um “joystick”. Desenhamos no Fusion 360 uma peça 3D adicional que se assemelha um joystick. O MPU6050 é então encaixado nessa peça para facilitar o manuseio. O Projeto do Joystick pode ser encontrado no Thingiverse da FILIPEFLOP.

Modelagem 3D no Fusion 360

Joystick

Caso você não tenha acesso a uma impressora 3D, existem serviços on-line de impressão 3D. Ou você também pode optar por usar outra forma de construção utilizando madeira por exemplo.

Circuito eletrônico

Os servos são conectados nas portas digitais do Arduino e o acelerômetro na porta I2C como indicado no esquema abaixo.

Circuito Labirinto com Arduino

Programação Arduino

A programação basicamente consiste em ler os dados de ângulo do acelerômetro e mapear esses dados para movimentar os dois servos do eixo X e Y.

Labirinto em funcionamento

Para movimentar o labirinto basta mexer com o joystick. Utilizamos uma esfera de alumínio para movimentar. Veja abaixo o projeto em funcionamento.

Gostou do Labirinto com Arduino e Acelerômetro MPU6050? Ajude-nos a melhorar o blog comentando abaixo sobre este tutorial. Não se esqueça de visitar o fórum da FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Seria interessante implementar um código para o micro fazer o labirinto sozinho, independente do local em que você coloque a bolinha. 🙂

  2.  

    Arduino: 1.8.5 (Windows 7), Placa:”Arduino/Genuino Uno”

    Opções de compilação alteradas, recompilando tudo
    C:\Users\Micro01\Desktop\readme.txt\readme.txt.ino:2:20: fatal error: I2Cdev.h: No such file or directory

    #include “I2Cdev.h”

    ^

    compilation terminated.

    exit status 1
    Erro compilando para a placa Arduino/Genuino Uno

    Este relatório teria mais informações com
    “Mostrar a saida detalhada durante a compilação”
    opção pode ser ativada em “Arquivo -> Preferências”

    Olá, estou com este seguinte erro e não consigo solucionar, por favor poderia me ajudar?